-
e) Se todo apicultor é vaqueiro, então nenhum verdureiro é produtor de soja.
F -------------------------> F (não podemos afirmar essas proposições)
*Seguindo a tabela verdade: F ---> F = V (obs: lembrar que no ''se então'' só será F de V--->F), por isso a alternativa é VERDADEIRA.
-
Essa questão esta errada, não é letra E; A resposta certa é a letra C. Diversas pessoas entram com recurso contra o IADES e não tiveram sucesso.
FAÇAM A OPERAÇÃO EM CONJUNTO E TIREM SUAS DUVIDAS.
A – Nenhum apicultor é produtor de soja. (Não posso garantir, pois a questão não diz queele não possa ser apicultor ou possa ser)
B – Vaqueiros apicultores são verdureiros. (Não posso garantir, porque no conjunto dos apicultores podemexistir elementos fora do conjunto verdureiro e, a questão nada garante quepelo menos um elemento seja vaqueiro, apicultor e verdureiro simultaneamente).
C – Existem vaqueiros que não são apicultores. (Sim! Este é verdade, pois no conjunto vaqueiros podem existir elementos que com certeza não são fazem partedos apicultores)
D – Produtores de soja não podem ser verdureiros. (Não posso garantir, pois podem existirelementos de produtor de soja dentro de conjunto verdureiro e a questão não megarante que os limites do conjunto “produtor de soja” não faça parte doconjunto “verdureiro”. A questão só me garante que nenhum “vaqueiro é produtorde soja”)
E – Se todo apicultor é vaqueiro, então nenhum verdureiro é produtor de soja. (Não possogarantir que todo apicultor é vaqueiro)
-
Alguém viu se a banca alterou o gabarito?
-
O gabarito definitivo saiu como letra E, mas eu nao concordo com a letra E, tinha marcado C
-
Letra D:
Se todo apicultor é vaqueiro, então nenhum verdureiro é produtor de soja.
Se p -> q ....lembrando que só é F, quando: V -> F
Vamos lá...
1°- Se todo apicultor é vaqueiro --> Pode ser tanto V como F, pois a questão diz que: existe apicultor que é vaqueiro, podendo existir ou não, pelo menos um que não seja.
2°- então nenhum verdureiro é produtor de soja. ---> É V, pois a questão diz que: todo verdureiro é apicultor.
Logo....F -> V = V
-
Gab. (E).
No entanto, penso que existam duas alternativas corretas (C) e (E), mas fazer o que né!?
Se todo apicultor é vaqueiro (FALSA porque sabemos que todo verdureiro é apicultor e que somente um ou mais apicultor seja(m) vaqueiro(s)) -> nenhum verdureiro é produtor de soja (FALSA porque não é possível afirmar que nenhum verdureiro seja produtor de soja porque sabemos que todos os verdureiros são apicultores e somente um ou mais dos apicultores seja(m) vaqueiro(s), e estes são os únicos que podemos afirmar que não produzem soja).
OBS.: pela regrinha das condicionais F -> F = V
-
É um boa pegadinha!!!
Deve-se reestruturar o diagrama para responder esta questão!
-
Fiz dois diagramas pra poder responder. E revendo a letra C e E a certa só pode ser a E. Na letra C, é perfeitamente possível que TODOS os vaqueiros sejam apicultores, que ainda sim a afirmação " existe apicultor que é vaqueiro" estará atendida. A questão não "proíbe" que todos os vaqueiros sejam apicultores. A letra C exclui essa possibilidade, portanto, não pode ser a resposta. Não dá pra afirmar com certeza se todos os vaqueiros não são apicultores, porque conforme dito, há a possibilidade de todos serem e a questão não terá contradições. Acho que é isso.
-
A Alternativa correta é sim a letra (E). vejamos:
Na questão então temos que saber qual das alternativas é uma consequência obrigatória do seu conjunto de premissas.
As premissas são: Se “todo verdureiro é apicultor”, “existe apicultor que é vaqueiro” e “nenhum vaqueiro é produtor de soja”.Num raciocínio dedutivo (lógico), não é possível estabelecer a verdade de sua conclusão se as premissas não forem consideradas todas verdadeiras.
Uma forma simples e eficaz de comprovar a validade de um argumento é utilizando-se de diagramas de conjuntos.Então:
pelas premissas construímos os diagramas. Quando construímos vale lembrar que na premissa “nenhum vaqueiro é produtor de soja” não nos impede de dizer que "há vaqueiro apicultor" ou " há apicultor produtor de soja".
