SóProvas


ID
1207969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relacionados à lógica proposicional.

A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” é uma proposição lógica composta.

Alternativas
Comentários

  • O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.

    Errei a questão, pois entendi que o trecho "ao mesmo tempo que" tem o valor de ^. Ou seja, O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu  ^ assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.

     

    Alguém mais entendeu assim?

     

  • Alguém sabe informar porque esta questão está incorreta?

  • responderam me assim:

    Não se pode interpretar "ao mesmo tempo que" como se fosse "E". O que pode ocorrer é interpretar um MAS como E, fora isso não dá.

  • vai entender o Cespe...

  • Errei a questão.

    Existe uma relação entre a regra das sentenças lógicas compostas com o estudo das orações coordenadas?

    Deve-se dizer, via de regra, que o encadeamento das orações coordenadas (sindéticas, preferencialmente) é o responsável pelas construções das sentenças compostas na lógica?

    Percebe-se que a segunda declaração "ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria" é iniciada por uma oração subordinada, e não coordenada. Assim sendo, não pode ser considerada uma segunda proposição, ou seja, não admite atribuição de valores lógicos.

    Isso é uma hipótese.

  • Lúcio, também entendi assim. Alguém pode explicar o erro?

  • Para se configurar como proposição composta deveria possuir algum conectivo, seja ele da conjunção (e, mas, porém, embora...), da disjunção (ou), disjunção exclusiva (ou...ou...), condicional (Se... então...) ou bicondicional (se... e somente se...)

    Sendo assim o exemplo seria uma proposição composta no seguinte:

    "O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu, E/MAS/OU não assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria." Dentre outras formas.

    Lembrando que:

    Proposição: é uma afirmação que pode ser julgada como Verdadeira ou Falsa, mas nunca como ambas.


    Bons estudos.

  • O conectivo "e"  pode ser substituído pelas palavras (entretanto, contudo, porém, todavia, mas) o que não se encontra entre elas.

  • Pode-se valorar a sentença apenas uma vez (verdadeiro ou falso)sendo assim, ela possui apenas uma proposição, o que a torna simples.

  • Se não há conector lógico também não há como ser composta.

  •  Conforme o colega acima citou, o Cespe considera composta a preposição que tenha 1 sujeito e dois complementos, PORÉM, é preciso que exista algum CONECTIVO. Se compararmos as questões 6 e 5, podemos chegar a esta conclusão. Elas são redigidas de modo bem parecido, à exceção do conectivo na questão 6. Caso eu esteja enganado, por favor, corrijam-me.

  • preposição composta é quando através dela podemos tira outra proposição nova

    exemplo preposição composta: Cíntia é irmã de Mauricio e de Pedro

    preposição composta ficaria assim: cinta é irmã de Mauricio e

    Cíntia é irmã de Pedro.

    preposição simples : não é possível extrair dela uma nova preposição não pode ser divida em partes,

    como é feita na preposição composta.

  • Pensei igual o colega Lúcio 2014 pois a proposição tem 2 verbos..

  • A sentença em questão está errada.

    Para que se tenha uma proposição composta é necessário que tenha duas proposições simples ligadas por um conectivo e isso não ocorre. Veja:

    1. O sistema judiciário igualitário (não é uma proposição simples, não há verbo)

    e (liga somente uma ideia)

    2. imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.

    Comparação:

    Xuxa é cozinheira e manicure.

    1. Xuxa é cozinheira ( há verbo)

    e ( conectivo que liga duas proposições simples)

    2. Xuxa é manicure ( há verbo)

  • Lúcio \o concordo.

  • Em raciocínio lógico, diferentemente do que ocorre com o português, a quantidade de verbos não está associada ao fato de ser a proposição simples ou composta. 

    Ocorre que:

    Proposição Simples (ou atômica): não contém nenhuma proposição como parte integrante de si mesma. Geralmente são simbolizadas por letras do alfabeto (p, q, r, ...).

    Proposição Composta: formada pela combinação de uma ou mais proposições, ligadas por conectivos.

    • Carlos é inteligente e Mário é torcedor do Flamengo. 

    • Maria vai ao teatro ou Paulo vai ao cinema. 

    Se chover amanhã, então não irei à praia.

    • Comprarei uma casa se e somente se eu ganhar na loteria.

    (Raciocínio lógico - Canal dos Concursos)


  • Eu acredito que, em logica, dizer:

    Fulano é estudioso e trabalhador.

    é o mesmo que:

    Fulano é estudioso ao mesmo tempo que é trabalhador.

    Mas se o CESPE não considera, nas próximas provas, irei marcar ERRADO para este tipo de questão, mas continuo achando que a questão está CERTA.

  • Também pensei como o Lúcio

  • Eu salvei umas 25 questões desse estilo "é simples ou composta" e até agora não entendo qual o critério do CESPE! Já pensei que poderia ser o verbo, já pensei que poderia ser a quantidade de ideais apresentadas...Enfim, parece que o gabarito é escolhido conforme a conveniência, tamanha a falta de coesão entre as questões!  

  • A proposição composta é caracterizada por uma conjunção ligando duas orações, "SE", "E", "OU" "SE E SOMENTE SE" "OU...OU". Na questão, o termo "ao" caracteriza uma preposição "a" flexionada com o artigo "o" e exerce função sintática de advérbio de tempo junto ao termo "mesmo tempo". Pode suar estranho envolver português com raciocínio lógica, mas tratando-se de proposições, a lógica é essa: ver a proposição como uma oração simples ou composta formada por sujeito, verbo e predicado e, a depender, por uma conjunção que liga mais de duas orações simples. 

  • Não entendi. A questão Q402653 é igual A ESTA e a resposta está como CERTA.

  • Ao menos é igual ao conectivo "e"

  • ERRADA.

    A locução conjuntiva  "ao mesmo tempo que"  é conjunção temporal, substituível por  enquanto, não se enquadra nos conectivos, "E": aditiva, "OU", "OU OU": alternativa, SE ENTÃO : conclusiva, SE E SOMENTE SE: condicional.

    Também pensei igual ao Lúcio, porém no site do CESPE essa questão consta como ERRADA, o que me forçou a ficar aqui um tempinho pensando numa justificativa coerente com a resposta do CESPE :-/ , acho que a justificativa seria está, caso esteja errada, por favor me corrijam.

