SóProvas



Questões de Assédio Moral


ID
165946
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os vínculos das relações fundamentais no trabalho, quando são rompidos, desencadeiam de certa forma os chamados assédios morais, o desrespeito aos pares, as doenças psicossomáticas, dentre outras consequências. Como passam a ser desestabilizadoras, geram também sofrimento psíquico. Segundo Dejours, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
544876
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional podem-se citar os seguintes efeitos nocivos:

Alternativas
Comentários
  • Efeitos nocivos NO NÍVEL ORGANIZACIONAL. Todas as outras respostas se referem aos efeitos no nível pessoal.
  • turnover = rotatividade
  • http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/causas-e-consequencias-do-assedio-moral-nas-organizacoes/27496/Salvador (2002) apresenta os efeitos da violência moral como um processo destruidor que pode conduzir a vítima a uma incapacidade permanente e mesmo à morte: o chamado bullicidio. A agressão tende a desencadear ansiedade e a vítima se coloca em atitude defensiva (hipervigilância) por ter a sensação de ameaça e, além disso, sentimentos de fracasso e impotência tornam-se freqüentes.
    Essas conseqüências acarretam dano diretamente a parte psíquica e física do indíviduo como descompensação, tais como sentimento de agressão, perturbações psicossomáticas, estado depressivo etc. Quando o indíviduo não consegue mais desempenhar suas atividades tanto na vida pessoal como profissional recorre ao isolamento distanciando-se de todos com medo que o agressor possa aumentar suas crueldades ao saber que outras pessoas estão sabendo dos maus tratos. Além disso idéias suicidas passam fazer parte do pensamento do assediado, achando não ter mais solução para esse problema, se sentindo incapaz perante o assediador. Ademais, distúrbios psíquicos como ansiedade generalizada, fadiga crônica, insônia e condutas de dependência como a bulimia, alcoolismo e toxicomania tomam conta do seu dia a dia.
    Schmidt (2002) exemplifica mais alguns efeitos do assédio moral como: “Coisificação”, sentimento de pouca utilidade e fracasso, diminuição da produtividade, aumento do absenteísmo, demissão, enfraquecimento da saúde e tensão nos relacionamentos afetivos e, enfim a falta de solução leva o individuo já sem esperanças e não sentir mais vontade de viver.
    Por fim, Salvador (2002) expõe que as conseqüências provocadas por esse processo destruidor e aniquilador do sentimento de utilidade da pessoa humana não servem a ninguém. É nefasto à própria empresa que o praticou por seus prepostos, como nefasto a toda a sociedade no geral, ficando onerada com os custos das despesas previdenciárias decorrentes das incapacidades geradas para o trabalho, pela perda, quer da produção da vítima, quer do próprio emprego que ocorre na maioria das vezes. 






ID
635179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As emergências psicológicas não incluem

Alternativas
Comentários
  • Emergência psicológica é um momento na vida onde vivenciamos um intenso abalo que gera um grande sofrimento. Este sofrimento pode ser um desespero, um medo muito grande, uma ansiedade que nos faz temer o descontrole, um momento de tristeza e vazio onde nós sentimos nossa vida sem sentido, enfim poderíamos enumerar inúmeros exemplos de emergência psicológica, mas independente do porque ela se dá na vida de uma pessoa, que varia conforme o caso, devemos frisar que emergência psicológica é um momento onde a pessoa se encontra perdida e muitas vezes não reconhece em si os elementos saudáveis fundamentais para sair mesmo que parcialmente do seu sofrimento.

    Gabarito: D

  • O que é uma urgência psicológica? O cliente que enfrenta uma urgência psicológica precisa lidar com um acontecimento que não faz parte da rotina normal de uma pessoa, e essa situação provoca um quadro de stress e trauma.


ID
732367
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando uma pessoa ou grupo de pessoas age em relação a outras de forma preconceituosa ou discriminatória, e o faz de maneira reiterada com diferentes graus de intensidade, se está diante de um tipo de agressão psicológica denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Assédio Moral

  • Quando uma pessoa ou grupo de pessoas age em relação a outras de forma preconceituosa ou discriminatória, e o faz de maneira reiterada com diferentes graus de intensidade, se está diante de um tipo de agressão psicológica denominada assédio moral 


ID
871528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de associação
entre a denominação de uma patologia do trabalho e um exemplo
de manifestação dessa patologia, que deve ser julgada certa se a
associação patologia e exemplo estiver correta, ou errada, em caso
contrário.

Assédio moral: “Pensar no dia seguinte é maçante. Afinal, amanhã será mais um dia sem sentido e sem nada por que valha a pena continuar vivo”.

Alternativas
Comentários
  • Questões absurdamente subjetivas...êeeee psicologia barata do CESPE.
  • A patologia descrita é a ideação suicida.
  • Concordo com a Larissa

  • Ideação suicida não é uma patologia, é um sintoma. Geralmente presente em transtornos depressivos.

  • Para a psicodinâmica do trabalho, depressão é considerada patologia. Para o Cid-10 e DSM-IV é considerada um transtorno. 

    Fiquem atentos para o enunciado da questão!


ID
902959
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Saúde adota a seguinte definição de Marie-France Hirigoyen:

Assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

De acordo com o Ministério da Saúde NÃO se classifica como assédio moral:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei um pouco em duvida sobre a lógica da questão, mas me parece que o que deve ser pensado é a contextualização da afirmação. A alternativa "A" traz várias ações que caracterizam o assédio sobre a moral(dignidade da pessoa Humana). Mas pensando na intensidade das ações dirigidas ao sujeito trabalhador acho que é possível criminalizar as ações do empregador ou superior já que se trata de violência(que pode ser física por exemplo) e incutir em lesão corporal por exemplo. Sei lá acho que é esse o raciocínio. 

  • ..."submeter os trabalhadores ". Assédio moral se caracteriza por atitudes direcionadas a uma pessoa, em específico, do ambiente de trabalho.

  • O assédio moral está atrelado ao fato da autoridade existir e dessa forma ocorrer a pressão sobre o subordinado. Em geral, é necessário que tenha-se a hierarquia para que ele seja estabelecido. Creio que em raros casos isso não aconteceria. Por isso, creio que a resposta correta seja a "b".

  • "André Aguiar (2006) define o assédio moral como maus tratos aplicados aos indivíduos nas organizações, derivados de uma lógica perversa na relação de poder existente nesses locais, manifestando-se como produto das relações autoritárias sob as mais diversas formas de peregrinações e atrito entre chefe e subordinados OU ATÉ ENTRE COLEGAS DA MESMA HIERARQUIA FUNCIONAL, configurando-se como um fenômeno destruidor da convivência pacífica, da coexistência harmônica e produtiva dos indivíduos no ambiente de trabalho."

    Diante disso, não entendi o porquê de o gabarito ser letra "A", já que a hierarquia não é necessária/obrigatória para ter/existir assédio moral.

  • http://www.saude.goiania.go.gov.br/library_source/CartilhaMoral.pdf

    Na cartilha, página 15, diz que atos de violência explícita não são assédio, a resposta é a mesmo.

     

     

  • A gestão por injúria – tipo de comportamento despótico de 
    certos administradores, despreparados, que submetem os empregados a uma pressão terrível ou os tratam com violência,injuriando-os e insultando-os com total falta de respeito. Destaca-se que enquanto os procedimentos de assédio moral são 
    velados, a violência desses tiranos é notada por todos, inclusive 
    pelos representantes dos empregados, quando existem. 
    Fonte: http://www.saude.goiania.go.gov.br/library_source/CartilhaMoral.pdf

  • Alguém saberia dizer por que não a lera C?

  • Beatriz, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, o assédio moral nem sempre é intencional. É possível que os atos causem efeitos no trabalhador independente da intenção.

  • Gestão por injúria

    A expressão “gestão por injúria” é sugerida por Hirigoyen, para definir gestores completamente despreparados para liderar, que costumam obter o que querem a gritos e xingamentos, submetendo seus empregados a terríveis pressões.

    E diferem do Assédio Moral, pois tais ofensas são dirigidas a todos os empregados sem distinção e sentidas por todos, enquanto o Assédio Moral chega de forma sutil apenas a um indivíduo.

    O assédio pressupõe intenção?

    De acordo com o Ministério da Saúde (2008, p.7), nem sempre ele é intencional, é possível que os atos causem efeitos no servidor assediado independente de intenção, ainda que o assediador afirme não ter desejado fazê-lo. Nesse caso existirá apenas a ignorância do agente quanto à extensão dos efeitos provocados pelo seu comportamento. 

    Definição de Assédio Moral

    Segundo Hirigoyen (2002, p. 17), o “assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

    Conforme Leymann (1990, p. 121), define "fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de foram sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho.

    Existem três classificações de assédio: o ascendente, o horizontal e o descendente. Então, pode existir assédio moral sem o fator da autoridade/hierarquia estar envolvida, como, horizontal, são do mesmo nível hierárquico.

    A questão chave do assédio se resume: na conduta abusiva/violência psicológica + sistematização + repetição.

    Gabarito: Letra A

  • Complementando...

    Para o Ministério da Saúde, 2008, p.15-16, o que não é assédio ?

    ♦ O estresse profissional, eventuais picos de trabalho ou convocações para o trabalho fora do horário;

    ♦ Conflito quando há igualdade entre os debatedores;

    ♦ A gestão por injúria – tipo de comportamento despótico de certos administradores, despreparados, que submetem os em- pregados a uma pressão terrível ou os tratam com violência, injuriando-os e insultando-os com total falta de respeito. Destaca-se que enquanto os procedimentos de assédio moral são velados, a violência desses tiranos é notada por todos, inclusive pelos representantes dos empregados, quando existem.

    ♦ Uma agressão pontual, a menos que tenha sido precedida de múltiplas pequenas agressões, é um ato de violência.

    ♦ As más condições de trabalho, só caracterizam assédio moral se forem direcionadas a um único trabalhador;

    ♦ A sobrecarga de trabalho passa a ser assédio moral quando carrega em si a intenção de prejudicar alguém;

    ♦ Mudanças ou transferência de função, desde que não tenham caráter punitivo ou configurem perseguição;

    ♦ Críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho executado desde que sejam explicitadas;

    ♦ Exigência de produtividade;

    ♦ Reprimendas normais dos chefes e o controle sobre os empregados, desde que este poder disciplinar do superior hierárquico seja exercido de maneira adequada;

    ♦ Mesmo uma reprimenda “humilhante” do chefe, num momento de raiva, não chega a tipificar o assédio moral

    http://www.saude.goiania.go.gov.br/library_source/CartilhaMoral.pdf

  • GALERA! De forma simples e sem textão!

    A alternativa descreve o ASSÉDIO ORGANIZACIONAL

    ASSÉDIO ORGANIZACIONAL- Impessoal, maneira de administração (gestão por INJÚRIA, estresse, medo).

    ASSÉDIO MORAL- Tem caráter PESSOAL, focado em um indivíduo.


ID
903016
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A violência moral no trabalho é um fenômeno internacional de acordo com levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Tanto a OIT quanto a Orga- nização Mundial da Saúde consideram tenebrosas as perspectivas para as duas próximas décadas, que serão as décadas do “mal-estar na globalização” em que predominam danos psíquicos relacionados às novas políticas de gestão na organização de trabalho, vinculadas às políticas neoliberais.

De acordo com as análises críticas da clínica do trabalho, o neoliberalismo favorece o assédio moral, dentre outras causas, porque

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


ID
919972
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Leymann (1986, 1990), o contínuo e deliberado maltrato verbal que um trabalhador recebe por parte de outros, que se comportam com ele de forma cruel, a fim de conseguirem sua destruição psicológica e até seu abandono da organização e definido como:

Alternativas
Comentários
  • "...os termos mobbingbullying, assédio moral, assédio psicológico ou terror psicológico no trabalho têm sido utilizados como sinônimos para definir a violência pessoal, moral e psicológica, vertical (ascendente ou descendente) ou horizontal no ambiente de trabalho. No entanto, segundo Leymann (1990), o termo mobbingdeve ser aplicado a adultos no contexto ocupacional, sendo uma forma de violência psicológica e o termobullying aplicado a crianças e adolescentes, no contexto escolar, sendo, preferencialmente, uma forma de violência física. 

    Na década de 1980, o conceito de mobbing foi popularizado pelo psicólogo do trabalho Heinz Leymann, alemão, radicado na Suécia, considerado o "pai do mobbing" (Duque, Munduate & Barea, 2003, p. 56). Ele retomou as observações realizadas anteriormente por Lorenz relacionando-as ao estudo da conduta humana nas organizações laborais. Nesta época, Leymann define mobbing

    como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de foram sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho (Leymann, 1990, p. 121).

    FONTE ("Mobbing" (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional)

  • O “mobbing” é uma expressão inglesa que designa a violência psicológica exercida sobre os trabalhadores. Uma definição para explicar o significado de mobbing pode ser a de Hirigoyen: “qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, pela sua repetição ou pela sua sistematização...

    As pessoas ou grupos de pessoas que são vítimas de mobbing sofrem uma violência psicológica injustificada através de atos negativos e hostis, dentro ou fora do trabalho.

    Fonte:

    Sites da internet - pesquisa pela palavra "mobbing"


ID
997471
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qualquer que seja a direção do assédio no ambiente de trabalho, seu processo é ardiloso e bloqueia psiquicamente a capacidade de defesa da vítima, o que provoca mudanças em sua

Alternativas
Comentários
  • Qualquer que seja a direção do assédio, seu processo é ardiloso, bloqueando psiquicamente a capacidade de defesa da vítima, podendo provocar mudanças em sua autoestima, perda de autoconceito e predominância do sentido de inutilidade, que minam a dignidade e o autorrespeito do assediado, induzindo-o ao erro, à desestabilização e à corporização das emoções, podendo levá-la a contrair doenças graves e até mesmo ao suicídio (HELOANI, 2011).

     

    GABARITO  E


ID
997483
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando os ataques se intensificam, são características capitais do assédio moral:

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral no trabalho é qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

    O assédio moral se configura quando uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica sobre um determinado empregado. Essa violência psicológica se dá de forma premeditada, sistemática, prolongada no tempo, e tem como objetivo desestruturar a vítima, para fazer com que ela procure meios de se afastar do emprego voluntariamente, seja através de pedido de demissão, transferência, remoção, ou aposentadoria precoce, dentre outros

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6668

  • O Assédio Moral pode ser conceituado como a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, o que significa que, em linhas gerais, é o poder que o empregador ou subordinado tem de minar as forcas do empregado para conseguir se sustentar dentro do emprego, forçando-o a pedir demissão. A ação acontece repetidas vezes, diferentemente do Assédio sexual, que pode ocorrer uma única vez.

    O empregado sofre terror psicológico, a ponto de querer se afastar do emprego, não conseguindo mais desenvolver suas funções devido ao trauma e tensão ao qual está submetido, ou ainda, o empregado está tão acuado que se vê num beco sem saída e acaba por pedir a demissão. 

     

    FONTE: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2337/1833 


ID
1006969
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e

Alternativas
Comentários
  • Ao final tem um breve comentário sobre a assertiva acima. Mas, antes trataremos de uma outra questão que já foi objeto de pergunta em prova sobre o assédio moral. e que não custa sabermos.

    Já caiu em prova perguntando: "Não é necessária a comprovação de intencionalidade para o diagnóstico de assédio moral.". Atenção, é a intencionalidade que estabelece o nexo causal com o trabalho. O assédio moral é um tipo de violência no trabalho que possui as seguintes características:

    a)Repetição sistemática: não é ato isolado, mas uma rotineira perseguição identificável.

    b)Intencionalidade:  existe um objetivo a ser alcançado. Exemplo: forçar o outro a abrir mão do emprego.

    c)Direcionalidade: o comportamento é orientado para alguém, uma pessoa ou um pequeno grupo específico de pessoas.

    d)Temporalidade: o ato persiste por dias e meses.

    Perceba que, como consequência direta desse comportamento antiético, temos a degradação deliberada das condições de trabalho.


    Já que vimos uma pequena definição sobre assédio moral agora sim sobre a pergunta acima:

    "O assédio moral e o assédio sexual no trabalho são, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos."


    Como exemplo da esfera individual temos o sentimento de nulidade e a apatia, ou seja, pertencem à dimensão pessoal. 


