SóProvas


ID
1205911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ao consultar alguns perfis na rede social X, Marcos percebeu que tinha, com Carlos, 37 amigos em comum, com Pedro, 51 amigos em comum, e com Henrique, 45 amigos em comum.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.


As informações apresentadas permitem concluir que Marcos possui mais de 100 amigos na rede social X.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente. 


     Marcos pode possuir apenas 51 amigos... esse seria o menor número de amigos. 


    Bons Estudos!

  • Neste item, deve-se abstrair o que foi afirmado na assertiva anterior "e que estes [os três amigos de Marcos] não possuam, entre si, amigos em comum", sob pena de contabilizar mais de cem amigos, e errar a questão.

  • Achei meio mal formulada: A situação hipotética apresentada não informa dos amigos de Marcos que não sejam Carlos, Pedro ou Henrique. Sendo assim, o Marcos pode ter o Amigo Sebastião, que tem 105 amigos em comum com Marcos e Sebastião pode ou não ter Carlos, Pedro e Henrique como amigos.

  • Pega da Cespe... colocar essa questão logo após uma outra em que afirma que "Carlos, Pedro e Henrique não possuam entre si amigos em comum".... para responder esse item deve-se abster da questão anterior... o que nos leva ao resultado de que as informações não permitem concluir que ele possui menos que 100 amigos.

  • E se, dentro desses 51 amigos em comum que tem com Pedro, estivessem os 37 amigos em comum que tem também com Carlos e os 45 amigos que tem com Henrique? Na pior das hipóteses, se todos tivessem amigos em comum, ora, o que podemos inferir aí é que ele possui 51 amigos na rede social.

    GABARITO: ERRADO.

  • Mesmo que Marcos tenha amigos em comum com Carlos, Pedro e Henrique, nada garante que esses mesmos amigos também não sejam amigos em comum que Pedro e Henrique também tem.

    Ou seja, não é garantido que todos os 37 amigos que Marcos tem em comum com Carlos, os 51 amigos em comum com Pedro e os 45 amigos em comum com Henrique sejam todos diferentes entre si.

    Assim não podemos somar todos os amigos em comum que ele tem com Pedro, Carlos e Henrique.

    A resposta é Errado.

  • Assertiva ERRADA.

    Faltam informações para se concluir a totalidade de amigos de Marcos.

    A quantidade de amigos em comum é de 133. Porém não existe informações na questão a respeito de amigos comuns entre os quatro elementos.

  • A questão diz "Marcos possui mais de 100 amigos na rede social". Para sabermos isso, vamos olhar da pior forma possível, ou seja, pelo menor número de amigos que ele poderia ter. Se for mais de 100, a questão está certa. Vou tentar mostrar de uma forma clara para todos:

    Marcos tem com Carlos 37 amigos em comum.Ok

    Marcos tem com Henrique 45 amigos em comum. Mas, pela pior das hipóteses, 37 amigos desses 45 são amigos em comum de Marcos, Carlos, Henrique e Pedro; então, desses, sobrou (45-37) amigos em comum apenas de Marcos, Henrique e Pedro.

    Marcos tem com Pedro 51 amigos em comum. Mas, pela pior das hipóteses, 45 amigos desses 51 são amigos em comum de Marcos, Henrique e Pedro, sobrando 6(51-45) amigos em comum apenas de Marcos e Pedro.

    Então, 37 (amigos em comum dos quatro) + 8 (amigos em comum dos três: Marcos, Henrique e Pedro) + 6 (amigos em comum de Marcos e Pedro) = 51 amigos.

    Logo, foi menos que 100. Questão errada!


  • Condições extremas:

    1) Marcus ter 37 amigos em comum com todos os amigos, logo a soma será 37+(45-37)+(51-37) = 37+8+14=59 amigos, no mínimo.

    2) Marcus ter 37 com C, 45 com H, 51 com P, mas nenhum entre todos eles, logo a soma será 37+45+51 = 133 amigos, no máximo

    Então Marcus terá no mínimo 59 amigos, e no máximo 133 amigos.

    O que permite concluir que a assertiva está ERRADA, pois Marcus pode ter menos de 100 amigos.

  • Nossa, quantas fórmulas para uma coisa tão simples: Só imaginar que os amigos em comum com Pedro fossem os mesmos dos outros. A questão não diz que eles não não em comum entre si. Logo o maior número de amigos em comum é a resposta. No caso 51.

  • Pessoal é questão de interpretação. Imaginemos: Marcos tem 37 amigos em comum com Carlos, com Pedro 51 e com Henrique 45. Mas, quem garante que os amigos que estão numa intersecção não estão também na outra? Pode ser que sim, pode ser que não. Logo, não podemos afirmar que ele tem mais de 100 amigos, pois assim incorreríamos em erro somando todos os dados que a questão nos deu (e é isso que ela quer rsrsrs). Bons estudos.

  • Errado. 

    Posso até usar a resposta da questão anterior como base de cálculos. 

    Se marcos possui 136 amigos, subtraio de cada par em comum e verifico se é maior que 100. 

    Se encontrar 1 opção menor que 100, já posso deduzir que não é seguro que Marcos tenha os mais de 100 amigos. 

    Basta realizar uma operação que já invalidaria a questão. 

    Vamos aos cálculos: 

    136 – 37 = 99; 

    136-45 = 91; 

    136-51 = 85; 

    Marcos não tem mais de 100 amigos em nenhuma das hipóteses.


  • Para saber o mínimo de amigos que Marcos tem consideremos que os 37 amigos em comum com Carlos também são em comum com Pedro e Henrique, então teríamos o seguinte cálculo: 37 + (51-37) + (45-37) + 3 (Carlos, Pedro e Henrique) = 62

  • Essa tem que ficar ligado, pois vem logo depois de uma questão considera que os amigos não tem amigos em comum entre si, bastando somar que daria 133, e nessa questão não fala nada disso então não é possivel inferir que ele tenha 100 ou mais amigos.

  • se tiverem amigos em comum entre eles, menos de 100, se não, mais de 100. a questão não falou nada então não da para concluir.

  • muita sacanagem mesmo colocar uma questão assim logo após outra que temos que somar tudo. >:(

  • Fiz um detalhamento:

    A situação aqui já mudou, pois a questão diz que Carlos, Henrique e Pedro não possuem amigos em comum, então não há repetições.


    Assim, é apenas o que há de comum entre Marcos e Carlos, Marcos e Henrique, Marcos e Pedro

    Desta forma, no perfil do Marcos, tem os amigos Pedro, Carlos e Henrique, que são 3, somados aos 37 com 51 com 45 que há em comum. 

    Daí, a conta dá 136 amigos.

    Se a questão considerasse que existem amigos repetidos, a conta seria outra:

    - Marcos com Carlos: 37 amigos 
    - Marcos com Henrique: (45-37) = 8 amigos sem repetição com Carlos e Henrique
    - Marcos com Pedro: (51-37-8) = 6 amigos sem repetição com Carlos, Henrique e Pedro.
    - Carlos, Henrique e Pedro integram o perfil de Marcos = 3 amigos


    Daí, a conta daria 51 amigos, sendo desta vez, inferior a 100.

  • GAb E

    Posso considerar 51 amigos, vejamos :

    37 - 45 = 8

    51 - 45 = 6

    Somando : 37 + 8 + 6 = 51 amigos.

  • As informações não permitem concluir !!! por isso está errado.

    Muita gente achando números (51) longe do citado pela assertiva. O cespe não dá números distantes de um possível resultado.