    Abraços.


  • TODOS OS PROFESSORES DIZEM QUE ESTÁ QUESTÃO TEM GABARITO: CERTO!

  • A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” não é uma proposição lógica composta.

    O trecho da sentença “...ao mesmo tempo...” é uma conjunção temporal, que pode ser substituído por “...enquanto... “, logo, não é um conectivo.


    Resposta: ERRADO.


  • Se voce for por conectivo voce erra, para nao ter erro faça o seguinte. SE FOR UM PENSAMENTO SÓ simples.........SE FOR DOIS PENSAMENTOS NA FRASE, composta........nao tem erro 


    LFG padilha

  • Eu entendi assim também Lúcio. Ao mesmo tempo como conectivo E ^

  • O gabarito oficial está sendo contestado.

    Diversos cursos e professores solicitaram a anulação da questão, uma vez que "ao mesmo tempo" traz a idéia do conectivo e.

    Como a prova é recente devemos ficar de olho na conclusão dos Recursos.


  • marquei certo também, e não concordo que esteja errado, pois: "Ao mesmo tempo que" Remete ao conectivo "E"

  • Desse jeito está de difícil entender o que o Cespe quer com resposta. 
    Essas provas tão mais para loteria do que para teste de conhecimento.
    Entendi como a maioria, subtende-se um conectivo "e".

  • Analisando a questão,

    É sabido que, uma proposição composta é aquela que possui duas proposições simples ligadas por um conectivo. E uma proposição é simples quando a mesma possui verbo.

    A sentença:

     “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria”.

    Não pode ser considerada como uma proposição composta, pois o trecho “O sistema judiciário igualitário”, não é uma proposição, pois não possui verbo e o outro trecho “ao mesmo tempo que” não pode ser considerado um conectivo lógico “E”. 


    RESPOSTA: ERRADO



  • Comentário do Prof do QC

    A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” não é uma proposição lógica composta.

    O trecho da sentença “...ao mesmo tempo...” é uma conjunção temporal, que pode ser substituído por “...enquanto... “, logo, não é um conectivo.

    Resposta: ERRADO.


  • Errei uma outra vez questões desse tipo. O segredo pessoal é LER COM CALMA E MUITAAAAAAAAAAAAAA ATENÇÃO CADA PALAVRA DO ENUNCIADO.

    Proposição simples.

  • Resposta :ERRADA

    Proposição simples: Frase inteira , sem conjunção, que sejam declarativas,afirmativa ou negativa. Podendo ser negativas ou positivas.

  • Resposta :ERRADA

    Proposição simples: A frase inteira , sem conjunção, que sejam declarativas,afirmativa ou negativa. Podendo ser negativas ou positivas.


  • Eu também Lúcio C

  • E se eu reescrever assim, por acaso estaria errado:

    "O sistema judiciário igualitário promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria E o sistema judiciário imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria." 

  • Frase direta, proposição simples =)

  • o Matheus está coberto de razão. Tem um "E" ali galera, e ele é um conectivo.


    SACANAGEM.

  • "ao mesmo tempo que" não pode ser interpretado com sentido da conjunção E porque aquela é uma conjunção subordinada adverbial proporcional, já esta última é conjunção coordenada aditiva.

  • RESUMO DOS COMENTÁRIOS: Essas provas tão mais para loteria do que para teste de conhecimento. parece que o gabarito é escolhido conforme a conveniência.

    Na hora de fazer essa questão o elaborador já tinha tomado meio garrafão de vinho que abriu - tá desculpado.

  • A expressão "ao mesmo tempo que" tem o mesmo do conectivo "e"

  • Mais uma vez o CESPE não padroniza esse tipo de questão. Na minha visão, que não vale de nada, questão certa.

    O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que, O sistema judiciário igualitário e imparcial, assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria
  • De acordo com gab oficial não houve alteração de gabarito.

    Rsp: ERRADO
  • lê os comentários é o melhor, a galera fica inventando coisas que não existe, é ERRADO e pronto. "Eu acho" esquece o que você acha assim vc não vai passar.

  • :( Também li 2 verbos na proposição ligados pelo conectivo "^". 

  • A impressão que eu tenho da CESPE é que você precisa aprender com as questões que ela posta. Agora eu sei que "enquanto" não pode ser comparado a uma conjunção, mas só aprendi isso porque vi a CESPE se manifestando quanto a isso. Muitas questões por mais que você siga um raciocínio lógico estarão erradas. Resumindo, ser aprovado num concurso desta banca requer MUITO estudo e SORTE pra não ter que se deparar com questões assim numa prova.

  • A resposta é errado mesmo, pois igualitário e imparcial são características do "Sistema judicial" e não configura duas proposições, o "e" une as duas características, portanto é proposição simples!

  • CESPErou acertar? Inocente...

  • Obs.: ao mesmo tempo é conjunção temporal - uma conjunção que não é reconhecida pelo RLQ - portanto, Gab. E mesmo.

  • Continue
    Estudando
    Senão as
    Pegadinhas te
    Eliminarão!

    :(
  • Galera , vai a dica: para ser proposicao composta nesssas frases, temos que analisar se a conjuncao eh coordenada aditiva ( disjunção) ou se é alternativa (ou). se tivermos formas subordinadas,como na questao, que é subordinada adv temporal, entao não teremos uma composicao de proposicões...

  • realmente dificil ver a diferenca entre esta questao e a do " reitor declarou..."  eu procuro identificar se o sentido do verbo eh de "ser" ou de " fazer alguma coisa". ser = simples, "fazer" = composta. tem dado certo.


  • Todos os estudantes deveriam se organizar e entrar com uma liminar contra a CESPE ou um mandado de segurança coletivo para que fosse impedida de realizar concursos alegando total falta de critérios lógicos, tanto em matérias de lógicas matemáticas quanto com  matérias de interpretações gramaticais, pois, ela parece não seguir um padrão coerente e lógico de aplicação e aferimento de conhecimentos e sim, uma arbitrariedade incompreensível e discricionária excessiva.


    Alguém se habilita?

  • Para a banca CESPE é correto dois sujeitos com o mesmo predicado. Ex: Pedro e Paulo são professores.( p/ cespe isso é uma proposição simples). Então a conjunção nem sempre irá indicar se a proposição é composta.