    Note então que o comentário acima serve tanto para questionamentos de bancas examinadoras sobre assédio moral e assédio sexual. Ambas possuem as três dimensões (individual, organizacional e social). 


  • Um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social.

     

    GABARITO C


ID
1085404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao assédio moral, fenômeno social caracterizado por atos contra a dignidade humana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Gostaria de uma explicação

  • Não é letra E pq te ma palavra BASTA

  • Qual a diferença da letra (b) para a letra (a)? Para mim não fica muito claro.

  • Vamos lá:  Letra a) Errada: não é uma única ação. É uma forma de violência no trabalho que consiste na exposição prolongada e repetitiva dos trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, praticadas por uma ou mais pessoas. Ocorre por meio de comportamentos com o objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, inferiorizar, culpabilizar, amedrontar, punir ou desestabilizar emocionalmente os trabalhadores, colocando em risco a sua saúde física e psicológica, além de afetar o seu desempenho e o próprio ambiente de trabalho. Letra b) Correta: As consequências do assédio moral podem ser graves. Elas afetam o indivíduo assediado, o ambiente de trabalho e a sociedade. A seguir, são listadas algumas das consequências para cada um destes.Para o indivíduo:♦ Dores generalizadas;♦ Palpitações;♦ Distúrbios digestivos;♦ Dores de cabeça;♦ Hipertensão arterial (pressão alta);♦ Alteração do sono;♦ Irritabilidade;♦ Crises de choro;♦ Abandono de relações pessoais;♦ Problemas familiares;♦ Isolamento;♦ Depressão;♦ Síndrome do pânico;♦ Estresse;♦ Esgotamento físico e emocional;♦ Perda do significado do trabalho;♦ Suicídio;Para a organização/empresa:♦ Redução da produtividade;♦ Aumento na rotatividade de pessoal;♦ Aumento de erros e acidentes;♦ Absenteísmo;♦ Aposentadoria prematura;♦ Clima desfavorável para o trabalho;♦ Exposição negativa da marca;♦ Passivos trabalhistas decorrentes de indenizações;♦ Multas administrativas por manifestações de discriminação;♦ Licenças médicas;♦ Demissões.Para sociedade:♦ Custos com tratamento médico e reabilitação;♦ Despesas com benefícios sociais (dependência de auxílio doença e aposentadoria precoce);♦ Custos dos processos administrativos e judiciais.Letra  c) Errada: As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seu(s) subordinado(s) (assédio descendente), como do(s) subordinado(s) para seu(s) superior(es) (assédio ascendente), entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.As ações decorrem das relações interpessoais e/ou do assédio organizacional (quando a própria organização incentiva e/ou tolera as ocorrências).
  • Letra d) Errada

    Pode Configurar crime a depender do tipo de violência, como por exemplo a injúria. 

    Letra e) Errada: 

    As práticas de assédio moral podem se dar tanto do chefe para seu(s) subordinado(s) (assédio descendente), como do(s) subordinado(s) para seu(s) superior(es) (assédio ascendente), entre os colegas de trabalho, ou podem ser mistas, isto é, entre superiores, colegas e/ou subordinados.

  • Não entendi o erro da letra a. O assédio precisa ocorrer várias vezes para, de fato, ser considerado assédio? Um chefe, por exemplo, que uma única vez humilhou algum funcionário na frente de toda a empresa ou usou cantadas e assediou fisicamente alguma funcionária. Isso não poderia ser considerado assédio? Dependendo da situação uma situação que ocorreu uma única vez pode acarretar danos morai mais graves que uma ação que se dá repetidamente.

  • Letra C) A expressão horizontal está errada, pode ser horizontal, vertical, ascendente ou descendente. Ocorre com mais frequência no nivél hierárquico vertical.

     

    No que tange à hierarquia das relações de trabalho, o assédio moral ocorre, com mais frequência, na vertente horizontal, observando-se que o assediador, pessoa do mesmo nível hierárquico do assediado, utiliza-se do isolamento, da desacreditação e do assédio sexual para impedir qualquer possibilidade de reação da vítima.

  • O assédio moral tem que acontecer de forma repetida ou sistematizada. Um único episódio não é considerado assédio moral. Esse é o erro da letra A.

  • de que modo o assédio acarreta "queda do rendimento econômico"?

  • A - Um único episódio caracterizado por humilhação pode configurar assédio moral, desde que seus efeitos impliquem modificações psíquicas e cerceamento da autonomia do humilhado. (O assédio moral tem que acontecer de forma repetida ou sistematizada. Um único episódio não é considerado assédio moral.)

    B - O assédio moral no trabalho pode acarretar ao trabalhador, além da queda do rendimento econômico, sintomas psicossomáticos, como desvitalização, desenvolvimento de traços paranoides e patologias delirantes.

    C- No que tange à hierarquia das relações de trabalho, o assédio moral ocorre, com mais frequência, na vertente horizontal, observando-se que o assediador, pessoa do mesmo nível hierárquico do assediado, utiliza-se do isolamento, da desacreditação e do assédio sexual para impedir qualquer possibilidade de reação da vítima. (NA VERTICAL É MAIS PRESENTE).

    D- Diferentemente do assédio moral, o assédio sexual acarreta consequências penais, cíveis e trabalhistas, devendo a reparação do dano causado abranger a gravidade do ato, as alterações psicopatológicas causadas à vítima e as condições que tenham culminado no ato. (AMBOS TIPOS DE ASSÉDIO PODEM SER PENALIZADOS, POIS CAUSAM SOFRIMENTO )

    E-Para a caracterização do assédio moral, basta que sejam comprovadas a intencionalidade e a direcionalidade na conduta do agente assediador. (A INTENÇÃO É UMA CARACTERISTICA MUITO IMPORTANTE, MAS NÃO PODE SER VISTA ISOLADAMENTE)

  • "Patologias delirantes"... A queixa do trabalhador poderia ser desqualificada como delírio se o gabarito representasse a resposta correta.

ID
1196461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas perversas consentida pelos modos de produção instituídos em diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente, intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.

Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet: (com adaptações).

Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue os itens de 109 a 112.


O assédio moral é caracterizado por uma patologia social que contamina o psíquico daqueles que são vítimas, sendo dependente da capacidade de resiliência do indivíduo de transformar a situação.

Alternativas
Comentários
  • "Nesse sentido o assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e/ou grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares. É um tipo de patologia social que contamina o psíquico. As pessoas ou grupos que praticam o assédio moral não são necessariamente perversos em suas estruturas, podem ter outras estruturações e passar a desenvolver essas atitudes e comportamentos, que são instituídos, muitas vezes inconscientemente, pelos modos de produção e gestão do trabalho." 

    http://www2.pol.org.br/publicacoes/imprimir.cfm?id=15&materia=42  

    Contamina pessoas e ou/grupos. Não apenas as vítimas.

  • É independente da capacidade de resiliência do indivíduo, pois não depende de estruturas psíquicas particulares.

  • QUESTÃO 398819 - CESPE/TRT-17ª Região

     

    O assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e(ou) grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares.

  • O assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e(ou) grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares. C

    O assédio moral é caracterizado por uma patologia social que contamina o psíquico daqueles que são vítimas, sendo dependente da capacidade de resiliência do indivíduo de transformar a situação. E


ID
1196464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas perversas consentida pelos modos de produção instituídos em diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente, intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.

Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet: (com adaptações).

Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue os itens de 109 a 112.


O assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e(ou) grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta:

    "Nesse sentido o assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e/ou grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares. É um tipo de patologia social que contamina o psíquico. As pessoas ou grupos que praticam o assédio moral não são necessariamente perversos em suas estruturas, podem ter outras estruturações e passar a desenvolver essas atitudes e comportamentos, que são instituídos, muitas vezes inconscientemente, pelos modos de produção e gestão do trabalho."

    (Em http://www2.pol.org.br/publicacoes/materia.cfm?Id=15&Materia=42) Por Ana Magnólia


ID
1196467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas perversas consentida pelos modos de produção instituídos em diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente, intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.

Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet: (com adaptações).

Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue os itens de 109 a 112.

O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas perversas consentida pelos modos de produção instituídos em diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente, intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.

Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet: < www.pol.org.br > (com adaptações)

Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue o item.

As pessoas que praticam o assédio moral são necessariamente perversas em suas estruturas, e desenvolvem atitudes e comportamentos que são instituídos, muitas vezes inconscientemente, pelos modos de produção e gestão do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "As pessoas ou grupos que praticam o assédio moral não são necessariamente perversos em suas estruturas, podem ter outras estruturações e passar a desenvolver essas atitudes e comportamentos, que são instituídos, muitas vezes inconscientemente, pelos modos de produção e gestão do trabalho."  

    www2.pol.org.br/publicacoes/imprimir.cfm?id=15&materia=42  

    GABARITO OFICIAL CESPE: ERRADO !

  • O assédio moral é produto de uma perversão social, que pode capturar pessoas e(ou) grupos independentemente de suas estruturas psíquicas particulares. C

    O assédio moral é caracterizado por uma patologia social que contamina o psíquico daqueles que são vítimas, sendo dependente da capacidade de resiliência do indivíduo de transformar a situação. E

    As pessoas que praticam o assédio moral são necessariamente perversas em suas estruturas, e desenvolvem atitudes e comportamentos que são instituídos, muitas vezes inconscientemente, pelos modos de produção e gestão do trabalho. E

     


ID
1196470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral faz parte de uma rede de armadilhas perversas consentida pelos modos de produção instituídos em diversos contextos de trabalho. Envolve atitudes e comportamentos visíveis e invisíveis praticados por gestores, colegas e empresa que levam à destruição do trabalhador ao provocar, gradativamente, intenso sofrimento, adoecimento e perda do emprego.

Mendes 2004. In: Conselho Federal de Psicologia. Internet: (com adaptações).

Com relação ao conceito apresentado no texto acima, julgue os itens de 109 a 112.


Não existe a vítima e o agressor como uma dicotomia, mas sim uma rede de relações sociais, sendo mais relevante, nesse contexto para atuação do psicólogo, o sofrimento que decorre desses comportamentos.

Alternativas
Comentários
  • www2.pol.org.br/publicacoes/imprimir.cfm?id=15&materia=42   


    Discordo do gabarito! 

  • Confirmei. Gabarito oficial C. O site aqui está errado    


ID
1206481
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, nessa parte da letra b: "posição hierárquica superior à dele", essa crase está utilizada de forma incorreta?

  • Priscila, o emprego do sinal indicativo de crase está correto. A justificativa é que há uma referência elíptica a um termo anterior, vejamos:

     

    "posição hierárquica superior à dele" (superior a quê?)

     

    "posição hierárquica superior a [a posição] dele" 

     

    Se fosse uma palavra masculina, veja como ficaria:

     

    "Cargo superior ao dele" (superior a quê?)

     

    "Cargo superior a [o cargo] dele"

  • Em relação ao assédio moral nas organizações, é correto afirmar: a) Um comportamento isolado ou eventual de desentendimento no ambiente de trabalho

    b) Faz diminuir os índices de presenteísmo nas organizações.

    c) Caracteriza-se por condutas que evidenciam violência psicológica no ambiente de trabalho, repetidamente (na maioria das vezes ocorre do chefe para o empregado).

    d) São atos de insinuação, convites impertinentes, insultos, intimidações e contatos físicos forçados.

    e) Apresenta sintomas psicológicos, mas não físicos.


ID
1224295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um funcionário tenha procurado o psicólogo do setor de qualidade de vida no trabalho, órgão hierarquicamente superior à área de gestão de pessoas da empresa onde trabalha, e que tenha denunciado ser vítima de assédio moral do responsável pela área de gestão de pessoas. Considere, ainda, que o referido funcionário tenha alegado que, no último ano, havia sofrido ações prolongadas e repetidas de humilhação, ofensas, xingamentos e constrangimentos, inclusive na presença da equipe de trabalho. Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da qualidade de vida no trabalho e da ética profissional do psicólogo organizacional.

O psicólogo que atendeu o funcionário deve considerar as relações de poder existentes no ambiente organizacional e se posicionar de forma crítica, conforme os princípios do código de ética profissional, mesmo que estes sejam contrários aos interesses da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética do Psicólogo

    Princípios Fundamentais:
    VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

    http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
  • Questão correta. Conforme o VII Princípio Fundamental do nosso Código. Vejamos:

    Princípios Fundamentais

    VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

    Gabarito: Certo. 


ID
1224298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um funcionário tenha procurado o psicólogo do setor de qualidade de vida no trabalho, órgão hierarquicamente superior à área de gestão de pessoas da empresa onde trabalha, e que tenha denunciado ser vítima de assédio moral do responsável pela área de gestão de pessoas. Considere, ainda, que o referido funcionário tenha alegado que, no último ano, havia sofrido ações prolongadas e repetidas de humilhação, ofensas, xingamentos e constrangimentos, inclusive na presença da equipe de trabalho. Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da qualidade de vida no trabalho e da ética profissional do psicólogo organizacional.

Caso o psicólogo seja demitido ou transferido do seu posto de trabalho, ele deverá repassar todo o material ao psicólogo substituto, porém, não havendo outro profissional habilitado para substituí-lo, deverá encaminhar todos os arquivos lacrados à direção da empresa.

Alternativas
Comentários

  • Deverá ser encaminhado todos os arquivos lacrados ao CRP.

  • Segue o art 6º do Código de Ética que trata desse assunto:

    Art. 6º O Psicólogo garantirá o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão de seu trabalho, bem como do material psicológico produzido.

    1. § 1º - Em caso de demissão ou exoneração, o Psicólogo deverá repassar todo o material para seu substituto.
    2. § 2º - Na impossibilidade de fazê-lo, o material deverá ser lacrado na presença de um representante do CRP, para somente vir a ser utilizado pelo Psicólogo substituto, quando então será rompido o lacre, também na presença de um representante do CRP.
    3. § 3º - Em caso de extinção do serviço psicológico, os arquivos serão incinerados pelo profissional responsável até aquela data por este serviço, na presença de um representante do CRP.

  • Deverá encaminhar ao CRP.

  • Gostaria de saber qual é a versão do código de ética citado (acredito que é a versão de 1987), pois na resolução CFP Nº 010/05, o art. 6º traz outro enunciado e é o art. 15 que trata do material. Este artigo, transcrito na íntegra trata:

    Art. 15 - Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.

    §1º - Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.

    §2º - Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

    Como em nenhum momento a questão trata de extinção do serviço de Psicologia, acredito que o erro da questão está no trecho "deverá encaminhar todos os arquivos lacrados à direção da empresa". No Código não está previsto enviar à direção da empresa.

  • Daian, o código utilizado atualmente (nov/2015) é a Resolução CFP nº 10/2005.

    Se houver substituto lacrar para o colega;

    Se o serviço for ser extinto encaminhar ao CRP.

    Bons estudos!

  • § 1° – Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.

    § 2° – Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

    código de ética do psicólogo

  • Gostaria de saber de onde o colega Alexandre tirou a informação publicada. Ainda bem que fui investigar. Colegas, cuidado com os comentários, procurem checar a fonte!

  • A Questão não fala que ele parou de exercer a profissão. Se ele falasse não quero mais atuar como um PSICÓLOGO aí ele encaminharia seus documentos ao CRP; mas aqui na questão fala que ele foi demitido de um órgão, mas provavelmente não vai deixar de ser psicologo, nesse caso também ele deve encaminhar ao CRP ?

    Ao meu ver, só encaminha ao crp quando , por exemplo, ele atende em um consultório ai não vai mais exercer a profissão.

    No momento não tem ninguém para substitui ele, mas futuramente vai entrar alguém no lugar dele, e para dar continuidade aos trabalhos o substituto precisa desse material. Ai o material vai está com o CRP ?? não entendi

  • § 1° – Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto. ( ou seja, não mencionar que tem que mandar para o CRP não) até porque uma hora ou outra vai entrar outro profissional no lugar )

    § 2° – Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais. ( nesse caso psicologo trabalha como psicologo clinico por exemplo, ai não quer mais exercer a profissão ( ex: ganhou um premio milionário) ai ele vai no Crp com todos esse documentos e o CRP providenciará as destinação dos documentos.

  • Questão incorreta. O erro está em afirmar que os arquivos deverão ser repassados à direção da empresa.

    CEPP

    Art. 15 - Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.

    §1º - Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.

    §2º - Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.

    Resumindo: Havendo psicólogo substituto, lacrar para o colega. Caso o serviço seja extinto, informar o CRP pra os encaminhamentos necessários.

