Fatores satisfacientes são aqueles que quando estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional. Já os fatores que não consistem em um fator satisfaciente são aqueles que podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Entre eles: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
OBS.: O SALÁRIO NÃO É FATOR SATISFACIENTE, ASSIM COMO A RELAÇÃO INTERPESSOAL!
RESUMO
Fatores motivacionais - ESTAO SOB O CONTROLE do individuo. (autorealização, crescimento individual...) "vc precisa se motivar, outros não o farão por vc"
Fatores higiênicos - estão FORA DO CONTROLE do individuo. (salário, clima organizacional...) "higiêne está no ambiente, é externo..."
Fatores Se Pesente Se Ausente
Higiênicos não Insatisfaz Insatisfaz
Motivacionais Motiva não Motiva
Aa realização pessoal ESTÁ NO MEU CONTROLE , ENTÃO É TEORIA DE MOTIVAÇÃO
Bo progresso profissional ESTÁ NO CONTROLE LOGO É TEORIA DE MOTIVAÇÃO QUE TRAS SATISFAÇÇÃO
C-as condições de trabalho NÃO ESTÁ NO MEU CONTROLE, PORTANTO É FATOR DE HIGIÊNICO ( RESPOSTA )
Do trabalho em si ESTÁ NO EU CONTROLE>> PORTANTO É FATOR DE MOTIVAÇÃO
Ea responsabilidade ESTÁ NO MEU CONTROLE, PORTANTO É FATOR DE MOTIVAÇAO
EXEMPLO
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho.
>> ESTÁ ERRADO
Os fatores ligados ao ambiente de trabalho, segundo Herzberg, são os fatores higiênicos ou extrínsecos. Quando os fatores são ótimos,eles apenas evitam a insastisfação do funcionário , não o motivam. Porém quando são ruins geram insatisfação.