O que fazemos então é testar as alternativas.
A) Nenhum apicultor é produtor de soja. ERRADA, pois podemos ter, pelos diagramas, que o conjunto dos produtores de soja pode estar dentro do conjunto dos vaqueiros.
B) Vaqueiros apicultores são verdureiros. ERRADA, pois embora o conjunto de vaqueiros possa estar dentro do conjunto dos apicultores, ele pode não estar dentro ou não fazer intersecção com o conjunto dos verdureiros.
C) Existem vaqueiros que não são apicultores. ERRADA, pois o conjunto dos vaqueiros podem estar dentro do conjunto dos apicultores ou fazendo intersecção com o mesmo.
D) Produtores de soja não podem ser verdureiros.ERRADA, pois o único impedimento é vaqueiro não ser produtor de soja.
E) Se todo apicultor é vaqueiro, então nenhum verdureiro é produtor de soja. CORRETA, pois nesta alternativa o questionador nos pede que testemos esta "conclusão" com as premissas. Assim, ele pede que reestruturemos os diagramas de forma que TODO apicultor seja vaqueiro. Devemos então colocar o conjunto dos apicultores DENTRO do conjunto dos vaqueiros. Adiante. Ora, já sabemos que o conjunto dos verdureiros já esta dentro do conjunto dos apicultores “todo verdureiro é apicultor”, (*)então fica, o conjunto dos verdureiros, dentro do conjunto dos apicultores, que por sua vez fica dentro do conjunto dos vaqueiros.
Se todo apicultor é vaqueiro (já fizemos está análise (*), então nenhum verdureiro é produtor de soja. VERDADE, porque temos nas premissas que “nenhum vaqueiro é produtor de soja”, logo, o conjunto dos produtores de soja fica ao lado do conjunto dos vaqueiros. Deste modo, a alternativa satisfaz as premissas! Temos então uma argumento válido.# Argumento Válido:
Dizemos que um argumento é válido (ou ainda legítimo ou bem construído), quando a
sua conclusão é uma conseqüência obrigatória do seu conjunto de premissas.
-
Errei essa.
Lendo os comentarios entendi o pq a E ta certa (Se segundo a alternativa "todo apicultor é vaqueiro", e como dito no enunciado da questao "todo verdureiro é apicultor", então nenhum verdureiro é produtor de soja pois A = VA = VE e, como dito no enunciado da questao, nenhum VA é P).
Tb entendi o erro das alternativas A, B e D...Mas nao entendi pq a alternativa C tá errada.
c) Existem vaqueiros que não são apicultores.
Ora, no enunciado da questao diz q "existe apicultor que é vaqueiro", logo, há ALGUNS apicutores q sao vaqueiros (ele nao disse TODOS) e se há alguns A q são VA, existe alguns VA q sao A e alguns q nao sao.
-
A alternativa C está errada porque não se tem certeza se existem vaqueiros que não são apicultores ou são.
-
Pessoal, a melhor forma de resolver esse tipo de questão é por diagrama, se for pela tabela verdade vai se confundir. Estudem os quantificadores de raciocínio lógico, resolvam bastante questões de quantificadores que com o tempo não cairão mais neste tipo de questão.
Com relação a letra (C) está incorreta, porque o enunciado informa: " existe apicultor que é vaqueiro", quando se faz a negação ficará: Todo apicultor não é vaqueiro; ou outra forma seria: Nenhum apicultor é vaqueiro.
E a alternativa C) informa o seguinte: Existem vaqueiros que não são apicultores. Neste caso, o termo existem é o mesmo que dizer: Alguns vaqueiros não são apicultores. Logo a letra C, está incorreta.
Espero ter ajudado, Bons estudos!
-
Se todo apicultor é vaqueiro (A=Vaq) e vaqueiro não produz soja, então os apicultores não podem produzir soja e como todo verdureiro é apicultor (Ver=A), então o verdureiro também não poderá produzir soja. (Api=Vaq=Ver)
-
Na minha opinião têm duas respostas corretas.
-
Vou mandar essa questão pra um professor meu de Racio...
-
Fiz essa questão por diagramas e concluí que é F que todo apicultor é vaqueiro.Logo, não importa se a outra premissa for V ou F, que o argumento será V.
Lembrando que na condicional só é F quando V --> F.
-
onde esta o erro ???
Existem vaqueiros que não são apicultores.
-
Cadê os professores do QC ?! Só comentam questões fáceis ¬¬
-
Galera acorda!