    Gabarito: Errado.


ID
1224301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um funcionário tenha procurado o psicólogo do setor de qualidade de vida no trabalho, órgão hierarquicamente superior à área de gestão de pessoas da empresa onde trabalha, e que tenha denunciado ser vítima de assédio moral do responsável pela área de gestão de pessoas. Considere, ainda, que o referido funcionário tenha alegado que, no último ano, havia sofrido ações prolongadas e repetidas de humilhação, ofensas, xingamentos e constrangimentos, inclusive na presença da equipe de trabalho. Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da qualidade de vida no trabalho e da ética profissional do psicólogo organizacional.

Um ambiente de trabalho agradável pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade dos funcionários, reduzir acidentes e doenças, bem como o absenteísmo e a rotatividade de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Trata-se de uma das influências do clima organizacional favorável.


ID
1224304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um funcionário tenha procurado o psicólogo do setor de qualidade de vida no trabalho, órgão hierarquicamente superior à área de gestão de pessoas da empresa onde trabalha, e que tenha denunciado ser vítima de assédio moral do responsável pela área de gestão de pessoas. Considere, ainda, que o referido funcionário tenha alegado que, no último ano, havia sofrido ações prolongadas e repetidas de humilhação, ofensas, xingamentos e constrangimentos, inclusive na presença da equipe de trabalho. Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da qualidade de vida no trabalho e da ética profissional do psicólogo organizacional.

O conflito existente entre o funcionário e o responsável pela área não deve ser administrado pelo setor de qualidade de vida no trabalho, mas pela alta administração da empresa, por se tratar de comportamento antiético, passível de demissão.

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista que o setor de qualidade de vida é hierarquicamente superior ao setor de gestão de pessoas do acusado, e que é de competência dos responsáveis pela qualidade de vida a administração do assédio moral, a instância poderia sim ser levada à alta administração da empresa, mas isso não impede que o setor atue no que lhe cabe. Quem sabe, o ideal é que se forneça até um relatório circunstanciado para que a alta administração decida a respeito da punição que será adotada ao colaborador acusado.


ID
1224865
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Por assédio, em um local de trabalho, entende-se toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. Segundo Hirigoyen, este processo implica na passagem por algumas fases, sendo que ao instalarem-se o enredamento e o controle, as vítimas tornam-se cada vez mais

Alternativas
Comentários
  • confusas, sem saber ou ousar queixar-se.


  • Das conseqüências iniciais da fase de enredamento pode-se mencionar: 

     

    Renúncia: Ocorre como primeiro sentimento, uma atitude de cessão mutua, para evitar o conflito. De um lado o agressor ataca com pequenos toques indiretos, de modo a desestabilizar o outro sem provocar abertamente o conflito, e do outro lado a vítima cede igualmente, e submete-se, temendo um conflito que levaria a uma ruptura. A vítima percebe a impossibilidade de negociação com o outro, preferindo, dessa forma, o acordo a arriscar-se na separação. Nesta primeira fase a renúncia permite manter, custe o que custar, o relacionamento, em detrimento da própria vítima;

     

    Confusão: Ao instalaram-se o enredamento e o controle a vítima tornar-se-á cada vez mais confusa, sem saber ou ousar queixar-se;

     

    Dúvida: As vítimas não conseguem acreditar o que está ocorrendo com elas. Na impossibilidade de compreender a vítima permanece perplexa, negando a realidade do que ela não está em condições de ver; 

     

    Estresse: Aceitar essa submissão é algo que só se consegue às custas de uma grande tensão interior, que possibilite não ficar descontente com o outro, acalmá-lo quando está nervoso. Esta tensão é geradora de estresse; 

     

    Medo: Nessa fase a vítima, apavorada, se sente permanentemente em alerta, a espreita do olhar do outro, de uma maior rudeza nos gestos, de um tom glacial, tudo podendo mascarar uma agressividade não expressa; 

     

    Isolamento: Essa é a fase em que as vítimas duvidam de suas próprias percepções, não estando certas do que estão enxergando.

     

    HIRIGOYEN (2003), p. 169 – 171.


ID
1288687
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma jovem executiva trabalhava em uma empresa realizando suas tarefas de forma pontual e competente, o que era constantemente assinalado pela chefe imediata.

Após um ano de experiência na empresa, a jovem engravidou e a reação da chefe, ao ser comunicada, foi de desagrado, embora ela não fizesse comentário algum sobre os problemas que a gravidez poderia carrear para a vida profissional da jovem.

Entretanto, pouco tempo depois, a chefe começou a se posicionar de forma crítica quando se dirigia à funcionária que tinha certeza de que seu desempenho não mudara, continuando a ser pontual e a dar conta das tarefas solicitadas.

Embora as críticas não fossem levadas aos outros funcionários, a jovem começou a se sentir incomodada e, com o desenvolvimento da situação, enviou um e-mail ao diretor da empresa, detalhando o que estava ocorrendo. A chefe imediata da profissional foi chamada para uma conversa pelo diretor da empresa e modificou seu comportamento.

Com base no caso descrito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assédio moral envolve qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente contra a dignidade ou integridade psíquica e física de um pessoa, ameaçando seu emprego e degradando o clima de trabalho. Acontece de forma contínua e sistematizada, o que torna a sensação de humilhação e constrangimento ainda mais intensa, deixando a vítima progressivamente mais fragilizada psicologicamente, de forma que sua autodefesa e até a capacidade de pedir ajuda se esvaem. Gritos, agressões verbais, insultos, deboches, humilhações, tudo isso pode compor o repertório do assediador, porém, muitas vezes, tal agressão pode se dar uma forma difícil de ser detectada, através de uma postura de silêncio, exclusão e isolamento do assediado. Também incluem-se exigências para além das atribuições profissionais que sobrecarregam os profissionais; ameaças para o cumprimento de metas; e muitas outras formas que podem até mesmo serem julgadas como naturais do ambiente corporativo.


    Nesse sentido, fica evidente que a conduta da chefe imediata se caracteriza sim por assédio moral, encontrando-se incorreta a alternativa A e também a B, pois não necessariamente é necessário que ocorra perante testemunhas. 

    Podemos ainda considerar incorreta a alternativa C em vista de tal atitude da funcionária poder ter sido a solução mais viável encontrada por ela diante da situação e como comprovada pelo desfecho da história foi de fato efetiva. 



    Agora, é  fato que a funcionária poderia recorrer à justiça contra a conduta da chefe,  caso não fosse acatada sua reclamação; mas é fato também que não seria impossível,  no caso de uma diretoria não tão aberta a lidar com questões de assédio moral, que essa reclamação resultasse na sua demissão, ainda que também nesse caso ela pudesse requerer seus direitos na Justiça do Trabalho.



    GABARITO BANCA: D

    GABARITO PROFESSOR: D e E

ID
1312351
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitos autores têm discutido as consequências do assédio moral para a saúde mental do trabalhador. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

I. O assédio moral realizado por um superior tem a ver com diferentes procedimentos de desqualificação do funcionário.

II. Os dados estatísticos existentes no Brasil são suficientes para determinar a prevalência de casos de assédio moral.

III. A psicanalista francesa Marie-France Hirigoyen teve importante contribuição no estudo do assédio moral .

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I e III


ID
1392067
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Social no Brasil tem nas relações de trabalho, importante campo de estudos e intervenções. O processo de adoecimento pelo trabalho é um dos importantes temas para a Psicologia e os Psicólogos que atuam na área. Mais recentemente, temos visto a manifestação de trabalhadores, vítimas do assédio moral no ambiente de trabalho, denunciando agressores e buscando seus direitos. No que se refere ao assédio moral, são suas características, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As vitimas não precisa ser necessariamente pessoas Frageis,logo qualquer pessoa pode sofrer ASSÉDIO.


ID
1480060
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (2002) corroborou as constatações também publicadas pela OIT -Organização Internacional do Trabalho, no mesmo ano, sobre a violência psicológica no trabalho, ressaltando sua intencionalidade e seus malefícios e incluindo em seu âmbito a agressão verbal, os assédios

Alternativas
Comentários
  • A violência física e psicológica no local de trabalho está aumentando em todo o mundo e atingiu "níveis epidêmicos" em muitos países industrializados, segundo um estudo publicado na última quarta-feira, dia 14, pela Organização Internacional do Trabalho O estudo diz que a violência no trabalho, incluindo prepotência, assédio sexual e agressão física, pode estar custando entre 0,5% e 3,5% do Produto Interno Bruto dos países em absenteísmo, licenças médicas e menor produtividade.

    Profissões antes consideradas "seguras", como magistério, serviços sociais, serviços de biblioteca e tratamento de saúde hoje sofrem níveis crescentes de violência física, tanto nos países ricos como nos pobres, diz o estudo.

    Além disso, "prepotência, assédio, violência e grupo e comportamento semelhantes podem ser quase tão prejudiciais quanto a violência física", dizem os autores, Vittorio Di Martino e Duncan Chappell. "Hoje a instabilidade de muitos tipos de empregos coloca enormes pressões nos locais de trabalho, e estamos vendo mais dessas formas de violência."


ID
1480126
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dos termos abaixo elencados, aquele que pode estar ligado a algum tipo de situação de Assédio Moral é:

Alternativas

ID
1509781
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um código de ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
                                                                                                Código de ética profissional do psicólogo. 2014. p. 5 (com adaptações).


Um psicólogo observou uma irregularidade na contratação de um funcionário em uma mesma empresa, além de situações que poderiam configurar assédio moral no trabalho.

Considerando esse caso hipotético, é dever do psicólogo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:  b) trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a eliminação de quaisquer formas de negligência e discriminação.

    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS: II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

  • não deveria estar em dever e sim em princípios fundamentais. 

     

    Deveres estão em "das responsabilidades do psicólogo"


ID
1530835
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão por injúria, a gestão por estresse e a gestão por medo, são expressões de assédio

Alternativas
Comentários
  • Uma das formas de expressão do assédio moral é o assédio moral organizacional. Utiliza-se esse termo para hostilizações repetitivas voltadas ao coletivo, associadas às políticas organizacionais (da empresa ou do gerente). Pesquisas recentes demonstram que tais práticas estão sendo largamente utilizadas por organizações como uma estratégia de gerenciamento do trabalho e dos trabalhadores.

     

    O assédio moral organizacional configura-se como:

     

    "Interações entre o indivíduo e a organização ou a administração da empresa, as quais utilizam da violência e da hostilização, de forma continuada e crônica, na formulação de procedimentos e políticas organizacionais, na forma de mecanismos de gestão abusivos sem necessariamente existir um agressor personalizado."(Soboll, 2011, p. 42)

    A adoção de práticas de assédio moral enquanto estratégia de gestão tem sido utilizada com frequência por muitas organizações tendo em vista sua relação com a forma de gestão atual e o possível retorno desta prática em melhor produtividade alcançada em curto prazo. Entretanto, os resultados do assédio organizacional, para além da produtividade de curto prazo, remetem a perdas significativas em termos da vida em sociedade, dos aspectos humanos e até mesmo dos aspectos organizacionais.

    assédio moral organizacional contempla as interações entre o indivíduo e a empresa, sendo geralmente mediadas por práticas abusivas de gestores, dirigentes ou outros representantes. Diferente do assédio interpessoal, o propósito destas práticas não é pessoal, mas sim administrativo (Soboll, 2011). O assédio organizacional pode ser direcionado para todo o grupo de trabalhadores ou para alvos determinados (ex. profissionais que apresentam problemas na saúde ou baixo rendimento no trabalho), podendo atingir muitos simultaneamente (Einarsen et al, 2003; Schatzmam et al, 2009).

     site http://www.assedioorganizacional.com.br/Palestras/assedio-moral-organizacional.html#ixzz4oK4oRCIG

  • Assédio chamado de estratégico ou organizacional

    --> as humilhações são constantes, mas direcionadas, por exemplo, ao trabalhador que não atingiu meta em determinado mês.

    O assédio moral não se confunde com:

    --> a gestão por estresse (na qual o alvo não é um indivíduo)

    --> conflitos pontuais

    --> a gestão por injúria (em que o comportamento injurioso é direcionado a todos os empregados).


ID
1568092
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Hirigoyen, a guerra psicológica no local de trabalho agrega dois fenômenos:

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral deflagra uma verdadeira guerra psicológica no local do trabalho, agregando dois fenômenos: o abuso de poder, comumente oculto e mascarado, bem como a manipulação perversa, que se instala de forma insidiosa, e quase imperceptível.

     HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

    Gabarito: Letra E


ID
1568095
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao estudar a comunicação perversa no âmbito do assédio moral, Hirigoyen afirma:


I - Muito mais que a mensagem direta, o perverso utiliza de preferência uma junção de subentendidos e de não ditos, destinada a criar um mal-entendido, para em seguida explorá-lo em proveito próprio.


                                        PORQUE


II - Em uma troca verbal, um procedimento muito direto leva o parceiro (interlocutor) a denunciar o autoritarismo do agressor, ao contrário de técnicas indiretas que desestabilizam e levam a duvidar da realidade do que acontece.


Sobre as afirmações acima, pode-se dizer que: 

Alternativas
Comentários
  • O maior traço da comunicação perversa é a técnica indireta. Uma comunicação direta levaria a vítima a ver com clareza e denunciar o autoritarismo do agressor.

    Técnicas indiretas, pelo contrário, desestabilizam e levam o interlocutor a duvidar da realidade do que acontece.

    Em um sentido mais jurídico, a violência atua por surpresa, em segredo. Não ataca jamais de maneira frontal, mas sempre de forma indireta, visando a afastar a realidade e manipular as aparências de forma contrária ao que é realmente.

     HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio Moral: a violência perversa no cotidiano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 112-128. 

    http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/monografia/Monografia_pdf/2014/ChristianeMariaCoelhoMoreira_

    Monografia.pdf

    Gabarito: Letra A


ID
1568098
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas sociedades primitivas, as rivalidades nos grupos humanos produziam situações de violência generalizada que se propagavam por mimetismo e não encontravam outra saída a não ser uma crise sacrificial, levando à exclusão (ou até mesmo à morte) de um homem, ou de um grupo de homens designados como responsáveis pela violência. A morte desse bode expiatório trazia consigo a eliminação da violência e a sacralização da vítima. Segundo Hirigoyen, na época atual:


 I - se uma pessoa se tornou vítima, foi porque ela estava predisposta a isto.


II - a vítima só tem interesse para o perverso quando é utilizável, mesmo quando não aceite a sedução.


III - é comum, nos grupos e em empresas, perversos e paranoicos se associarem, duplicando o efeito destruidor sobre a vítima escolhida.


IV - as vítimas também são sacrilizadas.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • http://www.scielo.br/pdf/tce/v13n4/a19.pdf


ID
1568101
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na visão de Hirigoyen, por assédio em um local de trabalho entende-se toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos, que possam:


I - trazer dano à personalidade.


II - trazer dano à dignidade ou à integridade físico-psíquica.


III - pôr em perigo seu emprego.


IV - degradar o ambiente de trabalho.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Definição de Assédio Moral

    Segundo Hirigoyen (2002, p. 17), o “assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

    Conforme Leymann (1990, p. 121), define "fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de foram sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho.

    Existem três classificações de assédio: o ascendente, o horizontal e o descendente. Então, pode existir assédio moral sem o fator da autoridade/hierarquia estar envolvida, como, horizontal, são do mesmo nível hierárquico.

    Gabarito: Letra C


ID
1591918
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao fenômeno do assédio moral no trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A lei 11340/2006 ( Lei Maria da Penha) trata de violência Doméstica e familiar. .
  • Gabarito: Letra D


ID
1651054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao sofrimento no trabalho, julgue o item seguinte.

A violência e o assédio moral são resultantes de um sofrimento criativo frente à precarização das condições de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Resultantes do sofrimento patológico, de acordo com Dejours.
    Bons estudos!!!

ID
1811710
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os estudos sobre o assédio moral no trabalho referem a perda precoce da capacidade de trabalho em determinados contextos organizacionais. Qual, das seguintes alternativas, melhor descreve o terreno fértil para o surgimento do assédio moral?

