SóProvas


ID
1202923
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O IP-móvel oferece soluções para a criação de redes sem fio, permitindo que um computador se mova de uma rede para outra sem mudar seu endereço IP. Quando detecta que se moveu, um dispositivo móvel obtém um endereço denominado care-of localizado ou descobre um...I... e requisita que ele distribua um endereço ...II... . Após obter este endereço, o dispositivo móvel se registra com seu agente doméstico e requisita que o agente encaminhe ...III.... . Uma vez completado o registro, o dispositivo móvel pode se comunicar com qualquer computador na Internet.

As lacunas I, II e III são, corretas e respectivamente, preenchidas com:

Alternativas
Comentários
  • Dados na Rede Celular: Protocolo IP Móvel

    Para atender as novas aplicações móveis baseadas na comutação de pacotes é necessária a adoção de novo modelo de protocolo de rede, baseado no protocolo IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet), porém adaptado à mobilidade do usuário.

    O MIP (Mobile Internet Protocol – Protocolo de Internet Móvel) foi produzido por um IETF (Internet Engineering Task Force) (RONZANI, Bruno Eugênio, 2004).

    O Funcionamento do MIP

    O IP Móvel define três entidades funcionais:

    Nó Móvel (Mobile Node): terminal que pode mudar seu ponto de conexão a Internet, mantendo todas as comunicações em andamento utilizando o endereço IP de sua rede de origem;

    Agente de Origem (Home Agent): roteador de acesso da rede de origem do Nó Móvel;

    Agente Externo (Foreign Agent): roteador da rede visitada pelo Nó Móvel.

    Existem duas situações que devem ser consideradas: quando o nó móvel está na rede de origem e quando o Nó Móvel está em uma dada rede estrangeira.

    No primeiro caso, o relacionamento entre o Nó Móvel e o Agente de Origem é o mesmo de uma sub-rede comum, nenhuma funcionalidade móvel é necessária.

    Caso o Nó Móvel se localize em uma rede estrangeira, ele necessita primeiro se conectar ao Agente Estrangeiro. Para isso, ele necessita receber um Aviso de Agente (Agent Advertisements), que é uma mensagem indicando a presença do Agente Externo e obter então, um Endereço de Tratamento (care-of address). Após esse procedimento o Nó Móvel está pronto para receber e enviar dados.

    Os datagramas destinados ao nó móvel são interceptados pelo Agente de Origem e tunelados para o endereço de tratamento, ou seja, ele encapsula o antigo endereço IP de destino num novo endereço de IP, neste caso o endereço de tratamento.

    Os datagramas enviados pelo nó móvel são enviados diretamente à rede através do Agente Externo por roteamento IP padrão