- ID
- 1196167
- Banca
- IBFC
- Órgão
- SEAP-DF
- Ano
- 2013
- Provas
-
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Artes - Música
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Artes Cênicas
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Artes Visuais
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Biologia
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Ciências Naturais
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Educação Física
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Enfermagem
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Geografia
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - História
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Informática
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Língua Espanhola
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Língua Inglesa
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Língua Portuguesa
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Matemática
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Química
- IBFC - 2013 - SEAP-DF - Professor - Sociologia
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
Sobre os princípios epistemológicos orientadores constantes no Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF), julgue os itens a seguir:
I. Para garantir a unicidade da teoria-prática no currículo e sua efetividade na sala de aula, deve-se privilegiar estratégias de integração que promovam reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, permeados por incentivos constantes ao raciocínio, à problematização, ao questionamento. O ensino que articula teoria e prática requer de professores e estudantes a tomada de consciência, a revisão de concepções, a definição de objetivos, a reflexão sobre as ações desenvolvidas, o estudo da realidade para a qual se pensam as atividades.
II. Para garantir que a interdisciplinaridade se efetive, necessário se faz que os professores dialoguem. Nas escolas públicas do Distrito Federal, o diálogo necessário para que concepções e práticas interdisciplinares sejam assumidas devem ocorrer em coordenações pedagógicas, espaços-tempos privilegiados de formação continuada, de planejamento, discussão do currículo e organização do trabalho pedagógico que contemple a interdisciplinaridade como princípio.
III. Em relação à seleção e organização dos conteúdos, o currículo define uma base comum, sendo vedado que as escolas, considerando seus projetos político-pedagógicos e as especificidades locais e regionais, completem o trabalho com outros conhecimentos igualmente relevantes para a formação intelectual dos estudantes.
É correto o que se afirma nas sentenças: