SóProvas


ID
1205359
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Constitui-se em uma violação ao princípio da exclusividade, previsto no § 8º do art. 165 da Constituição Federal, incluir na Lei Orçamentária Anual (LOA) dispositivo referente à autorização para

Alternativas
Comentários
  • § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    não entendi a questão....

  • A questão foi mal formulada porque o examinador está pedindo a alternativa que viola esse princípio e a alternativa E não tem nada a ver com a questão.

  • Art. 7º, incisos I e II, da Lei 4.320/1964:
    “Art. 7º A Lei de Orçamento poderá conter autorização ao Executivo para:
    I –Abrir  créditos  suplementares  até  determinada  importância  obedecidas  as disposições do artigo 43;
    II –Realizar em qualquer mês do exercício financeiro, operações de crédito por antecipação da receita, para atender a insuficiências decaixa.”

  • Exclusividade

    A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Ou seja, dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa. O objetivo deste princípio é evitar a presença de "caldas e rabilongos". Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    Este princípio encontra-se expresso no art. 165, § 8º da CF de 88: "A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa ..."

     

    http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/cidadao/entenda/cursopo/principios.html

  • Letra E. A LOA não contará dispositivo estranho, não poderá ser aproveitada para instituir imposto, no máximo versar sobre eles. Como os colegas já citaram, não entra nessa proibição a a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito.

     

     

  • Questãozinha xexelenta!!!