  • "ao mesmo tempo" da ideia de adição sim... pois ele tanto promove o amplo direito de defesa do réu, como também assegura uma atuação.... ou seja ele faz os dois ao mesmo tempo: promove e assegura

  • Pensei da mesma forma que o Camilo Viana e o Lúcio C, "O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu" 1ª proposição. "Assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria" 2ª proposição. Entra as duas temos o trecho: "ao mesmo tempo que". Se você faz alguma coisa ao mesmo tempo que outra, fica óbvio que se está fazendo duas coisas, ou seja, ideia de adição, dessa forma, ao meu ver, essa não é uma proposição simples. 

  • Caros colegas!

    "PROPOSIÇÃO COMPOSTA É UM CONJUNTO DE DETERMINANTES, SOMENTE O FATO DE O CONECTIVO NÃO ESTAR TOTALMENTE EXPRESSO NA SENTENÇA NÃO A TORNA SIMPLES."

    nesta questão somente o fato de não haver conectivo lógico EXPRESSO ( "ao mesmo tempo" - sabendo que pode ser trocado por "E") não a torna errado, pois aqui o sujeito da oração exerce 2 funções diferentes: 

    O sistema judiciário igualitário e imparcial promove... 

    O sistema judiciário igualitário e imparcial assegura...

    Possui sujeito definido: (O sistema judiciário igualitário e imparcial)

    Possui 2 verbos com 2 ações distintas: PROMOVE e ASSEGURA

    Possui SENTIDO COMPLETO

    ---------------------------->>>>>PODE SER DIVIDIDA<<<<

    ASSIM, SIMPLES ESSA QUESTÃO NÃO É.

                                                   "PROPOSIÇÕES SIMPLES NÃO PODEM SER DIVIDIDAS"                                                                

    GABARITO: CERTO

    (Mais confiável do que ir pela quantidade de verbos, é ir pela quantidade de HORAS ESTUDADAS - TAMIRES BARRETO!)

  • Caros colegas! Caso não saibam o básico de lógica NÃO comentem a questão,POR FAVOR.

    "PROPOSIÇÃO COMPOSTA É UM CONJUNTO DE DETERMINANTES, SOMENTE O FATO DE O CONECTIVO NÃO ESTAR TOTALMENTE EXPRESSO NA SENTENÇA NÃO A TORNA SIMPLES."

    AO MESMO TEMPO realmente não é um conectivo lógico reconhecido, PORÉM será que vocês entenderam O SENTIDO DA FRASE? PERCEBAM QUE HÁ UM (E) IMPLÍCITO ANTES DA CONJUNÇÃO TEMPORAL, POIS O SUJEITO SIMPLES EXERCE DUAS AÇÕES DIFERENTES.

    Nesta questão somente o fato de não haver conectivo lógico EXPRESSO ( "ao mesmo tempo" - sabendo que pode ser trocado por "E") não a torna errado, pois aqui o sujeito da oração exerce 2 funções diferentes: 

    O sistema judiciário igualitário e imparcial PROMOVE o amplo direito de defesa do réu.

    O sistema judiciário igualitário e imparcial ASSEGURA uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.

    Possui sujeito definido: (O sistema judiciário igualitário e imparcial)

    Possui 2 verbos com 2 ações distintas: PROMOVE e ASSEGURA

    Possui SENTIDO COMPLETO

    ---------------------------->>>>>PODE SER DIVIDIDA<<<<

    ASSIM, SIMPLES ESSA QUESTÃO NÃO É.

                                                   "PROPOSIÇÕES SIMPLES NÃO PODEM SER DIVIDIDAS"                                                                

    GABARITO: CERTO

  • NÃO ACHO QUE SEJA COMPOSTA, PELO FATO DE AMBAS AS AÇÕES ESTAREM ACONTECENDO AO MESMO TEMPO E NÃO PODEREM SER DIVIDIDAS, AO MESMO TEMPO PROMOVE E ASSEGURA. NÃO HÁ COMO SEPARA-LAS POR QUE  NÃO TEM NENHUM CONECTIVO IMPLÍCITO...
  • É muito simples! a frase expressa apenas uma ideia, então a proposição é simples.

  • QUESTÃO ERRADA

    Esse E que esta sendo usado (O sistema judiciário igualitário e imparcial) está ligando dois TERMOS, E NÃO DUAS ORAÇÕES, uma proposição composta é formada por duas proposições simples ligadas por um conectivo lógico. Percebam a frase antes do E: (O sistema judiciário igualitário), cade o verbo ? Analisem bem quando aparecer um E, veja o que ele está conectando, se são duas proposições simples ou apenas termos.
  • Simplificando..


    " O sistema judiciário (...)"

    tudo o que vem depois está se referindo ao sistema judiciário..

    Logo, uma só ideia, uma só proposição!


    (Mais confiável do que ir pela quantidade de verbos, é ir pela quantidade de ideias!) ;)

  • Concordo com o Renan Maciel. Existem dois verbos (promove e assegura) ligados com o termo "ao mesmo tempo que" (termo este que tem a mesma função do conectivo E). Gabarito CERTO.

    Questão mal formulada e totalmente passível de anulação.

  • eu vejo uma proposição composta por duas ideias

    1 promover o amplo direito de defesa do réu

    E 2  assegurar atuação investigativa completa  (P^Q)

    concordo com a opinião do amigo Marcelo Sá e ainda vou além no meu pensamento sobre essas questões absurdas que deixam dúvidas em todo o mundo. parece que essas questões absurdas são propositais parece que é para beneficiar alguém que de repente pode estar marcado pra ganhar o cargo ainda mais com essa onda de corrupção no mundo dos Concursos. é muito estranho todo concurso tem uma chuva de recursos em várias questões uma dança de gabarito que ninguém entende isso pode estar sendo feito pra despistar a corrupção. um absurdo com as pessoas que se esforçam.

  •  parece que essas provas são montadas em cima de conveniências E é claro que precisam haver questões absurdas para de repente aprovar algumas pessoasa provar algumas pessoas privilegiadas.

  • pessoal vou tentar explicar o que ocorre nessa questão:

    "O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura..."  Ou seja "O sistema judiciário igualitário e imparcial promove e assegura..." perceba que os verbos promove e assegura são termos de mesma função   sendo o conectivo "E" utilizado para entremear mera enumeração de termos relativos ao mesmo sujeito , ou seja- os dois verbos  . Por esse motivo a proposição é simples .