Alternativas
Comentários
  • "Dessa forma, diante deste estudo, pode-se concluir que a sociedade sofre com a incapacitação precoce, temporária ou não, desses profissionais, que se encontram no auge de sua produção profissional, arcando com as despesas de afastamento do trabalho e o possível aumento do número de suicídios. Os indivíduos vítimas dessa violência sofrem com implicações na sua vida pessoal, social, profissional e familiar, enquanto que as organizações financeiras arcam com custos de afastamento por doenças e acidentes de trabalho, custos de ações trabalhistas e com perda de produtividade e absenteísmo, embora mantenham o crescente lucro obtido.

    Assim, diante deste estudo, também se comprova a teoria estudada de Freitas (2001) e Hirigoyen (2005), segundo a qual situações específicas nas organizações (cultura e clima permissivo da organização, com desconfiança e competição exacerbada; supervalorização das estruturas hierárquicas; processos de reestruturação organizacional sem transparência e com ameaças generalizadas; ingresso de profissionais com qualificação superior ao da chefia; desumanização das relações de trabalho; onipotência da empresa e tolerância ou cumplicidade para com o agressor) podem ser terreno fértil para o surgimento do assédio moral.

    Uma vez que o assédio moral deriva de interações sociais, sugere-se um trabalho conjunto entre as pessoas, através de ações que tenham a finalidade de cessar e prevenir a ocorrência do assédio moral no trabalho. O fim dessa situação depende da vigilância constante das condições de trabalho, da comunicação, da informação e da educação, através da mobilização dos trabalhadores (tomadores de decisão, gerentes, profissionais de recursos humanos e supervisores) e envolvimento tanto dos sindicatos como dos profissionais da saúde, advogados, antropólogos, sociólogos, organizações não governamentais, bem como a participação do Estado, através de políticas públicas."

     

    VERCESI, Cristiane. Assédio moral no trabalho: implicações individuais, organizacionais e sociais. Rev. Psicol., Organ. Trab.,  Florianópolis ,  v. 9, n. 1, p. 68-85, jun.  2009 .   Disponível em . acessos em  14  fev.  2017.

     


ID
1903846
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Forma de violência psicológica na qual a dignidade da pessoa é atacada de modo repetitivo, sistemático e deliberado, durante um período prolongado, geralmente de vários meses.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: b)Assédio moral.


ID
1908598
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o Assédio Moral no Trabalho, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É considerado um ataque à dignidade do trabalhador.

( ) Ocorre de modo repetitivo, sistemático e deliberado.

( ) O objetivo é excluir, desqualificar profissionalmente e provocar a desestabilização emocional do trabalhador.

( ) Ocorre em todos os níveis hierárquicos dentro da organização.

( ) As empresas usam como estratégia para aumentar a produtividade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     a) V – V – V – V – V


ID
1997170
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os primeiros estudos sobre assédio moral foram iniciados em 1980 e diversos grupos de pesquisa vêm dedicando-se a essa problemática. No Brasil, tais estudos vieram a adquirir relevância acadêmica e social, a partir dos anos 2000 e, certamente, isso tem contribuído para uma atuação profissional mais precisa no encaminhamento dos casos. Em relação ao assédio moral, é certo afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta. O assedio moral necessariamente deve ser direcionado a  várias pessoas de uma mesma equipe OU um grupo com um perfil específico podem ser atingidas. Pensei que fosse direcionado a uma pessoa especifica.

    Alguém tem referência bibliográfica para esta questão?

  • Assédio Moral: Trata-se de conduta abusiva, adotada por palavras, gestos ou atitudes, que, intencional e frequentemente, atinge a dignidade e a integridade física e/ou psíquica da vítima, ameaçando seu emprego e degradando o ambiente de trabalho. Para a CNTS, o assédio moral é um comportamento desumano e anti-ético, abominável, que afeta a dignidadedo trabalhador, com prejuízos moral, social e econômico, e o bom
    desempenho de suas atividades.

    Fonte:http://cnts.org.br/admin/public/arquivos/CARTILHA%20ASSEDIO.pdf

  • As situações de assédio moral, embora não sejam um fenômeno recente, ganharam destaque na atualidade devido a sua intensificação e gravidade. O assédio moral acontece quando o trabalhador é exposto, de forma repetitiva e prolongada, a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho com degradação das suas funções e condições de trabalho, o que pode acarretar graves danos a saúde mental.

    É mais comum observamos situações de assédio em relações hierárquicas de chefias para subordinados, porém isso não é uma regra. Infelizmente é comum encontrarmos hoje organizações que se utilizam do assédio moral como instrumento de gestão a fim de aumentar a produtividade e alcançar objetivos financeiros, nesse caso denomina-se assédio organizacional.

  • Como assim letra A?

    ....."com o intuito de aumentar a produtividade e o ritmo de trabalho por meio de intimidações e coações......"??????

  • CF não autoriza a quebra do sigilo das correspondencias como a questão afirma


ID
2105929
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Indique, dentre as afirmações abaixo aquela que não se aplica de forma correta ao fenômeno do Assédio Moral.

Alternativas

ID
2261035
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Hirigoyen (2012), devido aos desgastes psicológicos que o assédio moral provoca, ele não só diminui a produtividade no trabalho, mas favorece

Alternativas
Comentários
  • Principais consequencias da prática do assédio moral nos locais de trabalho:

    1. Queda da produtividade;
    2. alteração na qualidade do serviço/produto;

    3. menor efciência;
    4. baixo índice de criatividade;
    5. absenteísmo;
    6. doenças profssionais;
    7. acidentes de trabalho;
    8. danos aos equipamentos;
    9. alta rotatividade da mão de obra, gerando aumento de despesa com rescisões contratuais, seleção e treinamento de pessoal;
    10. aumento de demandas trabalhistas com pedidos de reparação por danos morais;
    11.abalo da reputação da empresa.

    Fonte: http://cnts.org.br/admin/public/arquivos/CARTILHA%20ASSEDIO.pdf

  • o que é assédio moral

    Em resumo : um ato isolado de humilhação não é assédio moral. Este, pressupõe :

    - repetição sistemática

    - intencionalidade (forçar o outro a abrir mão do emprego)

    - direcionalidade (uma pessoa do grupo é escolhida como bode expiatório)

    - temporalidade (durante a jornada, por dias e meses)

    - degradação deliberada das condições de trabalho

  • Consequências da prática do assédio moral nos locais de trabalho

    1. Queda da produtividade

    2. alteração na qualidade do serviço/produto

    3. menor eficiência

    4. baixo índice de criatividade

    5. absenteísmo

    6. doenças profssionais

    7. acidentes de trabalho

    8. danos aos equipamentos

    9. alta rotatividade da mão de obra, gerando aumento de despesa com rescisões contratuais, seleção e treinamento de pessoal

    10. aumento de demandas trabalhistas com pedidos de reparação por danos morais

    11.abalo da reputação da empresa


ID
2328811
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral no trabalho pode provocar inúmeros problemas de saúde, que podem desestabilizar o indivíduo vitimado, sendo que o afastamento do trabalho, a perda do emprego, o sentimento de nulidade e de injustiça, a descrença e a apatia podem ter efeitos colaterais, como

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral no trabalho pode provocar inúmeros problemas de saúde, que podem desestabilizar o indivíduo vitimado, sendo que o afastamento do trabalho, a perda do emprego, o sentimento de nulidade e de injustiça, a descrença e a apatia podem ter efeitos colaterais, como ALCOOLISMO E DROGAS.

     

    GABARITO E

  • Achei que era a alternativa A . Relacionei apatia com sonolência.

  • Consequências do assédio moral - principais sintomas

    • angústia, crises de choro, mal-estar;

    • enxaquecas, dores generalizadas;

    • palpitações, tonturas e tremores;

    • sentimento de culpa;

    • perda da autoestima;

    • diminuição da libido;

    • insônia ou sonolência excessiva;

    • depressão e ansiedade;

    • alterações exageradas no peso;

    • aumento no consumo de bebidas alcoólicas e drogas;

    • isolamento, tristeza, redução da capacidade de se relacionar;

    • pensamentos e até tentativas de suicídio;

    • cansaço exagerado, falta de interesse pelo trabalho, irritação constante;

    • alteração da capacidade de concentração e memória;

    • disfunção do estado de alerta, pensamentos repetitivos;

    • sentimento de revolta e fracasso, sede de vingança.


ID
2338423
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma situação hipotética, Marta procurou a psicóloga da gestão de pessoas na empresa em que trabalha, por sentir necessidade de conversar com alguém de confiança. Queixou-se sofrer assédio moral do seu chefe imediato, pedindo sigilo absoluto porque precisa manter o emprego. A psicóloga fica surpresa com o relato e preocupada com o visível sofrimento da funcionária.
Diante da situação-problema relatada, a psicóloga deve

Alternativas
Comentários
  • Em uma situação hipotética, Marta procurou a psicóloga da gestão de pessoas na empresa em que trabalha, por sentir necessidade de conversar com alguém de confiança. Queixou-se sofrer assédio moral do seu chefe imediato, pedindo sigilo absoluto porque precisa manter o emprego. A psicóloga fica surpresa com o relato e preocupada com o visível sofrimento da funcionária.

    Diante da situação-problema relatada, a psicóloga deve identificar agentes causais, intervir na situação-problema, considerando-se as relações interpessoais, o clima, a cultura, a gestão e ética organizacional. 

  • Primeiro passo é identificar ...

    Artigo:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2016000100018

    o Psicólogo é um profissional que, dentre várias atribuições, tem o compromisso de enfrentar o assédio moral, quando inserido profissionalmente em organizações de trabalho. Esta constatação encontra subsídios no Código de Ética Profissional do Psicólogo (Conselho Federal de Psicologia [CFP], 2005), quando refere, em seus princípios fundamentais I e II que, o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. No mesmo sentido, ainda leva-se em conta o Manual de Atribuições do Psicólogo no Brasil (CFP, 1992), ao mencionar que o profissional da psicologia deverá pautar seu trabalho no respeito à dignidade e integridade do ser humano.

    Nos casos citados, o trabalhador foi colocado enquanto responsável pela situação vexatória a que foi submetido. Infelizmente, na prática, não são menos frequentes as situações em que a vítima de assédio moral é responsabilizada (Hirigoyen, 2005b), muitas vezes, sob a alegação de problemas relacionados à sua personalidade e fragilidade emocional, como também é citado em estudos como o de Vartia (1996). Entretanto, já é sabido que a personalidade do assediado pode ser considerada menos relevante frente ao assédio moral (Leymann, 1992), estando os fatores organizacionais e psicossociais à frente das discussões sobre as causas do fenômeno, como já discutido neste artigo.

  •  

     Erro da C : compreender a dinâmica da relação de trabalho da equipe e intervir com base nas características de personalidade de cada um dos envolvidos. >> E a base na Ética?

     

  • Assédio Moral - Papel do Psicólogo

    --> identificar agentes causais

    --> intervir na situação-problema, considerando-se as relações interpessoais, o clima, a cultura, a gestão e ética organizacional.


ID
2355847
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Hirigoyen (2002, p. 17), o “assédio moral no trabalho é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral NÃO é limitado à agressão vertical de supervisores sobre subordinados. Pode ser também de subordinados para supervisores (ascendente) ou entre pares (horizontal). 

    Gabarito: D

  • A própria frase da alternativa D é contraditória. A alternativa inicia afirmando: "o assédio moral no trabalho é limitado à agressão vertical de supervisores sobre subordinados". E ao final da alternativa afirma-se que: "as diferenças nas relações de poder requeridas para o assédio moral no trabalho também podem ocorrer entre pares". Ao afirmar que o assédio moral pode ocorrer entre pares, significa que este não precisa se dar necessariamente entre um superior e um subordinado. Assim, a questão inicia com uma premissa e finaliza com outra. Logo, ela está INCORRETA! Nem precisaria dominar a teoria para responder, bastava estar atendendo a coerência textual.


ID
2364808
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na literatura há várias definições de assédio moral no trabalho. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao assédio moral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E - Não é comportamento apropriado e sim comportamento abusivo/hostil.

     

    “Qualquer conduta abusiva, (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.)”

  • Definições de assédio moral

    --> Perseguir repetidamente o colega, subordinado ou superior

    --> Tentativas repetidas de um indivíduo atormentar o outro.

    --> Repetição de comportamentos abusivos.

    --> Intimidar repetidamente incomodando uma pessoa.


ID
2382340
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No nível organizacional são vários os efeitos nocivos do assédio moral no trabalho, dentre eles, por exemplo, o aumento dos casos de estresse e

Alternativas
Comentários
  • DEPRESSÃO.

     

    GABARITO D

  • Pensei que os outros transtornos são mais graves para serem desencadeados por um assédio...  obs: esses comentários são para estudo de concurso, não leve eles tão à sério rsrs

  • Consequências do assédio moral - principais sintomas

    • angústia, crises de choro, mal-estar;

    • enxaquecas, dores generalizadas;

    • palpitações, tonturas e tremores;

    • sentimento de culpa;

    • perda da autoestima;

    • diminuição da libido;

    • insônia ou sonolência excessiva;

    • depressão e ansiedade;

    • alterações exageradas no peso;

    • aumento no consumo de bebidas alcoólicas e drogas;

    • isolamento, tristeza, redução da capacidade de se relacionar;

    • pensamentos e até tentativas de suicídio;

    • cansaço exagerado, falta de interesse pelo trabalho, irritação constante;

    • alteração da capacidade de concentração e memória;

    • disfunção do estado de alerta, pensamentos repetitivos;

    • sentimento de revolta e fracasso, sede de vingança.


ID
2465671
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o estresse no trabalho.

( ) Uma forma de prevenir o estresse é evitar as tarefas múltiplas e repetitivas.

( ) O tratamento do estresse é exclusivamente a indicação de repouso.

( ) Raramente é possível estabelecer relação entre o estresse e o assédio moral

( ) Boas condições de trabalho podem evitar o estresse.

De acordo com as afirmações, qual é a sequência correta?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    (V ) Uma forma de prevenir o estresse é evitar as tarefas múltiplas e repetitivas.

    ( F) O tratamento do estresse é exclusivamente a indicação de repouso.

    ( F) Raramente é possível estabelecer relação entre o estresse e o assédio moral

    (V ) Boas condições de trabalho podem evitar o estresse.


ID
2526211
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral organizacional contempla interações entre o indivíduo e a organização ou a administração da empresa, as quais utilizam de violência e da hostilização, na formulação de procedimentos e políticas organizacionais, de modo

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    leitura recomendada: 

    A COMPREENSÃO JURÍDICA DAS POLÍTICAS DE METAS COMO INSTRUMENTO PARA O ASSÉDIO MORAL ORGANIZACIONAL

    http://www.revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/viewFile/1910/1448

    "...o assédio organizacional está intimamente ligado à organização e não a um sujeito específico; são os próprios métodos de gestão adotados pela empresa que serão instrumentos para o assédio organizacional."  (P.04)

  • O assédio moral organizacional contempla interações entre o indivíduo e a organização ou a administração da empresa, as quais utilizam de violência e da hostilização, na formulação de procedimentos e políticas organizacionais, de modo continuado e crônico, na forma de mecanismos de gestão abusivos, sem necessariamente existir um agressor personalizado.

  • O assédio moral organizacional compreende, um conjunto sistemático de práticas reiteradas, provindas dos métodos de gestão empresarial, que tem por finalidade atingir determinados objetivos empresariais relativos ao aumento de produtividade e à diminuição do custo do trabalho, por meio de pressões, humilhações e constrangimentos aos trabalhadores na empresa.

     

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/22919/assedio-moral-organizacional

  • Lis Andréa Pereira Soboll, a respeito da terminologia empregada para designar este tipo de violência psicológica afirma que “a expressão organizacional associada ao assédio tem o propósito de destacar que esse tipo de prática se estrutura a partir das estratégias de gestão e divisão do trabalho, ou seja, depende principalmente da maneira como o trabalho está organizado” (SOBOLL, 2008, p. 86). 

    https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/viewFile/1910/1448

  • Assédio Moral Organizacional

     --> conjunto sistemático de práticas reiteradas, provindas dos métodos de gestão empresarial, que tem por finalidade atingir determinados objetivos empresariais relativos ao aumento de produtividade e à diminuição do custo do trabalho, por meio de pressões, humilhações e constrangimentos aos trabalhadores na empresa

    --> contempla interações entre o indivíduo e a organização ou a administração da empresa, as quais utilizam de violência e da hostilização, na formulação de procedimentos e políticas organizacionais, de modo continuado e crônico, na forma de mecanismos de gestão abusivos, sem necessariamente existir um agressor personalizado.

