-
Com essas informações não podemos concluir isso. Se considerarmos que os 37 amigos de Carlos estão entre os amigos em comum que Marcos tem com Pedro, então Marcos teria: 51+ 45= 96 amigos. Não coloquei os amigos de Carlos na soma pois são os mesmos que Pedro tem.
Gab: E
-
Errado.
A maior quantidade possível seria 51, pois não é possível saber se os outros amigos não são comuns aos demais colegas. É possível que os amigos de Henrique e Carlos estejam dentro desses 51, ou não, dessa forma, não é possível afirmar tal fato.
Espero ter ajudado.
-
Essa questão me deixou na dúvida pq não informa se os mais de 100 amigos é comum com os outros colegas??Sinceramente não entendi.
-
Acho que a questão é pra deixar dúvidas mesmo... Não é possível concluir o tamanho máximo de amigos sem que se atribua uma relação de amizade entre eles.
Como o amigo ali disse, a melhor informação é a de que tem 51 amigos com Pedro mas o restante pode se tratar de amigos em comum, por isso não podem ser considerados..
Ex: Pedro 51 amigos
Henrique 45 amigo.
Não é correto somá-los porque poderão ser os mesmos, com a exceção de 6 novos, do lado de Pedro.
-
Pessoal, não podemos deduzir que amigos de um sejam amigos de outro. Acredito em outro tipo de resposta. Talvez pode ser nenhuma dessas afirmações.
Pedi uma indicação de comentário de um professor. Caso alguém tenha acertado o chute, parabéns!
*Vejam a questão Q402068.
-
Andre Carvalho, esse tipo de questão se resolve assim como o colega Yuri explicou abaixo, com hipóteses. Como a questão não dá todas as informações, temos que ir testando as hipóteses, pra ver se há alguma situação em que não seja verdadeiro o que o enunciado diz, o que tornaria a questão errada.
Uma das hipóteses é que os amigos de Carlos e Henrique sejam amigos de Pedro também, nesse caso, como há repetição, então Marcos terá no máximo 51 amigos.
Assim, já que conforme as informações dadas existe uma hipótese em que Marcos terá no máximo 51 amigos, não podemos afirmar/concluir que ele possui mais de 100 amigos na rede social X.
O prof. Edgar Abreu chama esse tipo de resolução de teste de hipóteses.
Bons estudos!
-
O comando da questão não dá subsídio para afirmarmos que Marcos tem mais de 100 amigos. Analisando-a com atenção, a única AFIRMAÇÃO que podemos fazer é que Marcos tem, no mínimo, 52 amigos, já que tem 51 em comum com Henrique + o próprio Henrique. Não temos informação para afirmar se Carlos e Pedro são amigos em comum com Henrique ou não, se os amigos em comum com Carlos são também em comum com os outros 2, etc., ou seja, a única informação segura que podemos extrair do comando da questão é: MARCOS TEM NO MÍNIMO 52 AMIGOS. Gabarito E.
-
vamos dizer...marcos acabou de fazer seu facebook,
MARCOS tem no facebook somente 51 amigos...
-
Aqui temos que considerar o maior número de amigos que Marcos possui em comum com algum colega, no caso com Pedro, assim podemos inferir que ele possui no máximo 51 amigos (tirando o próprio Pedro) na rede social X, pois a questão não nos informa se existem ou não amigos em comum com os demais colegas.
Resposta: Errado.
-
Desculpem, me equivoquei no comentário anterior, na verdade não se trata de uma questão de teste de hipóteses, mas sim de conjuntos, mas o raciocínio se aplica. O enunciado não dá substrato para que se tenha certeza de que os amigos de Pedro não sejam os mesmos de Carlos e Henrique, essa é uma hipótese, o que torna impossível afirmar que Marcos tem mais de 100 amigos, portanto, gabarito: errado.
-
Cada vez meu raciocínio fica mais ilóoogico.... não entendi como chegaram na resposta...
-
GABARITO ERRADO.
Não necessáriamente. Mesmo que Marcos tenha amigos em comum com Carlos, Pedro e Henrique nada garante que esses mesmos amigos também não sejam amigos em comum que Pedro e Henrique tem.
-
Não tenho certeza se este raciocínio está correto, mas foi assim que cheguei a tal conclusão de maneira detalhada.
Ao consultar os perfis na rede social X obtivemos que:
(1) Marcos com Carlos => 37 amigos
(2) Marcos com Henrique => 45 amigos
(3) Marcos com Pedro => 51 amigos
MARCOS possui mais de 100 amigos na rede social X? ERRADO
REFERÊNCIA: REDE SOCIAL X (universo em questão)
(1) Percebam que a quantidade mínima de amigos para Marcos seria 37, foi garantido quando falamos que Marcos com Carlos possui 37 amigos.
(2) Ao apurarmos a quantidade de amigos de Marcos, considerando Marcos com Henrique, não poderemos computar os 45, pois anteriormente já computamos 37 amigos de Marcos, nestes 45 podem estar os 37 já computados, correndo o risco de repetimos os amigos que já foram considerados. Logo, 45 - 37 = 8 amigos, diferença de amigos entre Marcos e Henrique que não foram computadas como amigos de Marcos quando consideramos Marcos com Carlos.
(3) O mesmo raciocínio de (2), percebam que do total de 51 amigos de Marcos com Pedro nós deveremos retirar 45, diferença que já foi contabilizado os amigos de Marcos com Carlos e Marcos com Henrique. Logo, 51 - 45 = 6 amigos, que podem ser amigos de Marcos e não foram considerados quando computamos Marcos com Carlos e Marcos com Henrique.
Assim:
(1) + (2) + (3) = 37 + 8 + 6 = 51
Insista, persista, mas nunca desista pois um dia você conquista!!!
-
RESPOSTA ERRADA
"a questão não nos informa se existem ou não amigos em comum com os demais colegas."
Prof. Benício Mateus
#sefaz.al2019 #ufal2019
-
ERRADO
Marcos terá no minimo 51 amigos em sua rede social, mas o enunciado não nos dá opções para chegar ao máximo de amigos..
-
Nunca nem vi..... Quando foi isso??
-
GBA E
De 37 - 45 - 51 (amigos em comum), logo faremos as diferenças:
45- 37 = 8
51 - 45 = 6
Agora vamos somar os grupos : 37 + 8 + 6 = o mínimo de 51 amigos de Marcos.
-
Eu acho que o gabarito é ERRADO justamente porque não da para CONCLUIR a sua quantidade de amigos.