  • errado.

    é uma proposição simples,não tem conectivo.
  • Valeu Matheus Salles boa explicação!!

  • Q403782 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas

    Julgue o item que se segue, relacionado à lógica proposicional. 
    A sentença “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” é uma proposição lógica simples.


    A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” é uma proposição lógica composta.

     Gab. Errado


    Cespe sendo Cespe (Bipolar) ou melhor, poder discricionário (CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE)

  • Vejam o vídeo que gravei com a resolução dessa questão no link abaixo:

    https://youtu.be/LtQC_MLudd8

    Professor Ivan Chagas

  • Vejam o vídeo que gravei com a resolução dessa questão no link abaixo:

    https://youtu.be/LtQC_MLudd8

    Professor Ivan Chagas

  • Por** até para raciocínio lógico vou precisar de conjunção???.
    RLM era bom até envolver português.

  • Eu errei, mas entendi: o "e" está ligando núcleos de adjunto adnominal, como um colega nestes comentários informou. E quanto ao "ao mesmo tempo que", a proposição será V ou F, não há como ser uma parte V e uma parte F, como aconteceria na proposição composta. Ou é ao mesmo tempo (V) ou não é (F).

  • Que banca satânica do caraio

  • Essa questão induz a entender que "ao mesmo tempo que" possui o mesmo valor do conectivo "e", logo, seria composta, marquei como CERTO e ainda não entendo o porquê de estar ERRADO.

  • Já errei e acertei muitas questões desse tipo do CESPE como o pessoal comentou aí...também discordo do gabarito e pelo que vi eles não têm critério definido pra quando é simples ou composta...simples, deixarei em BRANCO.

    é o melhor a fazer quando a questão estiver assim truncada...

  • tô sentindo que vai cair uma dessas na prova do INSS, só pra acaraiar o nego

  • Sempre acho que "ao mesmo tempo que" = "E".


    Já errei 4 vezes... rs ¯\(©¿©) /¯

  • Eu errei essa questão. Então eu tentei pensar em algo que fizesse com que tornaria essa proposição simples. Cheguei a conclusão, não sei se a corretacorreta, de que. Primeiro : pra ser composta precisa se um conectivo. Segundo : pra ser composta tem que conseguir dividir a proposição em duas, sendo que deve permanecer com sentido em ambas as proposições e que sejam independentes. O que não acontece nesse caso. O segundo "termo" depende do primeiro pra ter sentido. Logo, se não pode ser dividida ela é apenas uma proposição. Não sei se é o correto, mas espero ter ajudado :D
  • Bom pessoal, estou começando agora a estudar raciocínio lógico e já de cara percebi que essa questão tem um problema conceitual sério. Digo mais, nem é um problema conceitual, mas sim ideológico, apesar de aprender também  que raciocínio lógico não tem, em sua gênese, caráter ideológico. Aposto que, se Aristóteles estivesse vivo e entrasse nessa discussão ele usaria o bom senso de julgar essa afirmativa como correta. Ele consideraria que o termo "ao mesmo tempo que" estaria fazendo a mesma função do "e". Mas por convenção dos teóricos majoritários e regras estáticas não o é. Lamentável! Essa questão fez cair por terra um princípio que aprendi nas primeiras aulas: se existem dois verbos praticando uma ação, então existem duas proposições, aliás, nesta questão, é inegável que existam duas orações. Na verdade, é muita sacanagem o CESPE colocar uma questão dessa em concurso. Não mostra quem conhece mais, mas sim quem obterá mais pontos. Lamentável mesmo.

  • uma hora diz que é simples....outra diz que é composta. não é raciocínio, é sorte!!!

  • Não adianta estudar assim não , o cespe não sabe o quer !!!

  • Pelamordedeus! Essa proposição é composta! Tem dois verbos e se separarmos ambas tem sentido:

    "O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria"1: O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu;2: O sistema judiciário igualitário e imparcial assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.CESPE sendo CESPE... OMG!
  • Errada, o sujeito é composto porém a frase inteira não apresenta um conectivo.

  • Eu achei que ''ao mesmo tempo'' poderia ser substituído pela conjunção ''e''. 

    Bola pra frente!

  • Aprendi. Agora eu sei que ''ao mesmo tempo que'' não possui valor de conjunção! CESPE FACTS! :)

  • Esse conceito é muito ao pé da letra. Quer dizer então que se tivesse o 'e' ao lado do 'ao' aí seria composto, né?! Risos. Respondo errado ainda com a esperança de que fosse certo kkk

  • Disciplina: noções básicas de vidência lógica.

  • Gabarito: ERRADO.


    O CESPE é polêmico quando se trata de proposições simples e compostas.

    Observem: ex: 1) João e Pedro são médicos.  É o mesmo que dizer que >>> ex:  2) João é médico E Pedro é médico, certo?

    Contudo, o exemplo 1 o CESPE considera como PROPOSIÇÃO SIMPLES e o exemplo 2 como PROPOSIÇÃO COMPOSTA.

    Ainda, atenção à pegadinha do CESPE referente à proposição com repetição, ênfase.

    ex: Os jovens, adolescentes, pessoas no início da vida são pessoas de espírito leve. Trata-se de PROPOSIÇÃO SIMPLES.


    Fonte: Aula do Professor Jairo Teixeira.

    Bons Estudos.


  • Quest. de Me......

  • O que falta a essas bancas é critério. Alguém podia aplicar hj uma prova a eles e veremos como se saem
  • Não basta ter dois verbos, deve ter o conectivo para ser proposição composta.

  • É ...mudar de vida através nos estudos está difícil nesse país de merda.... viva a cespe da corrupção.Daqui um ano ela coloca essa mesma questão como certa em outra prova.

  • Saulo, na explicação do Prof. Chagas, ele aponta que esse "ao mesmo tempo" é uma conjunção temporal, substitutível por "enquanto". Com isso, compreendo que o que vem depois de "ao mesmo tempo" é um complemento da ideia do verbo "promove".

  • Quando cair uma questão desse tipo é preferível deixar em branco nunca se sabe qual o gabarito que a CESPE vai escolher. Eu entendi que "ao mesmo tempo" dá a ideia de "e"; o sistema judiciário promove e o sistema judiciário assegura, vejam que elas podem até ser negadas o sistema judiciário promove, mas (e) não assegura, ou o contrário. Só vou arriscar na prova se cair do tipo: A proposição apresentada é simples: A menina comeu uma coxinha. C/E, marcarei certo. 