    --> o assédio organizacional está intimamente ligado à organização e não a um sujeito específico; são os próprios métodos de gestão adotados pela empresa que serão instrumentos para o assédio organizacional


ID
2538817
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando nos deparamos com a chamada Violência Velada (MESSA, 2010), encontramos o conceito de Assédio Moral e Assédio Sexual. O Assédio Sexual faz parte do Assédio Moral e é definido na Lei 10.224, de 15 de maio de 2001. O Assédio Moral é um fenômeno mundial e atual. Levando-se em consideração esses dois tipos de Violência Velada, analise as afirmativas abaixo:


I. O Assédio Sexual ocorre somente no ambiente de trabalho.

II. De acordo com GUIMARÃES; RIMOLI (2006, apud MESSA), o Assédio Moral ascendente é quando a pessoa com poder assedia outra pessoa de nível hierárquico inferior.

III. Para LEYMANN (1990, apud MESSA), o Assédio Moral passa por quatro fases. Uma delas é a Fase de Mobbing em que a empresa faz uma intervenção.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I. O Assédio Sexual ocorre somente no ambiente de trabalho. Falso. Pode ocorrer en relação de ascendência, onde há qualquer situação de superioridade, podendo incluir desde o relacionamento entre pais e filhos, como em ambito docente ou eclisiático.

    II. De acordo com GUIMARÃES; RIMOLI (2006, apud MESSA), o Assédio Moral ascendente é quando a pessoa com poder assedia outra pessoa de nível hierárquico inferior. Falso. Nível de superioridade.

    III. Para LEYMANN (1990, apud MESSA), o Assédio Moral passa por quatro fases. Uma delas é a Fase de Mobbing em que a empresa faz uma intervenção. Falso. Mobbing é quando há uma pluralidade de agressores.

  • I. O Assédio Sexual ocorre somente no ambiente de trabalho.

    II. De acordo com GUIMARÃES; RIMOLI (2006, apud MESSA), o Assédio Moral ascendente é quando a pessoa com poder assedia outra pessoa de nível hierárquico inferior.

    III. Para LEYMANN (1990, apud MESSA), o Assédio Moral passa por quatro fases. Uma delas é a Fase de Mobbing em que a empresa faz uma intervenção.

  • Leymann , o "pai do mobbing" define assim:

    "como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pesso

  • I. O Assédio Sexual ocorre somente no ambiente de trabalho. Falso. Pode ocorrer em outros ambientes.

    II. De acordo com GUIMARÃES; RIMOLI (2006, apud MESSA), o Assédio Moral ascendente é quando a pessoa com poder assedia outra pessoa de nível hierárquico inferiorFalso. É quando uma pessoa que pertence a um nível hierárquico superior, se vê agredida por um ou vários subordinados. Exemplo: Quando alguém de fora é introduzida na empresa em um cargo superior e seus subordinados não gostam dele.

    III. Para LEYMANN (1990, apud MESSA), o Assédio Moral passa por quatro fases. Uma delas é a Fase de Mobbing em que a empresa faz uma intervenção. Falso. Mobbing (assédio psicológico) reduz a saúde psicológica e física de suas vítimas e afeta negativamente o seu bem-estar e a eficiência de outros trabalhadores, ao mesmo tempo em que instala.


ID
2581267
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O rompimento de vínculos de relações fundamentais para manutenção e fortalecimento da subjetividade humana nas organizações pode desencadear vários problemas e entre eles está aquele que pode ser entendido como a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho. As relações desumanas e aéticas, nas quais predominam os desmandos, a manipulação do medo, a competitividade desenfreada e os programas de qualidade total associados à produtividade e dissociados da Qualidade de Vida no Trabalho podem também desencadear este tipo de problema muito comum no mundo do trabalho e já reconhecido até no âmbito jurídico. Esse problema é chamado de

Alternativas

ID
2605459
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral no trabalho pode ser considerado como um problema de saúde pública no mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na União Europeia, cerca de 9% dos trabalhadores convivem com o tratamento tirânico de seus patrões e superiores. No Brasil, há uma proli- feração de situações de assédio moral no trabalho e a incidência chega a 15,2%. Acerca do assédio moral no trabalho, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Assédio Moral:

    Objetiva a destruição da vítima

    Só acaba quando produz danos psiquicos a vítima

    Não oferece nenhum tipo de benefício para a vitima

    Necessita ser um comportamento recorrente

    É fruto da inveja

    Pode ou não ter diferença hierárquica


ID
2625514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Ilustram ações de prevenção ao assédio moral a redução do nível de formalidade do processo de decisão, o aperfeiçoamento do grau de organização do ambiente de tarefas do órgão, o treinamento de lideranças e a divulgação de regras explícitas de enfrentamento e punição dos casos de assédio moral.

Alternativas
Comentários
  • Realmente, pode ter prevenção, mas não acabará. Pode isso a questão está correta!

    O que não falta é chefe cara de concreto!

  • Pra quem eventualmente ficou com a mesma dúvida que eu a respeito do nível de formalidade do processo de decisões:

    Também o peso de certas organizações, ou de empresas excessivamente hierarquizadas, permite a alguns indivíduos assediar outros com total impunidade (HIRIGOYEN, 2001). Einarsen e Skogstad (1996) apontaram que o nível de formalidade do processo de decisão nessas empresas torna os indivíduos menos visíveis, reduzindo os riscos de o assediador ser identificado, punido e socialmente condenado.

  • Vamos analisar a questão:

    De acordo com a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral do Tribunal Superior do Trabalho, existem várias formas de prevenir o assedio moral no trabalho, mas a principal é a informação. Garantir que todos saibam o que é assédio moral e quais são os comportamentos e ações aceitáveis no ambiente de trabalho contribui para a  redução e até para a eliminação dessa prática.
    Veja algumas medidas de prevenção indicadas na cartilha:  

    - Incentivar a efetiva participação de todos os colaboradores na vida da empresa, com definição clara de tarefas, funções, metas e condições de trabalho; 

    - Instituir e divulgar um código de ética da instituição, enfatizando que o assédio moral é  
    incompatível com os princípios organizacionais; 

    - Promover palestras, oficinas e cursos sobre o assunto; 

    - Incentivar as boas relações no ambiente de trabalho, com tolerância à diversidade de perfis profissionais e de ritmos de trabalho;  

    - Ampliar a autonomia para organização do trabalho, após fornecer informações e recursos necessários para execução de tarefas; 

    - Reduzir o trabalho monótono e repetitivo; 

    - Observar o aumento súbito e injustificado de absenteísmo (faltas ao trabalho); 

    - Realizar avaliação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho; 

    - Garantir que práticas administrativas e gerenciais na organização sejam aplicadas a todos os colaboradores de forma igual, com tratamento justo e respeitoso;  

    - Dar exemplo de comportamento e condutas adequadas, evitando se omitir diante de situações  de assédio moral; 

    - Oferecer apoio psicológico e orientação aos colaboradores que se julguem vítimas de assédio moral; e 

    - Estabelecer canais de recebimento e protocolos de encaminhamento de denúncias.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.

ID
2625517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.


O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal prevenirá os casos de assédio moral, uma vez que, instituídos objetivos de trabalho interdependentes, o compartilhamento de responsabilidades pelos resultados e o esforço coletivo serão incentivados.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar o gabarito?

  • Avaliar o desempenho nada mais é do que fornecer um feedback construtivo, tanto no dia-a-dia quanto nas reuniões formais para esse fim, além de estabelecer com muita clareza e de forma prévia e participativa os resultados a serem perseguidos, tanto pelos indivíduos quanto pela instituição. Por outro lado, observa-se que relações de trabalho marcadas por pressão psicológica, escassez de informações, falta de treinamento, coação, desvalorização, ironia, ausência de autonomia, autoritarismo, ausência de feedback, discriminação e perseguição tem sido um campo propício para o crescimento do assédio moral no trabalho.  

    Especialistas apontam três premissas para que a avaliação de desempenho seja reconhecida como justa e legítima: a) Critérios e regras devem partir de uma negociação a priori; b) Não pode haver dúvida quanto ao que significa sucesso e fracasso na avaliação c) Necessidade de aperfeiçoar permanentemente o sistema.

    Acredito que o erro esteja em dizer que a avaliação de desempenho grupal prevenirá o assédio moral. A avaliação tem que ser pensada de forma que se evite esse assédio, mas o fato dela ser grupal por si só não garante que ele nao vá ocorrer.

  • O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal  NÃO prevenirá os casos de assédio moral.

  • GAB: ERRADO

     

    Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.

     

    Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

     

    O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal prevenirá os casos de assédio moral (O QUE VAI PREVINIR SÃO AS AÇÕES DE PREVENÇÃO) , uma vez que, instituídos objetivos de trabalho interdependentes, o compartilhamento de responsabilidades pelos resultados e o esforço coletivo serão incentivados.

  • Pode prevenir e não previnirá.

  • Para se combater e previnir o assédio moral nas organizações existem intervenções que podem ser implantadas no nível legislativo, com normas internas e legislações específicas; e no administrativo, com treinamentos gerais envolvendo política de comunicação, gerenciamento do estresse e conscientização de comportamentos negativos no trabalho, ou envolvendo o desenvolvimento de habilidades da vítima no trato do assédio, além de ações proativas como a criação de comissões para mediação e investigação do assédio acompanhadas da possibilidade de punição para os assediadores.
    Uma estratégia que envolva tanto intervenções organizacionais para prevenir e resolver os incidentes de assédio, quanto mecanismos legislativos fortes que permitam a compensação e a recomposição das vítimas tem se mostrado a forma mais efetiva de enfrentar tal problema.
    O assédio moral no trabalho está relacionado ao modus de interação entre colaboradores e gestores. Espaços de trabalho marcados por pressão psicológica, comunicação falha, falta de treinamento, coação, desvalorização, falta de autonomia e autoritarismo são campos férteis para o crescimento desse tipo de problema.
    Sendo a avaliação de desempenho um processo que objetiva fornecer um feedback construtivo, além de estabelecer acordos prévios e claros na formulação das metas a serem alcançadas, podemos entendê-la como uma ferramenta para melhoria da comunicação e, consequentemente, das relações na organização. E podemos sim apontá-la como instrumento que poderá ajudar a previnir os problemas de asseio moral. Mas não dizer como certa tal efetividade, visto ser esse um problema de grande complexidade e que exige ações em vários âmbitos para o seu combate, como visto acima.

    GABARITO: ERRADO

  • O estabelecimento da avaliação de desempenho grupal prevenirá os casos de assédio moral (não mesmo, são coisas distintas, o que a avaliação de desempenho pode fazer é, no máximo, um feedback, que não contribuirá com questões de assédio moral, ela se refere a DESEMPENHO/PRODUTIVIDADE/RELAÇÃO COM OS COLEGAS DE TRABALHO), uma vez que, instituídos objetivos de trabalho interdependentes, o compartilhamento de responsabilidades pelos resultados e o esforço coletivo serão incentivados.


ID
2625520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.


A instalação de uma ouvidoria que acolha os supostos casos de assédio moral deverá ser precedida pelo treinamento dos servidores ali alocados, os quais deverão ser capazes de diferenciar a exposição recorrente dos servidores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes de outras que não configuram assédio moral, tais como pressão por resultados, conflito velado e desentendimentos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Como a questão mesmo afirma, é necessário que haja um treinamento a fim de que as pessoas que atuem na ouvidoria possam identificar o que é assédio moral e o que são pressões/exigências atrelas ao trabalho. Isso se justifica pelo fato de que a caracterização do assédio ser algo sem um consenso teórico sedimentado. Baseado nisso, podemos tomar como características possíveis:

    ---------Repetição sistemática: perseguições devem ser rotineiras ou seguir um padrão identificado

    ---------Intencionalidade: o assediador apresenta uma conduta explícita de prejuízo ao assediado

    ---------Direcionalidade: em conjunto de pessoas, situações semelhantes não são direcionadas aos demais, sendo assim, o assediado se torna alvo corriqueiro do assediador;

    ---------Temporalidade - os comportamentos de assédio devem ser recorrentes e não algo pontual

  • Vamos analisar a questão:

    De acordo com a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral do Tribunal Superior do Trabalho,  são atitudes que caracterizam o assédio: 

    - Retirar a autonomia do colaborador ou contestar, a todo o momento, suas decisões; 

    - Sobrecarregar o colaborador com novas tarefas ou retirar o trabalho que habitualmente competia a ele executar, provocando a sensação de inutilidade e de incompetência; 

    - Ignorar a presença do assediado, dirigindo-se apenas aos demais colaboradores; 

    - Passar tarefas humilhantes; 

    - Gritar ou falar de forma desrespeitosa; 

    - Espalhar rumores ou divulgar boatos ofensivos a respeito do colaborador; 

    - Não levar em conta seus problemas de saúde; 

    - Criticar a vida particular da vítima; 

    - Atribuir apelidos pejorativos; 

    - Impor punições vexatórias (dancinhas, prendas); 

    - Postar mensagens depreciativas em grupos nas redes sociais; 

    - Evitar a comunicação direta, dirigindo-se à vítima apenas por e-mail, bilhetes ou terceiros e outras formas de comunicação indireta; 

    - Isolar fisicamente o colaborador para que não haja comunicação com os demais colegas; 

    - Desconsiderar ou ironizar, injustificadamente, as opiniões da vítima; 

    - Retirar cargos e funções sem motivo justo; 

    - Impor condições e regras de trabalho personalizadas, diferentes das que são cobradas dos outros profissionais; 

    - Delegar tarefas impossíveis de serem cumpridas ou determinar prazos incompatíveis para finalização de um trabalho; 

    - Manipular informações, deixando de repassá-las com a devida antecedência necessária para que o colaborador realize suas atividades; 

    - Vigilância excessiva; 

    - Limitar o número de vezes que o colaborador vai ao banheiro e monitorar o tempo que lá ele permanece; 

    - Advertir arbitrariamente; e 

    - Instigar o controle de um colaborador por outro, criando um controle fora do contexto da  estrutura hierárquica, para gerar desconfiança e evitar a solidariedade entre colegas.

    E diferenciar como não assédio:

    - Exigências profissionais - Exigir que o trabalho seja cumprido com eficiência e estimular o cumprimento de metas não é assédio moral. Toda atividade apresenta certo grau de imposição a partir da definição de tarefas e de resultados a serem alcançados. No cotidiano do ambiente de trabalho, é natural existir cobranças, críticas e avaliações sobre o trabalho e o comportamento profissional dos colaboradores. Por isso, eventuais reclamações por tarefa não cumprida ou realizada com displicência não configuram assédio moral. 

    - Aumento do volume de trabalho - Dependendo do tipo de atividade desenvolvida, pode haver períodos de maior volume de trabalho. A realização de serviço extraordinário é possível, se dentro dos limites da legislação e por necessidade de serviço.  A sobrecarga de trabalho só pode ser vista como assédio moral se usada para desqualificar especificamente um indivíduo ou se usada como forma de punição. 

     - Uso de mecanismos tecnológicos de controle - Para gerir o quadro de pessoal, as organizações cada vez mais se utilizam de mecanismos tecnológicos de controle, como ponto eletrônico. Essas ferramentas não podem ser consideradas meios de intimidação,  uma vez que servem para o controle da frequência e  da assiduidade dos colaboradores.  

    - Más condições de trabalho - A condição física do ambiente de trabalho (ambiente pequeno e pouco iluminado, por exemplo) não representa assédio moral, a não ser que o profissional seja colocado nessas condições com o objetivo de desmerecê-lo frente aos demais. 

    O treinamento dos responsáveis para o atendimento das vítimas nas ouvidoria é crucial para um melhor direcionamento e tratamento dos casos.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.


ID
2636824
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No contexto do trabalho o Equal Employment Opportunity CommissionEEOC (Comissão para a Promoção de Iguais Oportunidades de Trabalho) é um órgão do governo dos Estados Unidos que existe desde a década de 1980 e emprega diretrizes para inibir discriminação baseada em sexo/gênero e promover a igualdade de oportunidades. No Brasil, não há formalmente um órgão ou entidade semelhante, mas há legislação para inibir ou coibir situações, por exemplo, de assédio, as quais trazem consequências tanto físicas quanto psicológicas para quem o sofreu. A respeito do assédio sexual no trabalho é correto afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • O assédio sexual pressupõe uma diferença hierárquica, conforme se depreende do art. 216 A do Código Penal: Constranger alguém, com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercíco de emprego, cargo ou função. Pena: detenção: 1 a 2 anos.

