SóProvas


ID
1195534
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

“Max recebe salário-utilidade através de habitação. O valor máximo que Max poderá receber, através deste tipo de salário-utilidade, é __________ do salário contratual.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta item E.

    Art. 458. Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.

    § 3º A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salário-contratual.

  • Salário-utilidade ou salário in natura no meio rural: é o desconto em dinheiro ou utilidade. Ou seja; é uma substituição. A título de alimentação é permitido 25%, já a título de moradia o permitido é 20 %, percentuais, tendo em vista o SALÁRIO MÍNIMO, desde que autorizado por sindicato ou empregado.

    Já o salário-utilidade ou salário in natura no meio urbano é exatamente o inverso. A título de alimentação é 20% e a título de moradia é de 25%, percentuais, tendo em vista o salário CONTRATUAL, diferente do trabalhador rural, que é em relação ao salário mínimo, e não precisa da autorização do trabalhador urbano, também diferente do meio rural que há essa necessidade de autorização.

  • OK... MAS O "MAX" TRABALHA ONDE? MEIO URBANO OU MEIO RURAL??

    NO MEIO RURAL MAX SO PODE RECEBER 20%

    NO MEIO URBANO MAX PODE RECEBER 25%

     

    ELE DIZ NO MAXIMO, MAS DEVERIA ESPECIFICAR ONDE ELE TRABALHA.

    CONSULPLAN SENDO CONSULPAN

  • ATUALIZANDO APÓS A REFORMA TRABALHISTA:

    Art. 458 § 3º - A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salário-contratual. (não alterado)

  • Para responder à pergunta feita pelo colega, Nelson Vilela, a questão fala em X% do SALÁRIO CONTRATUAL. Como o desconto do salário-utilidade do trabalhador rural é feito sobre o SALÁRIO MÍNIMO, a questão só poderia se referir, então, ao trabalhador urbano.