  • Perfeita a colocação da Polly. A questão não é pra avaliar o candidato e sim pra fazê-lo errar a questão, pois essa sentença seria uma proposição composta, mas cabe interpretação para ser simples. Ou seja, não existe um gabarito correto para ela.

  • Errada
    É uma proposição simples, não tem conectivos.
    Proposição simples: Não é possível extrair mais que uma com sentido completo.

  • comentário do professor:

    A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” não é uma proposição lógica composta.

    O trecho da sentença “...ao mesmo tempo...” é uma conjunção temporal, que pode ser substituído por “...enquanto... “, logo, não é um conectivo.

     

    Resposta: ERRADO.

  • Se a Cespe que assim, fazer o que?

  • Comentário do professor:

     

    Analisando a questão,

    É sabido que, uma proposição composta é aquela que possui duas proposições simples ligadas por um conectivo. E uma proposição é simples quando a mesma possui verbo.

    A sentença:

     “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria”.

     

    Não pode ser considerada como uma proposição composta, pois o trecho “O sistema judiciário igualitário”, não é uma proposição, pois não possui verbo e o outro trecho “ao mesmo tempo que” não pode ser considerado um conectivo lógico “E”. 

     

     

    RESPOSTA: ERRADO

  • Essas quesões de lógica da Cespe eu penso: Tá certo.

    Vou lá e respondo ERRADO. Sempre acerto!! rsrsrs

  • Esse negócio de contar verbo para achar o número de proposições não serve, abandonem essa ideia. Isso aqui não é português!!!

  • Contar verbo funciona, amigos, desde que sejam os verbos principais e para uma composta deve existir os conectivos. No caso, temporais não são conectivas, mas aditivas e adversativas, sim.

  • Errada.

    Para ser proposição composta precisa de pelo menos um conectivo.

  • Como resolver uma questão de prova da Cespe se não existe padrão de resolução desse tipo de questão nem entre os professores dessa matéria?

    Muito triste isso!!!

  • Com base em comentários desse professor do QC sobre outras questões, ele afirmou que para ser uma proposição composta é necessário que haja duas ou mais ideias completas. A meu ver, a proposição dessa questão tem DUAS ideias completas que ocorrem simultaneamente:
    "O sistema judiciário igualitário e imparcial PROMOVE o amplo direito de defesa do réu" E "O sistema judiciário igualitário e imparcial  ASSEGURA uma atuação investigativa completa por parte da promotoria".
    Gostaria que o professor do QC esclarecesse o erro de minha análise, que, ao que parece, coincide com a análise de várias pessoas que comentaram a questão!!!!!

    É uma pena que não haja um critério lógico para a resolução dessas questões. E o mais triste nessa história é que quem deveria nos ensinar e esclarecer nossas dúvidas parece ser conivente com as loucuras da CESPE e se contradiz para justificar um gabarito aparentemente INJUSTIFICÁVEL!!

  • Perfeito Roberta Oliveira, exatamente o que eu penso.

  • Para o CESPE, devemos entender assim:  quando digo que "estudo ao mesmo tempo em que escuto música" NÃO estou fazendo DUAS coisas ao mesmo tempo.

    Num sei por que, só sei que é assim.

     

  • Galera o que eu consegui entender é que a proposição não é composta pois ela exprime apenas uma ideia.

    Ao mesmo tempo (simultaneamente) que o sistema judiciário promove o amplo direito(...) ele tambem assegura uma atuação investigativa(...) logo não podemos dissociar uma ideia da outra. Devido a essa impossibilidade de separar as ideias é que acaba sendo apenas uma proposição simples.

  • Conjunções temporais também equivalem a conectivos lógicos. 

    Exemplo: quando p, q  =   se p, q.  

    "Ao mesmo tempo que", neste caso, não equivale a "enquanto", mas sim a "e''. 

    Os colegas sempre concordam com as justificativas ilógicas da banca. Vamos ser mais críticos, apresentando nossos próprios argumentos.

  • Como assim pessoal ? Odeio lógica, por que não tem lógica nenhuma. Ao meu ver existem sim 2 preposições 

    Preposição P: O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu 

    AO MESMO TEMPO QUE 

    Preposição Q: O sistema judiciári assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria

    Não é prerrogativa da preposição existir um verbo ? Já vi vários professores dando o macete pra procurar se existe mais de 1 verbo na frase, pois bem, eis aqui os seus verbos : PROMOVE E ASSEGURA . Ao mesmo tempo que ele promove, ele assegura. Mesmo se tratando de um mesmo sujeito existem 2 VERBOS !! Não adianta estudar essa matéria, um professor fala uma coisa, outro professor diz outra. Fora os vários entendimentos diferentes que a banca já adotou. Teve uma época que a CESPE não reconhecia a disjunção exclusiva, FALA SÉRIO !!

  • É fácil de entender, basta deslocar o adjunto adverbial para o início do periodo:

    “Ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria, o sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu

     

    ( Igualitário e imparcial ) são adjetivos ligados por uma conjunção aditiva.

     

    Anote ai na sua caderneta.

     

  • Etapas para identificar se é proposição simples ou composta pelo CESPE:

    1ª- Localize na frase quantos verbos possui. Se possuir apenas 01, marque proposição simples. Se há mais de um verbo, observe se anterior a este verbo há a palavra QUE ou PARA, se existir, este verbo mesmo sendo outro, retoma a ideia anterior, a ideia no antecedente, logo é uma proposição simples. Se não há a palavra QUE ou PARA e há duas ideias na frase, é proposição composta. CESPE não admite verbo implícito!!!

     

    2ª - Localize quantos sujeitos há no enunciado, pois para o CESPE, dois sujeitos referindo-se a apenas um verbo, ela será uma proposição simples. Ex.: Maria e (esse E não é um conectivo lógico mas um elemento de ligação entre sujeitos) João (sujeitos compostos) são (apenas um verbo se referindo a um sujeito composto) amigos = proposição simples

    Ex.: Maria (um sujeito) é (primeiro verbo se referindo a Maria) estudante e (conectivo lógico conjuntivo) João (segundo sujeito) é (verbo se referindo ao segundo sujeito) estudante também = proposição composta.

