SóProvas


ID
1198789
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dadas as proposições,
I. Os serviços de saúde no trabalho devem ser informados, pelo empregador, apenas, de todo fator conhecido e de todo fator suspeito do ambiente de trabalho, que possa ter efeitos sobre a saúde dos trabalhadores.
II. O acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá acarretar para este qualquer ônus; deverá ser gratuito e ter lugar, na medida do possível, durante o expediente de trabalho.
III. Com vista à instituição de serviços de saúde no trabalho deverão ser adotadas iniciativas, apenas, pela via da legislação.
IV. A autoridade competente deverá consultar as organizações de empregadores e de trabalhadores mais representativas, sempre que elas existam, a respeito das medidas a serem adotadas para pôr em prática as disposições da convenção 161, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
V. O empregador, os trabalhadores e seus representantes, quando estes existam, devem cooperar e participar na organização de serviços de saúde no trabalho e de outras medidas a eles relativas, em bases equitativas.

verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Serviços de Saúde do Trabalho - CONVENÇÃO N. 161

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    I. ERRADO. Os serviços de saúde no trabalho devem ser informados, pelo empregador, apenas, de todo fator conhecido e de todo fator suspeito do ambiente de trabalho, que possa ter efeitos sobre a saúde dos trabalhadores.

    Art. 14 — Os serviços de saúde no trabalho devem ser informados, pelo empregador e pelos trabalhadores, de todo fator conhecido e de todo fator suspeito do ambiente de trabalho, que possa ter efeitos sobre a saúde dos trabalhadores.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    II. CERTO. O acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá acarretar para este qualquer ônus; deverá ser gratuito e ter lugar, na medida do possível, durante o expediente de trabalho.

    Art. 12 — O acompanhamento da saúde dos trabalhadores em relação com o trabalho não deverá acarretar para estes qualquer ônus; deverá ser gratuito e ter lugar, na medida do possível, durante o expediente de trabalho.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    III. ERRADO. Com vista à instituição de serviços de saúde no trabalho deverão ser adotadas iniciativas, apenas, pela via da legislação.

    Art. 6 — Com vistas à instituição de serviços de saúde no trabalho, deverão ser adotadas iniciativas:

    a) pela via da legislação;

    b) por intermédio de convenções coletivas ou de outros acordos entre empregadores e trabalhadores interessados;

    c) por todos os demais meios aprovados pela autoridade competente após consultas junto a organizações representativas de empregadores e trabalhadores interessados.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    IV. CERTO. A autoridade competente deverá consultar as organizações de empregadores e de trabalhadores mais representativas, sempre que elas existam, a respeito das medidas a serem adotadas para pôr em prática as disposições da convenção 161, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    Art. 4 — A autoridade competente deverá consultar as organizações de empregadores e de trabalhadores mais representativas, sempre que elas existam, a respeito das medidas a serem adotadas para pôr em prática as disposições da presente Convenção.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    V. CERTO. O empregador, os trabalhadores e seus representantes, quando estes existam, devem cooperar e participar na organização de serviços de saúde no trabalho e de outras medidas a eles relativas, em bases equitativas.

    Art. 8 — O empregador, os trabalhadores e seus representantes, quando estes existam, devem cooperar e participar na organização de serviços de saúde no trabalho e de outras medidas a eles relativas, em bases equitativas.

     

    GABARITO: E