SóProvas


ID
119530
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A motivação pode ser definida como o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos. A teoria da motivação proposta por Herzberg é conhecida como a teoria dos fatores satisfacientes e insatisfacientes. NÃO consiste em um fator satisfaciente

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra c)Os fatores satisfacientes são :O trabalho em siRealização pessoalReconhecimento do trabalhoProgresso profissionalResponsabilidadeAutonomia e independenciaValorização do que fazOrgulho do que faz
  • Fatores satisfacientes são aqueles que quando estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional. Já os fatores que  não consistem em um fator satisfaciente são aqueles que podem gerar insatisfação se  forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Entre eles: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    OBS.: O SALÁRIO NÃO É FATOR SATISFACIENTE, ASSIM COMO A RELAÇÃO INTERPESSOAL!

  •  Condições físicas e ambientais de trabalho são fatores higiênicos ou fatores extrínsecos.

    Eles apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.

    Herzberg também os chama de fatores insatisfacientes.

  • Condições de trabalho está relacionada a insatisfação com o trabalho, conforme tabela abaixo:

    Imagem de http://dc242.4shared.com/doc/jCTif854/preview.html
  • Somente “as condições de trabalho” não é um fator satisfaciente tendo em vista que pode gerar insatisfação caso seja negativo. GABARITO letra c)
  • Grande exemplo de fator de insatisfação que pega muito candidato despreparado: salário.


    Se ele é compatível com suas necessidades não vai te deixar insatisfeito, mas jamais te satisfazer! O salário no início pode te deixar feliz e empolgado, mas se você chega em um órgão que não dá um plano de carreira interessante e atribuições desafiadoras, logo logo ficará insatisfeito. 


  • RESUMO


    Fatores motivacionais - ESTAO SOB O CONTROLE do individuo. (autorealização, crescimento individual...) "vc precisa se motivar, outros não o farão por vc"


    Fatores higiênicos - estão FORA DO CONTROLE do individuo. (salário, clima organizacional...) "higiêne está no ambiente, é externo..."




    Fatores          Se Pesente     Se Ausente


    Higiênicos     não Insatisfaz  Insatisfaz  

    Motivacionais   Motiva         não Motiva 


    Aa realização pessoal ESTÁ NO MEU CONTROLE , ENTÃO É TEORIA DE MOTIVAÇÃO
    Bo progresso profissional ESTÁ NO CONTROLE LOGO É TEORIA DE MOTIVAÇÃO QUE TRAS SATISFAÇÇÃO
    C-as condições de trabalho NÃO ESTÁ NO MEU CONTROLE, PORTANTO É FATOR DE HIGIÊNICO ( RESPOSTA )
    Do trabalho em si ESTÁ NO EU CONTROLE>> PORTANTO É FATOR DE MOTIVAÇÃO
    Ea responsabilidade ESTÁ NO MEU CONTROLE, PORTANTO É FATOR DE MOTIVAÇAO



    EXEMPLO


    Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho. 


    >> ESTÁ ERRADO


    Os fatores ligados ao ambiente de trabalho, segundo Herzberg, são os fatores higiênicos ou extrínsecos. Quando os fatores são ótimos,eles apenas evitam a insastisfação do funcionário , não o motivam. Porém quando são ruins geram insatisfação.

  • Fatores higiênicos Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais. Fatores Motivacionais Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos. Vejam o quadro abaixo, que resume bem o que vimos até agora: Fatores que levam à insatisfação Política da Empresa Condições do ambiente de Trabalho Relacionamento com outros funcionários Segurança Salário Fatores que levam à satisfação Crescimento Desenvolvimento Responsabilidade Reconhecimento Realização Ao final do estudo, Frederick Herzberg concluiu que os fatores que levavam à insatisfação profissional nada tinham a ver com aqueles que influenciavam na produção de satisfação dos trabalhadores. Assim, o autor percebeu que os fatores que causavam a satisfação dos trabalhadores estava relacionado ao seu trabalho, à tarefa desempenhada, sua natureza, responsabilidade, promoção etc. Herzberg constatou, também, que os fatores que causam a insatisfação dos empregados são puramente ambientais, que não dizem respeito à tarefa desempenhada. São relacionados à natureza das relações interpessoais, condições do ambiente de trabalho, salário etc.