-
O gabarito C utiliza quase todos os elementos presentes no Conceito da da Análise Swot Empresarial:
c) Por meio de um plano de melhorias para suas fraquezas internas, utilizando as próprias forças, a empresa deve enfrentar as ameaças externas, buscando aproveitar as oportunidades geradas pelo mercado, visando atingir os objetivos traçados.
-
Letra C
O termo “SWOT” é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela esta exposta. Apesar de parecer simples, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico.
Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontosfortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.
Referência: http://www.infoescola.com/administracao_/analise-swot/
-
Estratégia de crescimento
Nesta situação, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades, quando efetivamente é usufruída a situação favorável pela empresa. Normalmente, o executivo procura, nesta situação, lançar novos produtos, aumentar o volume de vendas, etc.
http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Estrategia/tipos.htm
-
Gab. (C)
Resumidamente:
a) Não necessariamente, visto que oportunidade deriva do ambiente externo e a força do interno, sendo esta a capacidade da empresa de empenho nas oportunidades.
b) Errado. Como uma oportunidade poderia ser vista como ameaça? Somente para aqueles que não estão em sintonia com a nova dinâmica do mercado, alias estes nem mesmo estariam realizando uma analise como essa.
c) CERTO.
d) As fraquezas (internas) são contempladas na analise SWOT e não devem ser desconsideradas, muito pelo contrario devem ser revertidas para contribuir com o atingimento dos objetivos.
e) Esta invertido, pois são as ameaças e oportunidades (externo) que estão fora do controle gerencial; e as forças e fraquezas (interno) é que são as variáveis controláveis.
-
Na realidade, a questão fez um resumo sobre FOFA na alternativa C que é a correta. Sabendo o significado de cada um, consegue-se responder de boa essa questão.
-
Variáveis controláveis
Pontos fracos são fatores internos que de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem perante seus pares, já os pontos fortes são o contrário, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares.
Variáveis não controláveis
Ameaças que podem prejudicar a empreses e oportunidades que podem beneficiar a empresa são variáveis externas.
fonte: administração geral p/ concursos, Rodrigo Rennó
-
Letra C.
Comentário:
Questão de pura interpretação, para a qual você teria que ler o comando do questão apenas para eliminar algumas
respostas. Ainda assim, a resposta não tem nada a ver com o comando, que fala de uma oportunidade (externa) que
deve surgir! Vamos ver cada alternativa:
A) Errada. Se é oportunidade, é externa.
B) Errada. O que é apresentado na questão é uma oportunidade, e não uma ameaça.
C) Certa. Não tem nada a ver com o comando da questão, mas de fato a organização pode fazer um plano de melhoria
para usas suas forças contra as ameaças e para aproveitar oportunidades.
D) Errada. Não faz sentido analisar fraquezas se a empresa deve esquecer as fraquezas! Sem sentido nenhum!
E) Errada. Ameaças e oportunidades são externas enquanto forças e fraquezas são internas.
GABARITO: C.
Prof. Carlos Xavier
-
LETRA C CORRETA
A Análise SWOT é uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente), proporcionando a base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de uma empresa. Divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
-
GABARITO: LETRA C
Análise SWOT
Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento. Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças;Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças). Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo). A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
-
A questão solicita a alternativa correta em relação à análise SWOT.
O modelo SWOT (ou FOFA) possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos:
Internamente (variáveis controláveis pela organização):
- Forças: são variáveis que ajudam a organização e que ela pode e deve controlar. Em outras palavras, são variáveis positivas e internas. Exemplo: funcionários capacitados.
- Fraquezas: são variáveis que prejudicam a organização, mas que se conhecidas podem ser controladas Portanto, são internas e negativas. Exemplo: uma infraestrutura precária.
Externamente (variáveis não controláveis pela organização):
- Ameaças: podem prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, faz-se necessário a organização conhecê-las para que ela possa planejar as melhores formas de enfrentá-las. Exemplo: aumento na alíquota de um imposto de importação de uma matéria-prima que impactará no preço final de um produto x. Veja que a organização não foi responsável por tal aspecto negativo.
- Oportunidades: são variáveis externas que podem ajudar a organização, pois são consideradas aspectos positivos. Exemplo: o aumento do poder aquisitivo da população. Repare que isso também não é de responsabilidade da empresa, mas se bem aproveitada, ela se beneficiará dessa oportunidade.
Esquematizando, temos o seguinte:
- Strengths: Forças (controláveis, internas e positivas)
- Weaknesses: Fraquezas (controláveis, internas e negativas)
- Opportunities: Oportunidades (não controláveis, externas e positivas)
- Threats: Ameaças (não controláveis, externas e negativas).
Agora vamos analisar as alternativas, conforme o trazido no enunciado, tendo em mente os seguintes trechos: "Grande chance de crescimento" e "Aumento de demanda de produtos".
Por se tratar de uma oportunidade de mercado, trata-se de uma força interna da empresa.
B
Deve ser visto como uma ameaça, pois pode demonstrar uma fraqueza da empresa que não conseguiu atingir todo o mercado disponível no período atual.
C
Por meio de um plano de melhorias para suas fraquezas internas, utilizando as próprias forças, a empresa deve enfrentar as ameaças externas, buscando aproveitar as oportunidades geradas pelo mercado, visando atingir os objetivos traçados.
D
A empresa deve esquecer suas fraquezas e concentrar-se nas próprias forças, para conseguir acompanhar o crescimento do mercado.
E
Ameaças e oportunidades são geradas a partir da análise do ambiente interno à organização, quanto às forças e fraquezas que representam variáveis externas, ou seja, que estão fora do controle dos gestores.
Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.
GABARITO DA MONITORA: LETRA C