SóProvas


ID
1196461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas perversas consentida pelos modos de produção instituídos em diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente, intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.

Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet: (com adaptações).

Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue os itens de 109 a 112.


O assédio moral é caracterizado por uma patologia social que contamina o psíquico daqueles que são vítimas, sendo dependente da capacidade de resiliência do indivíduo de transformar a situação.

Alternativas
Comentários
  • "Nesse sentido o assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e/ou grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares. É um tipo de patologia social que contamina o psíquico. As pessoas ou grupos que praticam o assédio moral não são necessariamente perversos em suas estruturas, podem ter outras estruturações e passar a desenvolver essas atitudes e comportamentos, que são instituídos, muitas vezes inconscientemente, pelos modos de produção e gestão do trabalho." 

    http://www2.pol.org.br/publicacoes/imprimir.cfm?id=15&materia=42  

    Contamina pessoas e ou/grupos. Não apenas as vítimas.

  • É independente da capacidade de resiliência do indivíduo, pois não depende de estruturas psíquicas particulares.

  • QUESTÃO 398819 - CESPE/TRT-17ª Região

     

    O assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e(ou) grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares.

  • O assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e(ou) grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares. C

    O assédio moral é caracterizado por uma patologia social que contamina o psíquico daqueles que são vítimas, sendo dependente da capacidade de resiliência do indivíduo de transformar a situação. E