-
Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos.
-
A característica essencial do Transtorno Dismórfico Corporal (historicamente conhecido como dismorfofobia) é um preocupação com um defeito na aparência (Critério A). O defeito é imaginado ou, se uma ligeira anomalia física está presente, a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva (Critério A).
-
O Transtorno de Somatização (historicamentechamado de histeria ou síndrome de Briquet) é um transtorno polissintomáticoque inicia antes dos 30 anos, estende-se por um período de anos e écaracterizado por uma combinação de dor, sintomas gastrintestinais, sexuais epseudoneurológicos. A Hipocondria é preocupação com omedo ou a idéia de ter uma doença grave, com base em uma interpretação errôneade sintomas ou funções corporais. O Transtorno Dismórfico Corporal éa preocupação com um defeito imaginado ou exagerado na aparência física. O TranstornoConversivo envolve sintomas ou déficits inexplicáveis que afetam afunção motora ou sensorial voluntária, sugerindo uma condição neurológica ououtra condição médica geral. Presume-se uma associação de fatores psicológicoscom os sintomas e déficits.
(http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=169)
-
No site do Psicologado tem as definições de cada transtorno segundo o DSM-IV e segundo a CID-10.
https://psicologado.com/psicossomatica/psicossomatica-classificacao-cid-10-e-dsm-iv
-
Lembrando que não há mais transtornos somatoformes no DSM-V, são denominados de sintomas somáticos (TSS).