SóProvas


ID
1198045
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A Defensoria Pública tem como prioridade garantir o acesso à assistência jurídica a todos aqueles que dela necessitam, mesmo que, por natural imprecisão de critérios, venha a prestar eventual e involuntariamente serviços a indivíduos capazes de pagar. Para testar se um grupo de pessoas merece receber assistência é fixada uma linha de corte igual a R$ 1.448,00, ou seja, dois salários mínimos para a renda média (Rm). Considerando a prioridade da inclusão dos que de fato necessitam, as hipóteses do teste devem ser

Alternativas
Comentários
  • d

    hipótese nula deve SEMPRE conter a igualdade
  • A hipótese alternativa é o única caso, no teste de hipótese, q se obtém uma evidência estatística.

    A hipótese nula não produz evidência estatística. Por isso, só se aceita a hipótese nula quando não se pode aceitar a alternativa (é tipo assim: como não consegui provar q alguém está errado, vou acreditar nessa pessoa. Vou acreditar - aceitar Hzero - só pq eu não consegui provar q ele está mentindo - só pq não consegui provar q H1 é vdd).

    A defensoria quer atender apenas aqueles com a renda menor q 1448. Logo, essa é a hipótese q ela precisa provar. Essa é a hipótese alternativa.

    Gabarito: d

    Leia a explicação com carinho. Perceba q se a defensoria não for capaz de provar q o cidadão recebe menos q 1448, não significa q ele receba mais q esse valor. Seria como se com os dados q a defensoria possui, não dá de saber quanto a pessoa recebe.

    Esse entendimento é importante, Tome cuidado