-
Exatamente como leciona Andreia Ribas em seu livro.
Tipos de equipe
• Equipes de trabalho autogerenciadas: são equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também, implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados.
• Equipes multifuncionais/interfuncionais: são equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções) ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente este: os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo. Ex.: Comitê e força-tarefa.
Equipes virtuais: as equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir os membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que as pessoas colaborem online – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente. Geralmente, são utilizadas para elaboração de projetos.
Fonte: Cassiano Salim e Andreia Ribas
-
Equipes de trabalho autogerenciadas: São equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também
implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados. São grupos de funcionários que realizam trabalhos muito
relacionados ou interdependentes e assuem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores.
Equipes multifuncionais: São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da
empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções), ao mesmo tempo, ou seja,
não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as
carências, num aprendizado contínuo.
-
Gab. E
(A) A eficácia do desempenho das equipes depende de vários requisitos, entre os quais se citam a inflexibilidade das relações interpessoais e a rigidez dos papéis individuais de cada um dos respectivos membros.
(B) No desenvolvimento de equipes, é utilizada a tática da evasão com o objetivo de estimular os membros para o exercício dos conflitos e das divergências.
(C) Sistemas de equipes múltiplas têm a vantagem de dispensar qualquer tipo de liderança ou gerência.
(D) No desenvolvimento de equipes, é utilizada a tática da repressão com o objetivo de estimular os membros para o exercício dos conflitos e das divergências.
(E) Equipes autogerenciadas e equipes multifuncionais são exemplos de tipos de equipes de trabalho.(Gabarito)
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 300-302),
- Equipes de resolução de problemas: grupo de 5 a 12 funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.
- Equipes autogerenciadas: grupo de dez a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
- Equipe multifuncional: grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
- Equipes virtuais: grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.