     

    Não entendi porque o gabarito é a B.

  • desnível: diferença, desigualdade com relação a uma escala de valores.

  • gabarito: B

    A: qualquer tipo de conduta física empregada por parte de um líder ou gestor no contexto organizacional visando favorecimento sexual mediante contratação ou promoção de carreira. (errado, pois limitou só aos chefes e o assedio sexual também pode ser cometido por um colega de trabalho)

    B: qualquer tipo de conduta verbal e/ou física que constranja e crie um ambiente de trabalho intimidativo, sem a obrigatoriedade de haver desnível de poder, com intuito de obter favorecimento sexual. (correto)

    C: o conjunto de condutas verbais e físicas em uma organização qualquer, que constranjam e criem um ambiente de trabalho intimidativo, visando favorecimento sexual mediante contratação ou promoção de carreira. (

    D: o conjunto de condutas físicas empregadas com intuito de obter favorecimento sexual em troca das decisões sobre contratação ou promoção em uma organização qualquer, sendo desagradável e depreciativo às vítimas. ( Limitou a somente condutas físicas)


ID
2638870
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o que se caracteriza pelo abuso de poder de forma repetida e sistematizada.

Alternativas
Comentários
  • De forma objetiva, o gabarito é o B.

    Fundamentação: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3176/Assedio-moral-no-trabalho-e-o-principio-da-dignidade-da-pessoa-humana 
    https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3176/Assedio-moral-no-trabalho-e-o-principio-da-dignidade-da-pessoa-humana

  • Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

     

    Tipos de assédio

     

    Assédio descendente

    É o tipo mais comum de assédio. Se dá de forma vertical, de cima (chefia) para baixo (subordinados). Seu principal objetivo é desestabilizar o trabalhador, de forma que este produza mais por menos, sempre com a impressão de que não está atingindo os objetivos da empresa, que, na maioria das vezes, já foram ultrapassados.

     

    Assédio ascendente

    Tipo mais raro de assédio, se dá de forma vertical, mas de baixo (subordinados) para cima (chefia). É mais difícil de acontecer, pois geralmente é praticado por um grupo contra a chefia, já que dificilmente um subordinado isoladamente conseguiria desestabilizar um superior. A principal causa são subordinados com ambição excessiva. Geralmente, existe um ou dois funcionários que influenciam os demais, objetivando alcançar o lugar do superior.

     

    Assédio paritário

    Ocorre de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um membro - parceiro. Seu principal objetivo é eliminar concorrentes, principalmente quando este indivíduo vem se destacando com frequência perante os superiores.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ass%C3%A9dio_moral

  • Rapas essa banca é viajada de mais, voçê não tem um norte, nem um fundamento;;; triste

     

  • infelizmente, tive que aprender na pele.

  • Alguma estagiária da AOCP quis dar uma indireta pra alguém...

  • Link:

    .

    O abuso do poder, de forma repetida e sistematizada durante um período longo de tempo, constitui a principal característica do assédio moral, configurando a prática da perversidade no local de trabalho ...

    .

    Mas a questão subjetiva, mas é bom ler esse artigo para clarear as ideias.

  • Cespe? Que nada.

    Tenho medo é da AOCP.


ID
2693683
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um diretor assume uma área, tendo como equipe apenas um gerente altamente qualificado. Ao longo de um ano o diretor nunca se reuniu com esse gerente, nem compartilhou a reestruturação implementada, ou repassou informações importantes, blindando-o do contato com demais membros da diretoria e de reuniões estratégicas, mesmo quando os funcionários do nível abaixo eram convocados. Com base na descrição do cenário descrito, há indícios claros de tratar-se de

Alternativas
Comentários
  • Um diretor assume uma área, tendo como equipe apenas um gerente altamente qualificado. Ao longo de um ano o diretor nunca se reuniu com esse gerente, nem compartilhou a reestruturação implementada, ou repassou informações importantes, blindando-o do contato com demais membros da diretoria e de reuniões estratégicas, mesmo quando os funcionários do nível abaixo eram convocados. Com base na descrição do cenário descrito, há indícios claros de tratar-se de:


    D) assédio moral, ação abusiva, frequente e intencional.  CERTA!


    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Vamos analisar a questão:


    Qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente contra a dignidade ou integridade psíquica e física de um pessoa, ameaçando seu emprego e degradando o clima de trabalho é considerada assédio moral. Ele acontece de forma contínua e sistematizada, o que torna a sensação de humilhação e constrangimento ainda mais intensa, deixando a vítima progressivamente mais fragilizada psicologicamente, de forma que sua autodefesa e até a capacidade de pedir ajuda se esvaem. Gritos, agressões verbais, insultos, deboches, humilhações, tudo isso pode compor o repertório do assediador, porém, muitas vezes, tal agressão pode se dar uma forma difícil de ser detectada, através de uma postura de silêncio, exclusão e isolamento do assediado. Também incluem-se exigências para além das atribuições profissionais que sobrecarregam os profissionais; ameaças para o cumprimento de metas; e muitas outras formas que podem até mesmo serem julgadas como naturais do ambiente corporativo.


    GABARITO: D

  • Assédio moral

    --> conduta abusiva de comportamentos, ações, palavras, atos, gestos, inclusive de indiferença, que atentem, por sua repetição ou sistematização, contra a personalidade, a dignidade, e a integridade psíquica ou física de um indivíduo ou grupo.

    --> está inserido em uma relação de poder e intimamente ligado à organização do trabalho, com as metas, os turnos, o controle do trabalho, etc

    --> é um processo que se prolonga no tempo, iniciando-se de forma discreta, enredando a vítima aos poucos e desconstruindo sua capacidade de reação, seja por seu isolamento diante dos colegas, seja fazendo-a desacreditar de

    si mesma e pensar que de alguma forma tem culpa por ser atingida.

    Fases do Assédio Moral

    1- isolamento moderado e agressão restrita às condições de trabalho, com consequências semelhantes

    às da sobrecarga ou má organização do trabalho;

    2- o assédio propriamente dito, que aparece quando a pessoa percebe a má intenção de que é objeto e

    intensificam-se elementos como recusa de comunicação,críticas maldosas e públicas, atitudes injuriosas.

    • fazer ameaças profissionais ou pessoais;

    • isolar o trabalhador ou trabalhadora;

    • impedi-lo(a) de se expressar e fazer questionamentos e não explicar o porquê;

    • fragilizar, ridicularizar, menosprezar, constranger, desmoralizar ou inferiorizar em frente aos colegas;

    • desestabilizar emocional e profissionalmente;

    • repetir por várias vezes a mesma ordem para realizar uma tarefa simples, ou dar ordens confusas e contraditórias;

    • sobrecarregar a vítima de trabalho ou impedir a sua continuidade, negando-se informações ou material necessário à execução da tarefa;

    • atribuir ao trabalhador erro imaginário;

    • agressões e ofensas pessoais;

    • dar instruções confusas e imprecisas;

    • querer saber o que estavam conversando ou ameaçar quando há colegas próximos conversando;

    • exigir que se faça horários fora da jornada ou trocar a pessoa de turno, sem avisar previamente;

    • divulgar boatos sobre a moral da vítima;

    • recusar ou ridicularizar laudos médicos;

    • estimular a competitividade e individualismo, discriminando por sexo: cursos de aperfeiçoamento e promoção realizados preferencialmente para os homens, por exemplo;

    • discriminação de salários de acordo com o sexo;


ID
2716462
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral nas organizações não é algo novo, ele existe desde o início das relações trabalhistas. Porém, nas últimas décadas, vem ganhando novas formas e características, em função do novo modelo organizacional das empresas que acaba por induzir a pressão sobre os empregados diante das metas e dos objetivos estratégicos traçados pela empresa.


Com relação ao assédio moral, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O assedio moral não ocorre só no trabalho, ele pode estar presente em diversos tipos de relações interpessoais. O assedio está diretamente ligado à ideia de humilhação, desprezo, que tem por objetivo criar uma situação insustentável para a vitima.

    O assedio moral ocorre desestabilizando a vitima, causando danos psicológicos e dependendo do grau do assedio podendo causar até mesmo danos mais graves. Esta situação constitui um risco invisível à saúde física e psicológica do assediado, uma violência sutil e perversa que leva ao adoecimento e em algumas situações até mesmo ao suicídio da vitima.

    Apesar de invisível, é concreto o risco à integridade, à saúde e até mesmo à vida do trabalhador, porque a humilhação prolongada pode decorrer desde o comprometimento da sua dignidade e seu relacionamento afetivo e social, como evoluir para a sua perturbação mental, incapacidade laborativa, depressão e até mesmo a morte.

    http://controller-rnc.com.br/os-impactos-do-assedio-moral-para-as-organizacoes-e-suas-ferramentas-de-controle/

  • Assédio moral envolve qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente contra a dignidade ou integridade psíquica e física de um pessoa, ameaçando seu emprego e degradando o clima de trabalho. Acontece de forma contínua e sistematizada, o que torna a sensação de humilhação e constrangimento ainda mais intensa, deixando a vítima progressivamente mais fragilizada psicologicamente, de forma que sua autodefesa e até a capacidade de pedir ajuda se esvaem. Gritos, agressões verbais, insultos, deboches, humilhações, tudo isso pode compor o repertório do assediador, porém, muitas vezes, tal agressão pode se dar uma forma difícil de ser detectada, através de uma postura de silêncio, exclusão e isolamento do assediado. Também incluem-se exigências para além das atribuições profissionais que sobrecarregam os profissionais; ameaças para o cumprimento de metas; e muitas outras formas que podem até mesmo serem julgadas como naturais do ambiente corporativo.

    O assédio moral é um dos principais responsáveis pelo adoecimento psicológico relacionado ao trabalho, sendo precursor de quadros de ansiedade e depressão, principalmente. Ainda que estratégias de cooping pessoais possam promover adaptação melhor de alguns indivíduos, é inegável a relação desse como agente causador de doenças relacionadas ao trabalho, sendo o nexo causal facilmente estabelecido pelos profissionais ligados à saúde do trabalhador.

    Mais frequentemente observado numa direção descendente ou assimétrica (de superiores para subordinados), o assédio moral pode se manifestar em relações horizontais ou simétricas (entre colegas de mesmo nível hierárquico), ou ainda, em casos raros em direções ascendentes (do subordinado ou grupo de subordinados para o hierarquicamente superior), além de poder ser visto em direções mistas, conjugando conduta abusiva do superior e da equipe de trabalho, por exemplo.

    Dessa forma o assédio sempre se dá de entre um agressor e um alvo, personalizado; quando ocorre de maneira institucionalizada, com práticas abusivas instituídas organizacionalmente por meio de formulações e da execução de procedimentos, políticas e mecanismos de gestão que se baseiam em violência e hostilização contra a maioria ou toda a equipe de trabalho, sem um alvo definido, esse é identificado como assédio organizacional.

    Por fim, assédio moral e assédio sexual são tipologias de uma forma maior de problema organizacional identificado como abuso de poder, e não necessariamente se manifestam conjuntamente.

    GABARITO: C

  • "como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho" (Leymann, 1990, p. 121).


ID
2719753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho dos psicólogos nas organizações se faz cada vez mais importante dada a crescente ocorrência de casos de assédio moral no trabalho. Acerca desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral é definido como uma modalidade de agressão psicológica, independente do meio utilizado (textos, postagens nas redes sociais, e-mails, gestos e atitudes). No ambiente de trabalho, essa agressão, de caráter continuado, expõe o indivíduo a situações humilhantes e, por isso, constrangedoras do ponto de vista social. A iniciativa guarda, portanto, relação direta com o comportamento do indivíduo nas organizações e estilo da gestão (ALKIMIN, 2013; GUIMARAES e RIMOLI, 2006; NEGRI, 2011).

  • O gabarito não é a letra "b" ?

  • Leymann , o "pai do mobbing" define assim:

    "como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pesso

  • Leymann , o "pai do mobbing" define assim:

    "como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pesso

  • Homem Aranha concurseiro, o gabarito é a letra C

  • A alternativa B cita uma situação mais episódica. Para realmente se caracterizar assédio moral, é preciso que a prática seja recorrente e direcionada.
  • Gabarito: C

    O trabalho dos psicólogos nas organizações se faz cada vez mais importante dada a crescente ocorrência de casos de assédio moral no trabalho...., assinale a opção correta

    Diagnósticos psicossociais podem subsidiar programas preventivos de atenção à saúde dos trabalhadores uma vez que avaliam aspectos, a exemplo da interação social e da organização do trabalho, que podem representar riscos nocivos para os trabalhadores.

  • O assédio moral pode ser praticado por colega de trabalho de qualquer nível hierárquico?

  • A resposta do gabarito é sobre saúde do trabalhador, não sobre assédio moral. Mais um disparate da banca do CESPE.

ID
2721172
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao assédio moral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Marie-France Hirigoyen, psiquiatra e psicanalista, popularizou o termo assédio moral. Segundo Hirigoyen, o assédio em local de trabalho está ligado a qualquer conduta abusiva em relação a uma pessoa (seja por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritas) que possa acarretar dano à sua personalidade, à sua dignidade ou mesmo à sua integridade física ou psíquica, podendo acarretar inclusive perda de emprego ou degradação do ambiente de trabalho em que a vítima está inserida. 

  • O conceito está incompleto, faltou mencionar a repetição ou sistematização que é condição essencial para configurar assédio.

  • Qual o erro da D?

  • Creio que o erro da D seja a falta de legislação específica.

  • O erro da D pode ser identificado no seguinte trecho:

    "Soma-se a isso, a falta de uma legislação específica para o instituto do assédio moral o que significa a desproteção legal do empregado assediado."

    Há proteção legal para os empregos.


ID
2795845
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cláudia recebeu uma mensagem de seu gerente, com o seguinte texto: “Jantamos juntos essa noite e você continua trabalhando aqui, que tal ?”


Sobre as situações de assédio sexual no ambiente de trabalho, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Assédio Sexual -

    Art. 216-A do CP:  constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função".

    Fonte: Agência Senado

    LETRA A - Errada, pois não temos somente assédio de homens para com mulheres.

    LETRA B - Errada - assédio sexual não depende da consumação do ato sexual.

    LETRA C - Errada - Como citado pela Lei em apreço, não necessariamente há condição hierárquica.

    LETRA D - Errada - A roupa da vítima ou seu silêncio não justifica ou desqualifica o assédio .


ID
2795887
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que define, corretamente, “mobbing”.

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral ou mobbing é uma forma de pressão psicológica ou moral. O termo é empregado para descrever as situações de perseguição das quais são submetidas algumas pessoas em seu ambiente de trabalho.


    ... Via conceitos.com: https://conceitos.com/mobbing/

  • Leymann , o "pai do mobbing" define assim:

    "como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho" (Leymann, 1990, p. 121).

    Gabarito: C

  • Código Eleitoral:

    DO PROCESSO DAS INFRAÇÕES

           Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública.

           Art. 356. Todo cidadão que tiver conhecimento de infração penal dêste Código deverá comunicá-la ao juiz eleitoral da zona onde a mesma se verificou.

           § 1º Quando a comunicação fôr verbal, mandará a autoridade judicial reduzi-la a têrmo, assinado pelo apresentante e por duas testemunhas, e a remeterá ao órgão do Ministério Público local, que procederá na forma dêste Código.

           § 2º Se o Ministério Público julgar necessários maiores esclarecimentos e documentos complementares ou outros elementos de convicção, deverá requisitá-los diretamente de quaisquer autoridades ou funcionários que possam fornecê-los.

           Art. 357. Verificada a infração penal, o Ministério Público oferecerá a denúncia dentro do prazo de 10 (dez) dias.

           § 1º Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento da comunicação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa da comunicação ao Procurador Regional, e êste oferecerá a denúncia, designará outro Promotor para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

           § 2º A denúncia conterá a exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

           § 3º Se o órgão do Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal representará contra êle a autoridade judiciária, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal.

           § 4º Ocorrendo a hipótese prevista no parágrafo anterior o juiz solicitará ao Procurador Regional a designação de outro promotor, que, no mesmo prazo, oferecerá a denúncia.

           § 5º Qualquer eleitor poderá provocar a representação contra o órgão do Ministério Público se o juiz, no prazo de 10 (dez) dias, não agir de ofício.