     

    3ª - Se aparecer na sua frase os termos POIS e SE inverta a ordem, trate o que vem após o "pois" e o "se" como o antecedente da frase e o que vem antes, seu consequente. = proposição composta

    Ex.: Mariana sairá para trabalhar SE conseguir estudar/ Mariana sairá para trabalhar POIS consegue estudar.

     

    4ª -  Se aparecer na sua frase os termos COMO..., QUANDO..., SEMPRE QUE..., CONSEQUENTEMENTE... = proposição composta

     

    5ª - Se aparecer na frase a expressão "é uma consequência de" entre dois verbos no infinitivo (de preferência), inverta a ordem para achar o antecedente = proposição composta

    Ex.: Passar é consequência de estudar é o mesmo que reescrever como Se estudo, então passo.

    Exceção a essa regra: “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” Q402653 e proposições com apenas um verbo mas estejam ligadas pelo conectivo OU (disjunção inclusiva).

     

    Vários candidatos questionam essa mudança do CESPE e outros já se adaptando ao novo. Se vejo que uma banca adota um parâmetro não fico questionando o certo ou errado. Esse entendimento começou em 2014, dois anos de aplicabilidade e pelo vitso o CESPE não pretende mudar, então aconselho a quem vai prestar prova para esta banca de procurar um entendimento do assunto caso queira pontuar sua questão. Bater boca por algo que não será mudado (não por enquanto) me desculpa mas é burrice e perda de tempo! Que me importa se o CESPE mudou a forma de aplicabilidade se eu já sei como derrubar todas as suas questões? Não estamos aqui para lançar livros, estamos para passar então se hoje o entendimento do CESPE for que 2+2=5, eu vou concordar e ponto final. Não quero tá discutindo com banca não, quero ver onde é a fraqueza da banca e em cima disso construir um raciocínio. Depois que tiver o contra-cheque de servidor na mão, ai mando o CESPE pras cucuias. 

     

     

     

     

     

     

  • Natalie Silva também assistiu às aulas do Jhony Zini kkkkk! :P

  • Com certeza Enio! E não tenho problema nenhum em compartilhar com os demais sobre isso como você pode vê. Conhecimento só é válido quando compartilhado. 

  • Os comentários desse professor e nada são a mesma coisa! --'

  • Ouvi uma explicação muito interessante do Professor do Arthur Lima sobre essa questão. Ele analisa a proposição pela ótica do portguês e mostra no item a relação de subordinação entre as orações onde elas são dependentes e a segunda só tem valor se a primeira oração existir. Mas concordo que a banca recorre ao português quando lhe convém =/  Nos resta estudar a banca e suas artimanhas e na hora da prova tentar reconhecer os padões...

  • Desaprendi tudo. Não entendi pq "O sistema judiciário igualitário" não faça parte de uma proposição, uma vez que, para mim, aparece como sujeito... tanto é que vem seguido pelo verbo "promove".

  • Arrumar uma justificativa quando se tem o gabarito definitivo em mãos é fácil! 

  • As proposições simples são as que indicam um fato singular (uno) ou que são singulares (unas) em virtude de uma conjunção. proposições múltiplas ou compostas são as que indicam não unidade, mas multiplicidade, ou que apresentam suas partes sem conjunção. (Fonte: Aristoteles, - Órganon, pg. 85).

    A banca CESPE, quando a frase tem dois sujeitos e o mesmo predicado, a considera como sendo uma proposição simples. (Fonte: Bruno Villar - Raciocinio Lógico Facilitado , pg 21, 4ª ed.)

    2 sujeitos ligados pelo "e" e 1 predicado = proposição simples.

    1 sujeito comum e 2 predicados distintos = proposição composta

    Nesta questão houve uma relação de unicidade.

  • ERRADA!

    A conjunção presente em "igualitário e imparcial" está aí para ligar adjetivos, e não proposições!

    Poderia ser para ligar substantivos também, como em "Fabíola e Cristina saíram a tarde para comprar cerveja". 

    Percebam que numa proposição composta há a junção de orações, com um verbo, pelo menos, em cada uma.

    Fiquem atentos a isso, volta e meia a cespe cobra e meio mundo cai na pegadinha.

  • O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.... Lamentável este gabarito.

  • EEEEEEEEEEEEEERRADO

    A pegadinha está no conectivo " AO MESMO TEMPO " que no português é uma CONJUÇÃO que conota PARALELISMO (2 coisas sendo feitas ao mesmo tempo). 

    Bem , quase todo mundo associou essa conjunção ao conectivo "e" e aí que está o erro ! 

    Pois o conectivo "e" conota 2 ações sendo feitas , porém NÃO NECESSARIAMENTE ao mesmo tempo ;

     já o conectivo "Ao mesmo tempo" são 2 ações sendo feitas , porém NECESSARIAMENTE ao mesmo tempo (OQ LOGICAMENTE É IGUAL A UMA AÇÃO SOMENTE) 

     

    Feita a distinção , agora fica fácil identificar que o sistemas judiciário PROMOVE 2 ações , NECESSARIAMENTE JUNTAS (defesa do réu + atuação investigstiva) !  , sendo assim sendo uma preposição simples.

  • Típica questão que poderia ter qualquer gabarito, lamentável !

  • Deem uma olhada nesta questão-Q402653, é a mesma idéia e o gabarito é outro, e este prof do QC vai pelo gabarito da banca, assim fica difícil!!!!!!!!

  • Não concordo... e se fosse:

     

    ... ao mesmo tempo que Não assegura...

     

    dúvido alguém colocar como errada...

  • pra mim ao mesmo tempo = e

  • Galera, repliquei o comentário da ''gabarito da vitória''. Concordo com ela. Temos que nos ater a ''lógica do entendimento cespiano'' para gabaritar a prova. Segue abaixo a lógica cespiana!!! Apesar de ter achado que a proposição é composta, pois no meu entendimento a expressão ''ao mesmo tempo'' subentende-se como ''e''. Enfim, mas a banca disse que não...

