SóProvas


ID
1201258
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito do domicílio, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Justificativas doutrinárias a respeito do Domicílio:
    - Domicílio: local onde se presume presente para efeitos de direito e onde pratica habitualmente seus atos e negócios jurídicos

    - Elementos do conceito de Domicílio
    Domicílio é dividido em 2 elementos:
    1. Elemento Objetivo (Residencia ou Moradia): A residência é apenas um elemento componente do conceito de domicílio, que é mais amplo e com ela não se confunde. Residência é simples estado de fato, sendo o domicílio uma situação jurídica.

    2. Elemento Subjetivo (Ânimo Definitivo): Consiste na intenção de se fixar em determinado local de forma permanente. É entendida como a "intenção manifesta de permanência".

    Trechos retirados de Direito Esquematizado p124, 2013

    Bons Estudos

  • LETRA: D

    A questão trouxe conceito de Maria Helena Diniz na alternativa D: "domicílio é a sede jurídica da pessoa, onde ela exerce ou pratica, seus atos e negócios jurídicos".

    A- ERRADA - Não se confunde, uma vez que na habitação ou moradia, há uma simples situação de fato, tratando-se do local onde a pessoa é encontrada ocasionalmente, não havendo ânimo de permanência. Trata-se de uma situação absolutamente temporária.

    B- ERRADA - É o local , em sentido amplo, onde a pessoa pode ser sujeito de direitos e deveres na ordem privada, conforme conceito supracitado de MHD.

    C- ERRADA - Artigo 70 do CC - Domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

    D- CORRETA - comentário acima.

    E- ERRADA - Artigo 70 do CC - supramencionado.

    Fé.

  • Diferença de morada, residência e domicílio.

    Morada é transitória - estadia em pousada, hotel.

    Residência - é permanente, mas não signifique que a pessoa more no local. ex. João tem 2 duas residências "casas", uma casa no centro urbano e outra num sítio, a primeira ele mora com habitualidade, a outra ele só vai nos finais de semana, a que ele mora, é seu domicílio.

    Domicílio - é onde a pessoa mora de forma permanente, habitual.

  • Não há nenhuma certa, só que a menos errada é a "d" mesmo. Já indiquei para o comentário do professor. 

  • a alternativa D está incompleta "é também o local onde a pessoa pratica habitualmente seus atos e negócios jurídicos. "
    sendo assim, a alternativa A também está correta.

     

     

  • ....

     e) a residência não é elemento do conceito de domicílio. 

     

    LETRA E – ERRADA - Nesse sentido, os professores Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves (in Curso de direito civil. Parte geral e LINDB, volume 1. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 325 ):

     

     

    “O conceito legal de domicílio, entretanto, contemplado no Código Civil, discrepa da definição apresentada pela doutrina. Para a Lei Civil, em seu art. 70, domicílio é o lugar onde a pessoa estabelece sua residência com ânimo definitivo, evidenciando a adoção do critério do local da residência. Desse modo, dois elementos podem ser extraídos da definição legal de domicílio: um de índole objetiva (a fixação da residência) e outro de natureza subjetiva (o ânimo de permanecer naquele local e de ali ter a sede de suas atividades).” (Grifamos)

  • ....

    a) se confunde com habitação ou moradia.

     

     

    LETRA A –ERRADA:

     

    Morada - Êfemera, transitória. Ex. Viagem à Bahia, ficando num resort.

     

    Residência - Exige uma habitualidade maior; fixação maior no solo. Ex.: Casa de veraneio própria em Angra dos Reis

     

    Domicílio - Egxige o elemento subjetivo do agente (ânimo de morar).

     

    Fonte: CERS - Luciano Figueiredo - Direito Civil  - Parte Geral - Começando do Zero