SóProvas


ID
120037
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A cor do invisível

Certo autor famoso dividiu um livro seu em duas partes: na primeira, contos realistas, na segunda, contos fantásticos. Resultado: tem-se a frustrada impressão de que ficou cada uma das partes amputada da outra, quando na realidade os dois mundos convivem. Por que chamar de invisível ou fantástico a esse mundo de que faz parte a caneta esferográfica com que vou abrindo caminho pelo papel como um esquiador sobre o gelo? Este é o mundo que se vê... e no entanto pertence ao mesmo mundo espiritual que está movendo a minha mão.
Um dia, num poema, ante esse frêmito que às vezes agita quase imperceptivelmente a relva do chão, eu anotei: são os cavalos do vento que estão pastando.
Invisíveis? Disse Ambrosio Bierce que, da mesma forma que há infrassons e ultrassons inaudíveis ao ouvido humano, existem cores no espectro solar que a nossa vista é incapaz de distinguir. Ele disse isso num conto seu, para explicar os estragos e as estrepolias de um monstro que "ninguém não viu".
Mas deixemos de horrores e de monstros - coisas de velhas e crianças - e acreditemos na cor dos seres por enquanto invisíveis para nós, como é chamado invisível este oceano de ar dentro do qual vivemos. Há muitas cores que não vêm nos dicionários. Há, por exemplo, a indefinível cor que têm todos os retratos, os figurinos da última estação, a voz das velhas damas, os primeiros sapatos, certas tabuletas, certas ruazinhas laterais: ? a cor do tempo...


(Adaptado de Mário Quintana, Na volta da esquina)

Está clara, coerente e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - Como poeta, que é também Mário Quintana, o invisível para os olhos não deve necessariamente de ser assim preservado para a poesia. ... não deve necessariamente (ALGO ou Alguém), não pede a preposição "de"b) ERRADA - A divisão entre realidade e irrealidade é tão banal, tanto assim que um escritor deve, para não abonála, referendar outra divisão em seu livro. para não abonar a ela, para não "aboná-la"c) CORRETA - Das imagens mais remotas é impossível, dada a ação implacável do tempo, conservar o encanto e a nitidez primitivos. Concordância nomimal - Substantivo - Substantivo e Adjetivo: deve concordar com os plural dos substantivos (masculino > feminino) ou concordar com substantivo mais próximo.encanto (subs) e a nitidez(subs) primitivos (adj). d) ERRADA - Se a cor do tempo é indefinível, como requisita o poeta, também as velhas fotos, neste tom de sépia, PARECEM nuançar dentre os matizes. e) ERRADA - Há sons que não se ouve, dada a frequência que os tornam imperceptíveis, o que não significa, é claro, que não se ESTEJA reproduzindo.
  • reescrevendo as opcoes para deixa-las claras, coerentes e corretas

     

    a)Como poeta, o invisível para os olhos não deve necessariamente de ser assim preservado para a poesia.

     b) A divisão entre realidade e irrealidade é tão banal, que um escritor deve referendar outra divisão em seu livro.

     c) ok

     d) Se a cor do tempo é indefinível, como requisita o poeta, as velhas fotos parecem nuançar dentre os matizes.

     e) Há sons que não sao ouvidos, dada a frequência que os tornam imperceptíveis. O que não significa que não se estejam reproduzindo.