     

    Etapas para identificar se é proposição simples ou composta pelo CESPE:

    1ª- Localize na frase quantos verbos possui. Se possuir apenas 01, marque proposição simples. Se há mais de um verbo, observe se anterior a este verbo há a palavra QUE ou PARA, se existir, este verbo mesmo sendo outro, retoma a ideia anterior, a ideia no antecedente, logo é uma proposição simples. Se não há a palavra QUE ou PARA e há duas ideias na frase, é proposição composta. CESPE não admite verbo implícito!!!

     

    2ª - Localize quantos sujeitos há no enunciado, pois para o CESPE, dois sujeitos referindo-se a apenas um verbo, ela será uma proposição simples. Ex.: Maria e (esse E não é um conectivo lógico mas um elemento de ligação entre sujeitos) João (sujeitos compostos) são (apenas um verbo se referindo a um sujeito composto) amigos = proposição simples

    Ex.: Maria (um sujeito) é (primeiro verbo se referindo a Maria) estudante e (conectivo lógico conjuntivo) João (segundo sujeito) é (verbo se referindo ao segundo sujeito) estudante também = proposição composta.

     

    3ª - Se aparecer na sua frase os termos POIS e SE inverta a ordem, trate o que vem após o "pois" e o "se" como o antecedente da frase e o que vem antes, seu consequente. = proposição composta

    Ex.: Mariana sairá para trabalhar SE conseguir estudar/ Mariana sairá para trabalhar POIS consegue estudar.

     

    4ª -  Se aparecer na sua frase os termos COMO..., QUANDO..., SEMPRE QUE..., CONSEQUENTEMENTE... = proposição composta

     

    5ª - Se aparecer na frase a expressão "é uma consequência de" entre dois verbos no infinitivo (de preferência), inverta a ordem para achar o antecedente = proposição composta

    Ex.: Passar é consequência de estudar é o mesmo que reescrever como Se estudo, então passo.

    Exceção a essa regra: “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” Q402653 e proposições com apenas um verbo mas estejam ligadas pelo conectivo OU (disjunção inclusiva).

  • O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria.

     

    Para uma proposição ser composta é necessário ter mais de uma ideia que podem ser fracionadas sem prejuízo, quando independentes, ligadas por conectivos. Se eu digo:

    1º - O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu... 

    2º - O sistema judiciário igualitário e imparcial assegura uma atuação investigativa completa...

     

    Fazendo a cisão, temos 2 ideias: na primeira, o sistema judiciário promove um direito e na segunda, o sistema judiciário assegura uma atuação. Mas não são independentes, porque ocorrem juntas e quem me da essa informação é a locução conjuntiva temporal ao mesmo tempo que. 

    Não levo a ausência do conectivo, como fator determinante para classificação da proposição, muitas vezes há implicidade na própria ideia ou os conectivos tradicionais são substituídos por vírgula ou por outras conjunções não tão usuais para compôr a conjunção, disjunção, condicional... Ex.: Como chove, bebo (condicional).

     

    Esse entendimento é da banca CESPE e já vem sendo aplicado em questões desde 2014. Se a banca mudou o posicionamento, tentarei entender para não errar. Se concordo ou não, isso não me fará acertar a questão e, consequentemente passar. Melhor aprender o posicionamento da banca do que tentar recurso que, em regra, não são aceitos pela Cespe. 

     

     

  • BIZÚ: O QUE E O PARA ANTES DE VERBOS, ANULAM O VERBO, ISSO FAZ COM QUE MUITAS VEZES A PROPOSIÇÃO SE TORNE SIMPLES!

    Dica do professor Jhoni Zini do Focus concursos!

  • O CESPE entende que se está somente fazendo uma única declaração, um único pensamento de sentido completo é motivo para considerar uma proposição simples.

     

    Em 2008, prova para o Sebrae: "Pedro e Paulo são analistas do SEBRAE"; em 2009: "O orgulho e a vaidade são portas de entrada da ruína do homem"; em 2013, prova da ANS: "O perdão e a generosidade são provas de um coração amoroso”; em 2013 novamente na prova para AFT: “A presença de um órgão mediador e regulador das relações entre empregados e patrões é necessária em uma sociedade que busca a justiça social”.Todas essa proposições são consideradas simples pelo CESPE.

  • PARA MATAR!!: DUAS ANÁLISES:

    1) Por portugues: "ao mesmo tempo que" é uma conjuncao subordinada adverbial que introduz uma oracao subordinada adverbial temporal. Temos, do RLM: "ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” como uma proposição lógica simples", e do portugues a sentença ssume o valor de um adjunto adverbial.

    Resumindo: por se tratar de uma oracao subordinada (há dependencia sintática entre as oracoes) temos uma proposicao simples, visto que se e somente se tivéssemos oracoes coordenadas ( sem dependencia sintática) teríamos uma proposicao composta;

    2) Por RLM:

    temos 2 verbos: "promove" e "assegura", os termos "que" e "para" anulam o segundo verbo, daí termos uma proposicao simples.

     

    Justificativa de "anularem" o segundo verbo: o "que" será ou conjuncao subordinada integrante (csi), introduzindo uma or subordinada substantiva ou pronome relativo, introduzindo uma or subordinada adjetiva e o "para" introduz uma or subordinada reduzida de infinitivo. Enfim, por se tratarem de or subordinadas, teremos proposicao simples. Obs.: Note que o termo "se", também é uma csi,  tambem anularia o verbo seguinte.

     

    Algumas pessoas trouxeram o argumento de que se estiver somente fazendo uma única declaração, um único pensamento de sentido completo, é motivo para considerar uma proposição simples. O que nada mais é do que alegar tratar-se de uma oracao subordinada.

  • O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu   (P)

                                sujeito composto             verbo                 predicado

     

    ao mesmo tempo  --> QUER DIZER JUNTOS      (^)

    diconário: https://www.sinonimos.com.br/ao-mesmo-tempo/

    (concomitantemente, juntamente, simultaneamente, conjuntamente, coincidentemente, isocronicamente, sincronicamente.)

     

                           que   assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria”    (Q)

    sujeito (pronome)      verbo                     predicado                        

     

    RESPOSTA =  P^Q  ----> PROPOSIÇÃO SIMPLES  

    SERÁ QUE O CESPE PENSA ASSIM? DESSA MANEIRA CONSEGQUI ACERTAR.

  • Esqueça a decoreba, os macetes e o imbromês. 