           Art. 358. A denúncia, será rejeitada quando:

           I - o fato narrado evidentemente não constituir crime;

           II - já estiver extinta a punibilidade, pela prescrição ou outra causa;

           III - fôr manifesta a ilegitimidade da parte ou faltar condição exigida pela lei para o exercício da ação penal.

           Parágrafo único. Nos casos do número III, a rejeição da denúncia não obstará ao exercício da ação penal, desde que promovida por parte legítima ou satisfeita a condição.


ID
2915857
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral é entendido como a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetidas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício das funções profissionais. Sobre a relação do assédio moral com a saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D)

    A violência moral da situação de assédio tem repercussões sobre a saúde mental e pode culminar no desenvolvimento de transtornos mentais e físicos.

  • O que está errado na B?

  • A

    Não há uma relação direta entre as situações de violência e assédio e os adoecimentos. (ERRADA, pois há sim uma relação direta)

    B

    As situações de assédio ou violência devem ser imediatamente relatadas à chefia ou à área de gestão de pessoas, para que não se torne um agravo à saúde. (ERRADA, não necessariamente as situações devem ser IMEDIATAMENTE relatadas)

    C

    O assédio é uma experiência concreta, vivida objetivamente, e quando recorrente pode levar ao adoecimento psíquico (ERRADA, pois nem sempre o sofrimento da pessoa é concreto ou objetivo)

    D

    A violência moral da situação de assédio tem repercussões sobre a saúde mental e pode culminar no desenvolvimento de transtornos mentais e físicos (CORRETA)

    E

    As manifestações sintomáticas correlatas ao assédio e à violência no trabalho são iguais em homens e mulheres (ERRADA, mulheres sofrem mais assédio e violência no trabalho do que homens).


ID
2917552
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às situações de assédio moral, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Assédio Moral = É a exposição a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias (mas também pode ocorrer entre pares). , em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração,

  • COMO NÃO? SE ALGUÉM PASSAR A MÃO E MIM UMA VEZ, NÃO É ASSÉDIO? AH, TA DE BRINCADEIRA

  • Hostil é um adjetivo que define sentimento, pessoa ou ambiente que contraria os padrões de convivência sociável. Ou seja: tudo aquilo que se opõe aos critérios de boa convivência é consideradohostil. A palavra hostil vem do termo em latim “hostis” que quer dizer inimigo

  • Acho que a A poderia ser correta também

ID
2942575
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A violência no ambiente de trabalho implica em custos consideráveis para os indivíduos em termos de saúde, em relação a seu emprego, e para a organização, dado o impacto causado pelo absenteísmo, baixa na produtividade e rotatividade de pessoal. O combate à violência no trabalho traz benefícios ao indivíduo, à organização e à sociedade como um todo. Leyman, citado por Guimarães e Rimoli, descreve o fenômeno mobbing como:

Alternativas
Comentários
  • "Leymann (1996, p. 172) descreve o fenômeno como "um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável" e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. Somente se estas ações forem realizadas propositalmente, freqüentemente e por muito tempo podem ser chamadas de "mobbing". Suárez (2002) acrescenta um quarto mecanismo aos citados por Leymann: a manipulação das contrapartidas laborais" (GUIMARÃES & RIMOLI, 2006).

    É também definido aqui no Brasil como assédio moral ou assédio psicológico.

  • Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Adriana Odalia Rimoli, em seu artigo “'Mobbing' (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional", apresentam a definição de mobbing proposta por Leymann (1996, p. 172) que o define como um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. As ações devem ser realizadas propositalmente, frequentemente e por muito tempo para serem classificadas como mobbing.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200008




    GABARITO: A

  • GABARITO: A

    Leyman, citado por Guimarães e Rimoli, descreve o fenômeno mobbing como: conflito cuja ação visa a manipulação da pessoa no sentido não amigável.

    MOBBING - Assédio moral: é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas.


ID
2942578
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Leyman, citado por Guimarães e Rimoli, o mobbing pode ser analisado por três grupos de comportamentos em que há manipulação da vítima no que se refere:

Alternativas
Comentários
  • "como o fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho" (Leymann, 1990, p. 121).

  • Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Adriana Odalia Rimoli, em seu artigo “'Mobbing' (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional", apresentam a definição de mobbing proposta por Leymann (1996, p. 172) que o define como um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. As ações devem ser realizadas propositalmente, frequentemente e por muito tempo para serem classificadas como mobbing. Suárez (2002) acrescenta um quarto mecanismo aos citados por Leymann: a manipulação das contrapartidas laborais. Vejamos:





    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200008



    GABARITO: B
  • Fonte: “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional Liliana Andolpho Magalhães Guimarães1 Adriana Odalia Rimoli Universidade Católica Dom Bosco


ID
2942581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para um diagnóstico mais completo sobre a existência do mobbing no plano individual, de acordo com Guimarães e Rimoli, é recomendável aplicar, além do Leymann Inventory of Psychological Terrorization – LIPT, uma:

Alternativas
Comentários
  • Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Adriana Odalia Rimoli, em seu artigo “'Mobbing' (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional", apresentam a definição de mobbing proposta por Leymann (1996, p. 172) que o define como um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. As ações devem ser realizadas propositalmente, frequentemente e por muito tempo para serem classificadas como mobbing.

    Ainda segundo Leymann (1997) para se falar em mobbing, o fenômeno deve compreender pelo menos uma das 45 formas de comportamento descritos no Leymann Inventory of Psychological Terrorization (LIPT), desenvolvido e validado pelo autor em 1990: a) ataques à vítima através de medidas organizacionais; b) ataques às relações sociais da vítima, com isolamento social; c) ataques à vida privada da vítima; d) violência física; e) ataques às atitudes da vítima; f) agressões verbais; e g) rumores sobre a reputação da pessoa. Para um diagnóstico mais completo sobre a existência do mobbing no plano individual, além da aplicação do LIPT, recomenda-se a realização de entrevista psicológica individual, a qual pode ser complementada pelo Questionário de Saúde Geral de Goldberg (Pasquali, 1999).

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200008




    GABARITO: D

  • Fonte: “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional Liliana Andolpho Magalhães Guimarães1 Adriana Odalia Rimoli Universidade Católica Dom Bosco


ID
2942584
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Devem ser excluídas do diagnóstico de mobbing, segundo Guimarães e Rimoli, as seguintes situações:

Alternativas
Comentários
  • Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Adriana Odalia Rimoli, em seu artigo “'Mobbing' (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional", apresentam a definição de mobbing proposta por Leymann (1996, p. 172) que o define como um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações que se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos que se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. As ações devem ser realizadas propositalmente, frequentemente e por muito tempo para serem classificadas como mobbing.

    Para delimitar bem o diagnóstico, devem ser excluídos: o estresse causado pela premência de tempo na execução de algum trabalho ou a competitividade empresarial existente, ter um mau dia, manter conflito com um colega e sofrer por causa de um chefe exigente ou perfeccionista. Ficam também descartados os atritos habituais, as tensões e os incidentes isolados que são próprios das organizações modernas nas quais o incremento do grau de interdependência entre os atores leva a numerosas situações de desencontro.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200008




    GABARITO: D

  • Fonte: “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional Liliana Andolpho Magalhães Guimarães1 Adriana Odalia Rimoli Universidade Católica Dom Bosco


ID
2942641
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Guimarães e Rimoli, citando Zapf, Einarsen, Hoel & Vartia, apontam que pesquisas desenvolvidas com o objetivo de investigar os efeitos do mobbing sugerem que esta situação reduz a saúde psicológica e física de suas vítimas. O mobbing afeta, negativamente, o bem-estar não só das vítimas, mas também a eficiência de outros trabalhadores, ao mesmo tempo em que instala o aumento:

Alternativas
Comentários
  • Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Adriana Odalia Rimoli, em seu artigo “'Mobbing' (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional", apresentam a definição de mobbing proposta por Leymann (1996, p. 172) que o define como um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. As ações devem ser realizadas propositalmente, frequentemente e por muito tempo para serem classificadas como mobbing.

    Também citados pelas autoras, Zapf, Einarsen, Hoel & Vartia (2003), apontam que pesquisas desenvolvidas com o objetivo de investigar os efeitos do mobbing sugerem que esta situação reduz a saúde psicológica e física de suas vítimas e afeta negativamente seu bem-estar e a eficiência de outros trabalhadores, ao mesmo tempo em que instala a negligência, o absenteísmo e um aumento expressivo do pedido de licenças médicas e afastamentos por doença.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200008


    GABARITO: E
  • Gabarito: E

    A título de curiosidade, segue a definição de turnover:

    Turnover é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.

    Na área de RH, o cálculo de turnover tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores. Um alto percentual de turnover, dependendo do tipo de atividade da empresa, é um indicador de que algo está errado, sendo necessária avaliação das causas de incapacidade de retenção do pessoal. As empresas de call center são bastante conhecidas por terem uma alta percentagem de turnover, ou seja, rotatividade de funcionários na empresa.

     

    A fórmula clássica para cálculo do turnover é a seguinte: [(nº de demissões + nº admissões)/2] / nº de funcionários (no último do mês anterior). Depois disso, esse valor é multiplicado por 100 para obter a percentagem.

    Turnover também se refere ao volume de negócios de uma empresa em determinado período de tempo ou ainda, à quantidade de ações vendidas no mercado durante um determinado período.

  • Fonte: “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional Liliana Andolpho Magalhães Guimarães1 Adriana Odalia Rimoli Universidade Católica Dom Bosco

  • Porque não aumenta o turnover??


ID
2942644
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dada a sua complexidade, a abordagem do fenômeno social do mobbing requer um enfoque multidisciplinar, tanto em sua conceituação como na intervenção. A intervenção pode se concretizar em dois campos:

Alternativas
Comentários
  • Liliana Andolpho Magalhães Guimarães e Adriana Odalia Rimoli, em seu artigo “'Mobbing' (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional", apresentam a definição de mobbing proposta por Leymann (1996, p. 172) que o define como um conflito cuja ação visa à manipulação da pessoa no sentido não amigável e que essa ação pode ser analisada através de três grupos de comportamentos: 1) um grupo de ações se desenvolve quanto à comunicação com a pessoa atacada, tendendo à interrupção da comunicação; 2) outro grupo de comportamentos se assenta sobre tentativas de denegrir a reputação da pessoa atacada; 3) as ações do terceiro grupo tendem a manipular a dignidade profissional da pessoa agredida. As ações devem ser realizadas propositalmente, frequentemente e por muito tempo para serem classificadas como mobbing.

    Segundo as autoras, para ações de prevenção a tal fenômeno faz-se necessário abordar o mobbing a partir de uma visão sistêmica, global e dinâmica, considerando-o, por sua vez, articulado a um contexto social concreto e determinante. Esta aproximação sistêmica ao mobbing implica em analisar um considerável número de aspectos relacionados ao fenômeno. Dada sua complexidade, a abordagem do fenômeno social do mobbing requer um enfoque multidisciplinar, tanto em sua conceituação como na intervenção para sua prevenção e tratamento. Estas intervenções podem se concretizar em dois campos: a resolução da situação de assédio psicológico e a abordagem das consequências do assédio para o próprio sujeito.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200008


    GABARITO: B

  • Fonte: “Mobbing” (Assédio Psicológico) no Trabalho: Uma Síndrome Psicossocial Multidimensional Liliana Andolpho Magalhães Guimarães1 Adriana Odalia Rimoli Universidade Católica Dom Bosco

  • Gabarito B

    O assédio moral ou mobbing é uma forma de pressão psicológica ou moral. O termo é empregado para descrever as situações de perseguição das quais são submetidas algumas pessoas em seu ambiente de trabalho.


ID
3001324
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Porto de Moz - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o assédio vertical ou descendente é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • acredito que o erro da E é porque isso já não seria um assédio vertical
  • Assédio é o termo utilizado para designar toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa, sendo sua espécie assédio moral, caracterizado por condutas abusivas praticadas pelo empregador direta ou indiretamente, sob o plano vertical ou horizontal, ao empregado, que afetem seu estado psicológico.

    A questão tem embasamento no artigo de Márcia Kazenoh Bruginski, intitulado “Assédio Moral no Trabalho - Conceito, Espécies e Requisitos Caracterizadores de Assédio Moral e Assédio Sexual", no qual a autora afirma que “o empregador é o principal agente causador de violência psicológica no local de trabalho, na medida em que possui o poder diretivo traçado pelo art. 2º da CLT e o empregado está a ele subordinado juridicamente (art. 3º da CLT). O que ocorre no assédio é que as atitudes do agressor extrapolam o poder patronal e atingem a pessoa do empregado e não a sua atividade."

    A autora afirma ainda que “o empregador, ao usar de sua superioridade hierárquica para constranger um subordinado, pratica o assédio vertical ou descendente" e cita Sônia Mascaro do Nascimento, que ensina que “o que se verifica no assédio vertical é a utilização do poder de chefia para fins de verdadeiro abuso de direito do poder diretivo e disciplinar, bem como, para esquivar-se das consequências trabalhistas".

    E traz um exemplo da mesma autora no qual o empregador “tenta convencer o empregado a pedir o seu desligamento para não ter que pagar as verbas rescisórias inerentes a uma dispensa imotivada, e pode agir utilizando de vários subterfúgios, como retirar sua autonomia no departamento, transferir todas suas atividades a outras pessoas, isolá-lo do ambiente, para que o empregado sinta-se de algum modo culpado pela situação, pedindo sua demissão."

    A alternativa E encontra-se equivocada por se tratar de outro tipo de assédio: o horizontal, que é praticado por um grupo de empregados do mesmo nível. Segundo a autora, “o fenômeno pode, inclusive, decorrer de ato patronal, consistente no estímulo à rivalidade entre seus empregados. Ou seja, o empregador estimula conflitos internos com o fito de se livrar de alguém incômodo, jogando uma pessoa contra a outra, com intuito de pressioná-la a pedir demissão".

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.mpf.mp.br/pgr/documentos/assediomaoralesuaprevenotrilho1_2.pdf




    GABARITO: E

  • Resposta

    E) O fenômeno pode decorrer de ato patronal, consistente no estímulo à rivalidade entre seus empregados.


ID
3005995
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Todas as proposições se referem a características do assédio moral, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Interação humana? Não é esse o fator causador do assédio moral.

    Assédio Moral -> toda conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física de um trabalhador. Na maioria das vezes, há constantes ameaças ao emprego e o ambiente de trabalho é degradado. No entanto, o assédio moral não é sinônimo de humilhação e, para ser configurado, é necessário que se prove que a conduta desumana e antiética do empregador tenha sido realizada com frequência, de forma sistemática. Dessa forma, uma desavença esporádica no ambiente de trabalho não caracteriza assédio moral.

  • Gabarito: Letra A

    Pois a mesma se refere à Síndrome de burnout e não ao assédio moral.

    "A Síndrome de burnout (SB) - ou Síndrome de Esgotamento Profissional - é uma das consequências do estresse profissional, considerada uma doença do trabalho e um problema de Saúde Pública.

    Caracteriza-se pela resposta a fontes crônicas de estresse emocional e interpessoal no trabalho e atinge, em maior número, os profissionais da área de saúde. Esse fato, ocorre como resultado das constantes interações humanas em serviços de saúde, as quais envolvem sentimentos de afetividade, insegurança, desmotivação, medo e angústia e estão além da capacidade de enfrentamento do indivíduo" (FERNANDES, Et al. 2018)


ID
3118678
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 42% dos brasileiros já sofreu algum tipo de assédio moral no trabalho. Os dados demonstram, portanto, a alta incidência daquilo que se tornou um drama na vida de muitos trabalhadores. Considerando essas informações, julgue o item.


Uma observação mais ferina, em um dado momento de nervosismo ou de mau‐humor, não é significativa, especialmente se vem seguida de um pedido de desculpas pelo excesso. É a repetição das situações que vexam o outro e das humilhações sem nenhuma nuance que constitui o fenômeno destruidor, o assédio moral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Conceitua-se, então, o assédio moral como ato contínuo e ostensivo de perseguição à vitima, com o intuito de humilhá-la, desqualificá-la e desmoralizá-la perante o grupo de trabalho. Esse conjunto de medidas nocivas é perpetrado com vistas a atingimento de metas definidas pela empresa ou em razão de simples desafeição e intolerância por parte do ofensor em relação à vitima.

  • Gabarito:"Certo"

    O assédio moral observa a característica da continuidade dos atos praticados.


