SóProvas


ID
119821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 11 a 20.

Há na personalidade paranóide uma tendência à desconfiança, com insistentes suspeitas injustificadas relativas à fidelidade do parceiro conjugal, por exemplo. O sujeito que apresenta esse tipo de personalidade é hostil - dificilmente reconhece seus defeitos - e rancoroso, podendo romper definitivamente uma relação se julgar que foi insultado. Nesses casos, a intervenção terapêutica se aproxima da realizada para a depressão, com a reinterpretação dos eventos negativos, afirmação de si e treinamento ao convívio social.

Alternativas
Comentários
  • Indivíduos com personalidade paranóica apresentam desordem de pensamentos, sentimentos e comportamentos que prejudicam seu cotidiano e sua vida em geral. A terapia cognitiva pode ajudar na reestruturação de crenças e pensamentos fazendo confrontação com a realidade, trabalhando técnicas de soluções de problemas, questionamento da realidade, evidências e trabalhando no indivíduo maior autoconfiança, valorização da auto-estima e assertividade.Já a terapia centrada no cliente pode ser uma abordagem igualmente eficaz, pois enfatiza um simples apoio e acolhimento do cliente, fazendo-o se perceber participativo de sua vida e reconhecendo em si suas dificuldades de auto-estima, valorização e reconstrução pessoal. No entanto, em qualquer processo psicoterápico, o Rapport de construção com uma pessoa que tem esse transtorno, será muito mais difícil do que o habitual devido à paranóia associada ao transtorno. A rescisão antecipada, portanto, é comum.
  • Questão certíssima, com indivíduos com esse tipo de personalidade é necessário reinterpretar os eventos negativos, pois eles apresentam uma distorção cognitiva quantos aos fatos, interpretando tudo como ameaçador e perigoso.