    Tem-se que reescrever a frase buscando o sujeito da sentença. ― "do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria" Reescreva: Ao réu O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa, ao réu é assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria. Veja que ambos orações referem-se ao mesmo sujeito, então a sentença é simples. 

    Vamos a outro exemplo: "A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem os caminhos para a busca de seus direitos, assegurados na Constituição". Para muitos é lenitivo a crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível, muitos desconhecem a busca de seus direitos, para muitos serão assegurados na Constituição. 

    Veja que os argumentos prestam deferência ao sujeito. 

    Agora ―"O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil"   "Os rumos atuais do movimento estudantil"  é uma inferência absolutamente independente do reitor, isoladamente não se chega ao sujeito da oração de deferência, surge a necessidade de se usar um conectivo para conferir valor semântico  a oração.  

     

  • 2016

    A sentença A fiscalização federal é imprescindível para manter a qualidade tanto dos alimentos quanto dos medicamentos que a população consome pode ser representada simbolicamente por P∧Q.

    Errada ⇒ proposição simples

     

  • Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/C9kpmOnWzoE
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” não é uma proposição lógica composta.

    O trecho da sentença “...ao mesmo tempo...” é uma conjunção temporal, que pode ser substituído por “...enquanto... “, logo, não é um conectivo.

     

    Resposta: ERRADO. Fonte: QC

  • Respondendo ao comentário mais curtido

     

    "ao mesmo tempo que" não tem função de soma ( adição ), mas sim de temporalidade (simultaneamente)

  • “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria”

    A partícula "que" anula o verbo "assegura" o que torna a proposição simples.

    Gab. ERRADO

  • Fui olhar pela logica dos predicados e me lasquei. Nao da pra entender essa cespe viu. Deus é mais. Bons estudos

  • Veja o professor Jhoni Zini comentando a questão; altura de 46:51: https://www.youtube.com/watch?v=QMRwpqvmFqU

  • Resposta: Errado

    De acordo com os meus resumos, a senteça apresenta apenas um verbo válido, levando ao entendimento que será uma sentença simples.

    “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria”

    Verbo válido: promover

    Verbo anulado: assegurar 

    Obs.: Sempre que existir um "que ou para" antes dos verbos, esses serão anulados. 

  • O pronome "que" bem como a preposição "para" antes de qualquer verbo ANULA o verbo. Logo, o verbo "assegurar" na frase foi anulado tornando assim uma proposição SIMPLES e não composta.

  • Sou o 143º a comentar.

    Ninguém liga, eu sei, mas é muito pra uma questão só! Hehehe

  • A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” não é uma proposição lógica composta.

    O trecho da sentença “...ao mesmo tempo...” é uma conjunção temporal, que pode ser substituído por “...enquanto... “, logo, não é um conectivo.

    Resposta: ERRADO.

    Autor: Vinícius Werneck, Matemático, MSc. e PhD Student em Geofísica., de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira, Não definido

  • Errado.

    Para saber se uma proposição é simples ou composta, é preciso analisar a quantidade de ideias presentes nela. No trecho, “O sistema judiciário igualitário e imparcial”, o “e” possui função enumerativa e não funciona como um conectivo. Já o trecho “promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” se refere a “O sistema judiciário”.

    Dessa forma, é correto afirmar que o trecho traz apenas uma ideia, logo, trata-se de uma proposição simples.

    Questão comentada pelo Prof. Márcio Flávio

  • Nem sempre o "que" vai anular o verbo.

    Sempre que estudo, passo. p->q

    Nesse casso o verbo não foi anulado "cuidado" a galera que está iniciando.

  • CADA VEZ MAIS DIFÍCIL SE TORNAR UM PARASITA!!!

  • Questão bem parecida do próprio CESPE e ela declara que sim temos duas proposições:

    Julgue os itens que se seguem, relacionados à lógica proposicional.

    A sentença “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” é uma proposição lógica simples.

    Ou seja o CESPE muda o seu parecer a toda hora.....Aí fica difícil!!!

  • Para ajudar no raciocínio da questão...

    Pense na seguinte proposição: "Maria escova os dentes ao mesmo tempo que corre." É apenas um pensamento, pois as ações estão interligadas. Como outros colegas já mencionaram o "ao mesmo tempo que" pode ser entendido como "enquanto". Ou seja: "Maria escova os dentes enquanto corre." - Veja que a sentença é simples, apenas uma ideia com ações interdependentes.

    É diferente de dizer "Maria escova os dentes e corre" - as ações não estão interligadas (dependentes) - Maria pode escovar os dentes em um momento e correr em outro. Enfim, foi como entendi a questão.

    Qualquer erro podem indicar nos comentários.

    Bons estudos!

  • ótimo comentário do josevan varao. "Ao mesmo tempo que" denota tempo e não adição.

  • “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu E assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” é uma proposição lógica composta.

    Não tem como concordar com esse gabarito.

  • O CESPE nunca deixará de aplicar esse tipo de questão, já que deixa uma grande massa de concurseiros caótica.

    Não vamos perder para a banca, colegas!

    Força e honra.

  • Agarrem-se aos conectivos .. é notório q o conectivo "E" tem papel aditivo nessa proposição .. por essa visão já dava p matar a questão!.

  • Procure os verbos:

    A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” é uma proposição lógica composta.

    Segundo o professor Johnny Zini o pronome QUE invalida o verbo se vier o antecedendo.

    Portanto, apenas um verbo, passa apenas uma ideia, proposição simples.

  • A questão está errada porque o "sistema judiciário igualitário e imparcial" é quem faz tudo. Ele é o sujeito para os 2 verbos da frase. E se pegarmos a frase a partir do "ao mesmo tempo", a mesma não seria uma proposição porque estaria aberta, sem sujeito. Dessa forma, em toda a frase existe apenas uma proposição simples.

  • O ''e'' na frase: ''igualitário e imparcial'', faz enumeração a respeito de qualidade do sistema judiciário, não existe então 2 ideias. Toda essa longa proposição só apresenta uma ideia, se você retirar as duas qualidade do texto fica claro:

    '' O sistema judiciário promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria".

  • Para saber se uma proposição é simples ou composta, é preciso analisar a quantidade de ideias presentes nela. No trecho, “O sistema judiciário igualitário e imparcial”, o “e” possui função enumerativa e não funciona como um conectivo. Já o trecho “promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” se refere a “O sistema judiciário”.