ID
3118681
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 42% dos brasileiros já sofreu algum tipo de assédio moral no trabalho. Os dados demonstram, portanto, a alta incidência daquilo que se tornou um drama na vida de muitos trabalhadores. Considerando essas informações, julgue o item.


O assédio moral horizontal acontece quando a vítima possui nível hierárquico superior ao do agressor. Nesse caso, a violência é dirigida, contra superior hierárquico, por empregado ou grupo de empregados que lhe sejam subordinados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Por assédio vertical e estratégico, que é o mais frequente, tem-se aquele em que a violência é praticada por um superior hierárquico.

    O assédio horizontal ocorre quando a ação é praticada pelos próprios colegas, em que não haja diferenciação de grau hierárquico. Nestes casos, os fatores responsáveis são de natureza pessoal entre ofensor e ofendido.

    O assédio moral ascendente, por sua vez, embora seja uma espécie mais rara, também pode ser perceptível nas relações de trabalho. Neste caso, são os subordinados hierárquicos que desenvolvem conduta ofensiva contra seu superior. 

  • Gabarito:"Errado"

    É justamente o inverso!

    O assédio moral horizontal segue do superior hierárquico em direção aos inferiores.


ID
3118684
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 42% dos brasileiros já sofreu algum tipo de assédio moral no trabalho. Os dados demonstram, portanto, a alta incidência daquilo que se tornou um drama na vida de muitos trabalhadores. Considerando essas informações, julgue o item.


O assédio sexual acontece entre desiguais, não pela questão de gênero masculino versus feminino, mas porque um dos elementos da relação dispõe de formas de penalizar o outro lado.

Alternativas

ID
3187018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assédio moral é um tema complexo por fazer parte de um fenômeno mais amplo — a violência genérica —, revelando-se como uma das faces mais desafiadoras dessa violência. Está relacionado aos fatores psicossociais que se manifestam durante a jornada de trabalho e nas relações laborais, em decorrência do modo de organização do processo produtivo.

Compreendendo o assédio moral no ambiente de trabalho

(Seminário). Coord. técnica: Cristiane Queiroz Barbeiro Lima et al.

São Paulo: Fundacentro, 2013, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir, acerca do assédio moral no ambiente de trabalho.


Concorrem para o assédio moral fatores psicossociais que se manifestam na jornada de trabalho: dizem respeito a situações indiretamente relacionadas ao trabalho, mais especificamente a questões ligadas ao trabalhador, como seus antecedentes psicológicos pessoais e aspectos familiares.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar essa questão?

  • GAB: E

    Acredito que o erro está nos termos "antecedentes psicológicos pessoais", "aspectos familiares" e "situações indiretamente relacionadas ao trabalho".

    O que contradiz o que o texto associado fala:

    "relacionado aos fatores psicossociais que se manifestam durante a jornada de trabalho e nas relações laborais, em decorrência do modo de organização do processo produtivo."

  • Acredito que o erro está no termo "concorrem", que pode significar "encontrar-se em oposição a outro"

  • PsicoSSOCIAIS né, companheiros? Só fala de trabalho, famíçia e psicológicos, mas não fala do social.

    No texto: "em decorrência do modo de organização do processo produtivo", ou seja, capitalismo.

    Questãozinha de liberais amigos do Guede, que desqualificam a importância do social... E quem tá estudando pra concurso aqui e votou no atual presidente, fico pensando o que está achando o que do fim dos concursos e da reforma administrativa que vai destruir com o serviço público...

  • ERRADO: O assédio moral é uma forma de violência contra o trabalhador, causado por um superior hierárquico, caracterizado por atitudes violentas e humilhantes, causando insegurança, depressão, angústia e medo. Portanto, nada tem a ver com os antecedentes psicológicos pessoais e aspectos familiares do trabalhador, mas com as atitudes antiéticas de seus chefes.

    Dica: Assista a um debate com uma advogada e um psicólogo sobre assédio moral em https://www.youtube.com/watch?v=rEleXXXT9b8.

    Gabarito: ERRADO.

ID
3187021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assédio moral é um tema complexo por fazer parte de um fenômeno mais amplo — a violência genérica —, revelando-se como uma das faces mais desafiadoras dessa violência. Está relacionado aos fatores psicossociais que se manifestam durante a jornada de trabalho e nas relações laborais, em decorrência do modo de organização do processo produtivo.

Compreendendo o assédio moral no ambiente de trabalho

(Seminário). Coord. técnica: Cristiane Queiroz Barbeiro Lima et al.

São Paulo: Fundacentro, 2013, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir, acerca do assédio moral no ambiente de trabalho.


Para a Organização Mundial da Saúde, no âmbito da saúde pública, constitui um grave problema o assédio moral, que se caracteriza pelo uso deliberado da força e do poder contra a pessoa, o grupo ou a comunidade, e que provoque ou tenha a possibilidade de provocar lesões, morte, danos psicológicos, transtornos e privações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: O assédio moral é uma forma de violência contra o trabalhador, causado por um superior hierárquico, caracterizado por atitudes violentas e humilhantes, causando insegurança, depressão, angústia e medo. O assédio moral causa abalos físicos e mentais no empregado. A prática constante pode acarretar a incapacidade para o trabalho, altos níveis de estresse e até a morte por doenças ou suicídio.

    Dica: Assista a um debate com uma advogada e um psicólogo sobre assédio moral em https://www.youtube.com/watch?v=rEleXXXT9b8.

    Gabarito: CERTO.


  • Gabarito: certo!

    "Analisando os estudos de órgãos internacionais, as autoras realçam que, de acordo com a OMS, a violência moral resulta do uso deliberado da força e do poder “contra uma pessoa ou grupo ou comunidade, que cause ou tenha possibilidades de ocasionar lesões, morte, danos psicológicos, transtornos e privações (2002), o que impõe um grau significativo de dor e sofrimento ao outro.”

    Fonte: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/56/224/ril_v56_n224_p127.pdf

    Dattebayo. 


ID
3187024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assédio moral é um tema complexo por fazer parte de um fenômeno mais amplo — a violência genérica —, revelando-se como uma das faces mais desafiadoras dessa violência. Está relacionado aos fatores psicossociais que se manifestam durante a jornada de trabalho e nas relações laborais, em decorrência do modo de organização do processo produtivo.

Compreendendo o assédio moral no ambiente de trabalho

(Seminário). Coord. técnica: Cristiane Queiroz Barbeiro Lima et al.

São Paulo: Fundacentro, 2013, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir, acerca do assédio moral no ambiente de trabalho.


No que concerne à causalidade do assédio moral, existem controvérsias. Alguns defendem a ideia de que a personalidade do autor da violência ou daquele que a sofre é irrelevante ante o assédio moral; outros acreditam que sejam causais os fatores organizacionais e psicossociais.

Alternativas
Comentários
  • A ideia de que a personalidade do autor do assédio moral ou daquele que o sofre é irrelevante sustenta-se porque as vítimas de assédio moral não são, necessariamente, pessoas frágeis ou portadoras de qualquer transtorno. No entanto, o assédio moral se caracteriza por ações e práticas hostis repetidas que são indesejadas pela vítima, e causam humilhação, ofensa e angústia, as quais podem trazer danos à integridade psíquica ou física do indivíduo, além de interferir no ambiente de trabalho, e na sua vida privada. Assim, uma estrutura organizacional que possibilite a ocorrência do assédio moral pode se tornar um ambiente propício à ocorrência de doenças psicossociais como o esgotamento mental e físico, que pode tornar a pessoa agressiva e ansiosa.

    Dica: Leia em http://www.assediomoral.ufsc.br/?page_id=348 a cartilha elaborada pela UFSC
    intitulada Sobre o Assédio Moral no Trabalho.

    Gabarito: CERTO.

ID
3187027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assédio moral é um tema complexo por fazer parte de um fenômeno mais amplo — a violência genérica —, revelando-se como uma das faces mais desafiadoras dessa violência. Está relacionado aos fatores psicossociais que se manifestam durante a jornada de trabalho e nas relações laborais, em decorrência do modo de organização do processo produtivo.

Compreendendo o assédio moral no ambiente de trabalho

(Seminário). Coord. técnica: Cristiane Queiroz Barbeiro Lima et al.

São Paulo: Fundacentro, 2013, p. 13 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item a seguir, acerca do assédio moral no ambiente de trabalho.


Punir o trabalhador por não alcançar a meta e premiar os que a atingem está diretamente relacionado a um modo adequado de organizar o trabalho, a meritocracia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O fragmento exposto já serve como base para julgar a questão. Ainda assim, é função do gestor desenvolver o trabalhador a fim de que ele consiga cumprir as metas organizacionais e não simplesmente aplicar a punição.

  • ERRADO: A meritocracia é um sistema baseado no mérito: quem dá mais resultados para a empresa recebe bonificações e tem mais chances de ser promovido. Não há punição para quem não atinge metas, mas uma expectativa de que o estímulo dos benefícios leve a maior motivação para o alcance dos objetivos da empresa.

    Dica: Veja "Meritocracia: o que é e como praticar de maneira inovadora?" em https://www.edools.com/meritocracia/

    Gabarito: ERRADO.
  • Meritocracia prevê a recompensa, mas não prevê a punição


ID
3776116
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à violência e ao assédio no trabalho, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3776122
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo José Henrique de Faria, em seu livro Poder, Controle e Gestão (2017), o assédio e algumas formas de adoecimento psíquico no trabalho estão relacionados às situações de violência no trabalho. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. A violência nas relações de trabalho aparece de forma explícita, revela seu conteúdo aos indivíduos e tem como finalidade a disparidade de poder entre as partes que compõem os sistemas organizacionais de trabalho.
2. No movimento da história e do desenvolvimento dos sistemas produtivos de trabalho, as formas de violência no trabalho se modificam, indicando aos profissionais de psicologia que eles devem estar atentos a esse movimento, à sua forma de relação com os trabalhadores e aos seus efeitos no psiquismo.
3. A violência se produz no âmbito das relações de poder, é institucionalizada e reproduzida nas dimensões individuais e coletivas, tanto em ambientes de trabalho quanto em práticas sociais.
4. Um dos aspectos da violência no trabalho é a operação da violência sobre o corpo do trabalhador (ritmo, rotinização e acúmulo de horas, entre outras formas) e sobre seu aparato psicológico (medo da demissão, ansiedade para produzir e busca por reconhecimento).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3955516
Banca
CIEE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na esfera da Vara de Trabalho, é possível que o psicólogo contribua para auxiliar na ocorrência de assédio psicológico e moral. Para tal, é importante que o profissional tenha conhecimento de como ocorre tal processo de assédio. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde às noções de seu conceito.

Alternativas

ID
3988600
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Ambiente tenso e trabalho sob pressão. Falta de reconhecimento e valorização pessoal e profissional. Estímulo à competitividade destrutiva com cobranças e exigências. Chefia autoritária; excesso de trabalho e/ou condições precárias; decepções com salários e promoções; comunicação defeituosa e má qualidade nas relações humanas; falta de consideração e respeito, enfim, outros fatores estressantes aptos a afetar a saúde psíquica e física do trabalhador, gerando sintomas e doenças relacionadas com o esgotamento mental”.

A qual das alternativas refere-se o texto de Maria Aparecida Alkimin?

Alternativas
Comentários
  • O Assédio Moral Organizacional caracteriza-se pelo emprego de:

    Condutas abusivas, de qualquer natureza, exercida de forma sistemática durante certo tempo, em decorrência de uma relação de trabalho, e que resulte no vexame, humilhação, constrangimento de uma ou mais vítimas com a finalidade de se obter o engajamento subjetivo de todo o grupo às políticas e metas da administração, por meio de ofensa aos seus direitos fundamentais, podendo resultar em danos morais, físicos.

    FONTE:

    Jus Navigandi


ID
4090849
Banca
Quadrix
Órgão
TERRACAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os casos de violência psicológica no trabalho têm aumentado significativamente e se tornado uma das causas do surgimento de diversos transtornos psíquicos. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
4090918
Banca
Quadrix
Órgão
TERRACAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral tem sido uma prática recorrente nos contextos de trabalho, especialmente nas empresas públicas. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4140739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à violência psicológica, julgue o item seguinte.


As zombarias, a atribuição de apelidos pejorativos constantemente dirigidos à mesma pessoa, por diferentes grupos, são comportamentos de prática de assédio moral.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo!

    "Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. Geralmente, tal expressão se refere a atos ocorridos durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções."

    Dattebayo. 


ID
4154140
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A questão do assédio é uma questão de poder. Tem a ver com um indivíduo controlando ou ameaçando outro. É errado. É ilegal. Dependendo da dimensão do assédio, é correto afirmar que pode, o sujeito, ser acometido de

Alternativas

ID
4932700
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social. No nível individual, atinge-se a vida psicossocial do sujeito, que, acometido por esse fenômeno, vê comprometidas a sua personalidade, identidade e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


ID
4932703
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A direcionalidade é uma das principais características do assédio moral, ou seja, a agressão parte em direção a um alvo, que pode ser pedagogicamente individualizado, a fim de atingir o grupo, ou, ao contrário, dirigir-se explicitamente a este, ocasionando

Alternativas
Comentários
  • Questão boa, para matar o povo de raiva


ID
5105293
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, para persuadir a organização a implementar ações de prevenção contra o assédio moral, deve usar como argumento principal, das consequências negativas abaixo citadas a de que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Porém entendo que tanto ela como a E são respostas.

    Assédio moral afeta a satisfação e motivação, que impactam diretamente o desempenho dos servidores, em consequência da organização.

    Entendo que as alternativas tratam de duas preocupações que o psicólogo deve ter: a saúde mental dos funcionários e o bom desempenho da empresa na qual ele atua. Ambos devem ser convergentes.

  • Também acho que a E está correta, além da D.
  • Não poderia ser a justificativa E, já que o psicólogo estaria priorizando a organização invés de priorizar a saúde mental do trabalhador


ID
5337007
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar, no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
De acordo com esse conceito:
I- Segundo a OMS, as situações de competição são as principais causas de estresse, associado ao trabalho.
II- Esses problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho.
III- O assédio moral, quando um superior, ou um colega de trabalho, submete o trabalhador a constrangimentos, ou humilhações, de forma repetida e prolongada, também pode causar danos mentais.
IV- A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade, também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.
Podemos afirmar que:

Alternativas

ID
5605483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O que confere o caráter de trauma ao assédio moral no trabalho é, essencialmente,

Alternativas
Comentários
  • Isso é que o assédio moral tem de particular. Como é uma conduta que não tem qualquer lógica de bom senso, uma violência impensável, quem passa por ele não consegue compreender nada do que lhe aconteceu (HIRIGOYEN, 2005, p. 167).

  • GABARITO: E

    O que confere o caráter de trauma ao assédio moral no trabalho é, essencialmente, a negativa do agressor de que está praticando a violência, o que impede a elaboração do ocorrido devido à ausência de sentido. 


ID
5605486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O assédio moral no trabalho configura uma situação de violência que se estende no tempo e que pode levar a vítima a desenvolver, com maior frequência, o transtorno

Alternativas
Comentários
  • O assédio moral no ambiente de trabalho constrange e humilha a pessoa exposta. Essa situação cria danos permanentes no indivíduo e na sua integridade, principalmente mental.

    A) bipolar. É um distúrbio psiquiátrico de alternância de humor. A causa do transtorno bipolar é desconhecida, porém os estudos sugerem que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro, influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.

    B) neurocognitivo maior. São condições neurológicas que levam a uma redução das funções cognitivas como a memória, a atenção, a evocação, a linguagem, comportamento, causadas por danos cerebrais em áreas que afetam o aprendizado.

    C) de estresse pós-traumático. É um tipo de transtorno que pode se desenvolver em pessoas que vivenciaram um ou mais traumas. Essa condição causa ansiedade, sofrimento intenso e prejuízos principalmente mental em várias áreas da vida, como trabalho e relacionamentos.

    D) de personalidade antissocial. Esse transtorno tem como diagnóstico incapacidade de adequação a normas sociais, impulsividade, agressividade entre outros. Não se encaixa nos quesitos da questão de assédio moral.

    E) de personalidade dependente. A pessoa que tem o transtorno de personalidade dependente tem como características ser insensível, se isolar, ter medo de abandono e necessidade de atenção.

    Dentre as opções, a que mais se encaixa é a alternativa C.

    GABARITO: LETRA C.