A letra C (existem vaqueiros que não são apicultores); PODE SER que seja verdadeira mas não se pode ter a CERTEZA.
Vamos parar de fazer diagrama e raciocinar um pouco, não é porque EXISTE apicultor que é vaqueiro, que também não exista alguns outros que não são, a questão não disse isso, TODOS apicultores PODEM SER TAMBÉM vaqueiros e é por isso que eu não posso dar a GARANTIA.
O gabarito ficou letra e.
Totalmente correta.
Abram os olhos quando nas respostas tiver a palavra "existe" tomem cuidado, "existe" não afirma nada..
-
Pelo que eu entendi a letra C está errada por conta do "vaqueiros" no plural.
Pela regra da Proposição Particular Afirmativa é possível afirmar que existe pelo menos um vaqueiro que não seja apicultor, mas não é possível afirmar que existem vaqueiros, ou seja, mais de um vaqueiro que não seja apicultor. Pois a lógica assume que:
“algum” significa "ao menos um”, “pelo menos um”, com as proposições particulares afirmativas.
Assim necessariamente haverá um vaqueiro que não seja apicultor.
-
Vamos fazer um diagrama para resolver esta questão com mais facilidade. Para representar o enunciado, temos seis situações de diagrama abaixo:
Uma vez
exposto em diagramas todas as possibilidades de acordo com o enunciado, podemos
julgar cada item:
a)
Errado,
como podemos verificar no diagrama i) e ii).
b)
Errado,
como pode-se verificar nos diagramas, não há nenhum caso que verifique a opção.
c)
Errado,
como podemos verificar nos diagramas iv), v) e vi).
d)
Errado,
nem precisamos de um diagrama aqui, pois no enunciado, é dito que apenas os
vaqueiros não podem ser produtores de soja, logo não há nenhum problema em
produtores de soja serem verdureiros.
e)
Correto,
basta rearranjarmos nossos diagramas, da seguinte maneira:
-
André Luis, parabéns pelo alerta. De fato, o uso do "existe" em questões dessa forma é fonte inesgotável de pegadinhas em questões.
-
http://i59.tinypic.com/aqxhl.jpg[/IMG]
http://i59.tinypic.com/aqxhl.jpg
Com esse esquema e um pouco de raciocínio dá para responder a questão
-
Acertei!!!!!! hahahaha. Essas questões dão um nó no cérebro. Quando se desenha esses diagramas, existem possibilidades de arranjo, de uniões, interseções e não apenas a que logo imaginamos. Por exemplo, vaqueiros e apicultores podem estar unidos no mesmo círculo ou podem formar uma interseção. O anunciado não deixa claro isso. Dentro das possibilidades, "Se todo apicultor é vaqueiro, então nenhum verdureiro é produtor de soja." é a única resposta certa.
-
Assim como Aline Luz falou, tb acho q tem duas questões corretas: C e E.
-
Todo verdureiro é apicultor. Não é dizer que todo apicultor é verdureiro. Como tem um SE ENTÃO não na letra E . Ele negou a primeira sera verdadeiro .
-
A questão não está errada. A resposta certa é a Letra E.
A dúvida maior é entre a Letra C e E. Vamos analisar a Letra C:
Existem vaqueiros que não são apicultores.
O grande macete para resolver esse tipo de questão do IADES é entender o porquê estaria errado...
O enunciado trouxe: “todo verdureiro é apicultor”, “existe apicultor que é vaqueiro” e “nenhum vaqueiro é produtor de soja”
O grande segredo é entender que a assertiva "existe apicultor que é vaqueiro" não diz quantos são vaqueiros.
Ou seja, pode ser 1 apicultor que é vaqueiro, pode ser 2 apicultores que são também vaqueiros ou TODOS OS APICULTORES PODEM SER VAQUEIROS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Este é o segredo dessa assertiva. Dizer que "existe apicultor que é vaqueiro" inclui inclusive a possibilidade de todos os apicultores serem vaqueiros...
Dessa forma, a assertiva C aduz: Existem vaqueiros que não são apicultores. ERRADO
Já a Letra E está Certa. "Se todo apicultor é vaqueiro, então nenhum verdureiro é produtor de soja."
Sabe-se que todo verdureiro é apicultor; sabe-se que nenhum vaqueiro produz soja;
Logo, Se todo Apicultor for vaqueiro, obviamente ele não vai produzir soja e nem os verdureiros, haja vista todo verdureiro ser apicultor.
-
Excelente explicação do Papa Romeu Fox aqui embaixo.
-
3/5 do suco de uma garrafa.