SóProvas


ID
1203043
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Todo acidente de trabalho acontece porque ele é provocado. Seja por um ato inseguro, ou por uma condição insegura. Leia abaixo as definições sobre ato inseguro e condição insegura e assinale a alternativa correta:

I. Ato inseguro é aquele provocado pelo trabalhador (um movimento errado, uma atitude impensada) causando um acidente; motivado pelo excesso de confiança, cansaço, preocupação, falta de experiência, inadaptação ao trabalho por exemplo.

II . Condição insegura é a situação que provoca o acidente: uma escada quebrada, um equipamento em má condição de uso, uma pilha de material em desequilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. As duas estão corretas.

  • O que pode promover os acidentes de trabalho?

    As condições inseguras e os atos inseguros são as causas básicas de acidentes no trabalho. Segundo este autor, condições inseguras e atos inseguros são: 

    1 - Condições inseguras: equipamentos sem proteção, procedimentos arriscados em máquinas ou equipamentos, armazenamento inseguro, iluminação deficiente, ventilação imprópria, temperatura elevada ou baixa no local e condições físicas ou mecânicas inseguras que constituem zonas de perigo. 

    2 - Atos inseguros: carregar materiais pesados de maneira inadequada, trabalhar em velocidades inseguras, utilizar esquemas de segurança que não funcionam, usar equipamento inseguro ou usá-lo inadequadamente, não usar procedimentos seguros, assumir posições inseguras, subir escadas ou degraus depressa, distrair, negligenciar, brincar, arriscar, correr, pular, saltar e abusar.

    fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVyQAD/seguranca-no-trabalho

  • Questão IBFC, equivocada para variar.

     

    Gabarito Letra B, com fundamento na NBR 14280/99.

    ATO INSEGURO: Ação ou omissão que, contrariando PRECEITO DE SEGURANÇA, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente.

     

    FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA (fator pessoal): Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do ACIDENTE OU À PRÁTICA DO ATO INSEGURO.

    A principal finalidade da classificação é conduzir à distinção entre os casos de falta de conhecimento ou experiência e os de desajustamentos, uma vez que cada um merece correção diferente.

     

    Motivações pessoais, cansaço, preocupação, falta de experiência estão dentro do conceito de Fator Pessoal de Insegurança, não de ato inseguro. IBFC vacilando como sempre!