SóProvas


ID
11959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao se escolher uma configuração de computador do tipo PC,
diversos aspectos devem ser considerados, como custo,
desempenho, tipo de aplicação etc. Com relação às características
de configuração desse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

O chipset do computador controla os acessos aos periféricos e
é interconectado ao processador por meio de um barramento
freqüentemente conhecido por front side bus, que trabalha a
uma freqüência mais baixa do que a do processador.

Alternativas
Comentários
  • Clock interno: o clock é uma forma de indicar o número de instruções que podem ser executadas a cada segundo. Sua medição é feita em Hz. O clock interno indica a freqüência na qual o processador trabalha. Portanto, se ele trabalha a 800 MHz, sua capacidade é de 800 milhões de operações de ciclo por segundo. O clock interno geralmente é obtido através de um multiplicador do clock externo. Por exemplo, se o clock externo for de 66 MHz, o multiplicador terá de ser de 3x para fazer com o que processador funcione a 200 MHz (66 x 3);

    Clock externo: também conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, por sua vez, é o que indica a freqüência de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicação com a placa-mãe (na verdade, chipset, memória, etc). Por exemplo, o processador Pentium Extreme Edition 840 trabalha com clock externo de 800 MHz;
  • Quem controla os periféricos é o southbridge. E essa comunicação não é feita através do Front side bus. Quem utiliza este barramento é o Northbridge.

  • O clock do processador é mais elevado dado sua arquitetura para comunicação entre os componentes internos (registradores, memória cache, etc.), além de a tecnologia empregada em um processador ser diferente (e mais cara) que a tecnologia empregada em uma memória RAM, por exemplo. Assim, a fim de que possam se comunicar, existem controladores no chipset que o fazem através de conexões (barramentos). No caso da comunicação entre processador e chipset, isso acontece através do barramento frontal – FSB. Este possui frequência mais baixa que a do processador. Além disso, é no FSB que se realiza a conhecida técnica de overclocking, dado que o fator multiplicador aplica-se ao clock deste barramento (influenciando diretamente no valor do clock interno, do processador)

  • O que é "respaudo" ??
  • O Chipset, neste caso, é composto pelo North Bridge e South Bridge interligados pelo Internal Bus.  O North Bridge se comunica com a CPU por meio do FSB que trabalha a mesma frequencia da CPU.

    Ligado ao North Bridge está o barramento PCI Express e o AGP.

    Ligado ao South Bridge estão os Slots PCI e Dispositivos I/O pois o South Bridge também é conhecido como Hub de I/O.

    Portanto a frase está errada pois o termo "que trabalha" refere-se ao barramento FSB e este trabalha a mesma frequencia da CPU.

  • Gabarito Certo

    Em PCs, o barramento frontal (Front Side Bus ou FSB em inglês) é o barramento de transferência de dados que transporta informação entre a UCP e o northbridge da placa-mãe.

    Alguns computadores também possuem um barramento traseiro (ou backside bus) o qual conecta a UCP à memória cache interna. Este barramento e a memória cache associada a ela podem ser acessados muito mais rapidamente do que a RAM do sistema através do barramento frontal.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !