SóProvas


ID
1208005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à organização dos Poderes Legislativo e Judiciário e ao Conselho Nacional de Justiça, julgue os itens que se seguem.

O Conselho Nacional de Justiça, embora seja órgão do Poder Judiciário, não possui competência jurisdicional, cabendo-lhe a supervisão administrativa e financeira daquele poder.

Alternativas
Comentários
  • Art. 103-B

    § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura.

    Observem que em outras questões o Cespe gosta de atribuir  a competência jurisdicional ao CNJ!, o que tornaria a questão errada! Dessa vez ele não fez isso! Colocou corretamente como está escrito na CF.

    GAB: CERTO

  • CORRETA!
    "O CNJ é órgão do Poder Judiciário, mas ‘sem jurisdição’, vale dizer, é órgão judicial mas não jurisdicional. Órgão administrativo de controle externo do Poder Judiciário e da atividade da Magistratura (...), o CNJ não tem função jurisdicional, cabendo-lhe fiscalizar a gestão financeira e administrativa do Poder Judiciário e o cumprimento do dever funcional dos juízes (...). Ao CNJ não cabe controlar a ‘função jurisdicional’ do Poder Judiciário e de seus membros, razão por que não pode rever nem modificar decisão judicial, isto é, não tem competência recursal (...).”  

  • Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário:

    I - o Supremo Tribunal Federal;

    I-A o Conselho Nacional de Justiça;(Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    II - o Superior Tribunal de Justiça;

    III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;

    IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho;

    V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;

    VI - os Tribunais e Juízes Militares;

    VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.


    NÃO POSSUI JURISDIÇÃO, POIS:

    C ORNO

    N UNCA

    J ULGA

    =

    15 MEMBROS


    Art. 103-B, CF:

    § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

  • pessoal eu acho que é uma questão de portugues... pois quando o CESPE diz "daquele poder" parece estar se referindo ao proprio CNJ 

  • pessoal eu acho que é uma questão de portugues... pois quando o CESPE diz "daquele poder" parece estar se referindo ao proprio CNJ 

  • se ele tivesse usado o termo "deste poder" ai sim estaria se referindo ao Poder Judiciário.... 

  • Consultei o gabarito em PDF da prova e está como CORRETO, mesmo após alterações do gabarito. Conferem?

  • item ERRADO, pois na questão diz: cabe ao CNJ o controle da atuação administrativa e financeira "DAQUELE PODER" ou seja, (do PRÓPRIO CNJ). a banca seguiu fielmente o (art. 103-B, § 4º do texto constitucional)

    ERRADO.

  • Galera, a cespe como sempre surpreendendo. No meu modo de pensar, ela usou uma jogada de portugues para confundir o candidato, pois quando ela diz daquele poder( ela se refere ao Conselho Nacional de justica) e não ao poder judiciário na qual o conselho nacional de justiçã detém a supervisão adm. e financeira.

    Portanto gabarito errado.

  • Pessoal o gabarito esta errado.

    A questão esta CERTA.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_SE_14_SERVIDOR/arquivos/085TJSE14_019_42.pdf

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_SE_14_SERVIDOR/arquivos/Gab_definitivo_085TJSE14_019_42.PDF

  • O cespe considerou essa questão como correta.Questão 59?

    Prova: http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_SE_14_SERVIDOR/arquivos/085TJSE14_019_42.pdf

    Gabarito: http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_SE_14_SERVIDOR/arquivos/Gab_definitivo_085TJSE14_019_42.PDF

    Vamos reclamar para o questões de concursos mude o gabarito aqui.

  • Boa noite: ela está certa ou errada afinal??? Obg

  • Pessoal, quanto ao português não vejo erro.

    Na oração final, o pronome oblíquo LHE está substituindo o termo CNJ, já citado na primeira oração.

    Por isso a referência ao PJ como "daquele" poder.

    Os dois pronomes servem para substituir os termos CNJ e PJ, respectivamente, evitando repetições desnecessárias. 

    Gabarito certo.

    Espero ter ajudado!

  • GENTE! QUESTÃO CERTAAAA! 

  • Questão correta, apenas para complementar, outras questões ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Conselho Nacional de Justiça; Organização do Poder Judiciário; 

    De acordo com o entendimento do STF, o CNJ não exerce função jurisdicional, e os seus atos e decisões sujeitam-se ao controle jurisdicional da corte constitucional.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2011 - CBM-DF - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Disposições Gerais; Conselho Nacional de Justiça; Poder Judiciário ; Organização do Poder Judiciário; 

    Ao CNJ incumbe o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo, ainda, ao referido órgão zelar pela autonomia desse poder e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura.

    GABARITO: CERTA.

  • C ou E?

    (Q351754) O CNJ tem competência para apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade de atos administrativos praticados por membros do Poder Judiciário, exercendo sobre este último um controle externo.

    Essa questão foi considera ERRADA pela banca por o CNJ exercer o controle INTERNO do judiciário e não externo  como diz a questão.
    Fiz questão de postar essa questão para poder retificar alguns comentários que equivocademente são postados aqui. Atentos. 

  • O CNJ não exerce função jurisdicional. “Por estarem as atribuições do CNJ restritas ao controle da atuação administrativa, financeira e disciplinar dos órgãos do Poder Judiciário a ele sujeitos, pode-se afirmar ser o CNJ um órgão meramente administrativo (do Judiciário).” (LENZA, 2013, p.859). Correta a afirmativa de que o Conselho Nacional de Justiça, embora seja órgão do Poder Judiciário, não possui competência jurisdicional, cabendo-lhe a supervisão administrativa e financeira daquele poder.

    RESPOSTA: Certo

  • Cabe ao CNJ unicamente a função de realizar o controle da atuação administrativa e financeira (jamais jurisdicional) do Poder Judiciário e a fiscalização do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. Esse poder de fiscalização do CNJ alcança, além dos magistrados, os serviços auxiliares e até os serviços notariais e de registro.
    Portanto é órgão eminentemente administrativo.

    GAB C

  • CNJ é um órgão d controle interno. Tem funções meramente administrativas. Não dispõe de funções jurisdicionais. Ver tb art. 103-B, § 4º, da CF/88. "§ 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: ..."

  • Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução, sendo:

    .
    § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

  • CF - Art. 92


    § 1º O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça e os Tribunais Superiores têm sede na Capital Federal.

    § 2º O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores têm jurisdição em todo o território nacional.


  • QUESTÃO CORRETA.

    CNJ--> Conselho Não Julga.

    --> O CNJ é constituído de 15 membros, mandato de 02 anos, admitida uma recondução.

    --> CNJ NÃO POSSUI MAIS LIMITE DE IDADE ATÉ OS 66 ANOS.


  • QUESTÃO CORRETA.

    Conselho nacional de justiça "não julga" ou seja, não possui competência jurisdicional.

  • Macete : CNJ - Corno Nunca Julga ( Possui 15 letras = 15 membros e como NÃO julga , não possui competência juridiscional!


    GAB : CERTO


    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!

  • certa.

    CNJ--> Conselho Não Julga.

  • RESUMO SOBRE O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

     

    (1) É órgão administrativo de controle interno do Poder Judiciário;

     

    (2) Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do PJ e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, zelando pela autonomia deste Poder e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;

     

    (3) A CF estabelece, de forma exemplificativa, suas mais importantes atribuições, que poderão ser acrescidas pelo Estatuto da Magistratura;

     

    (4) É competente para receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do PJ, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso. Também pode rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;

     

    (5) O CNJ dispõe de poderes para, pelo voto da maioria absoluta dos seus integrantes, determinar a remoção de magistrado, a disponibilidade deste ou a sua aposentadoria compulsória, com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço, bem como para aplicar-lhe outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;

     

    (6) Pode atuar de modo originário (na ausência de investigação pelas corregedorias dos tribunais) ou concomitante com as corregedorias (na hipótese de elas já terem instaurado processo). Ademais, para a instauração desses processos administrativos disciplinares, o Conselho não precisa motivar a sua decisão;

     

    (7) O CNJ tem atuação em todo o território nacional, mas não possui jurisdição nem função judicante/jurisdicional, uma vez que é órgão de natureza exclusivamente administrativa. Assim, o controle interno exercido pelo Conselho não alcança atos de conteúdo jurisdicional emanados por magistrados ou tribunais. Não lhe é permitido apreciar a constitucionalidade dos atos administrativos, embora possa apreciar a sua legalidade;

     

    (8) O CNJ não possui qualquer competência sobre o STF e seus ministros;

     

    (9) Compete originariamente ao STF julgar as ações propostas contra o CNJ. Tal competência se limita às questões mandamentais, tipicamente constitucionais. Ex.: mandado de segurança, mandado de injunção, habeas corpus e habeas data.

     

     

     

    GABARITO: CERTO

  • Gabarito: CORRETO

    "Conselho Nacional de Justiça" NÃO JULGA;

    Possui 15 MEMBROS;

    Mandato de 2 ANOS (admitida recondução)

    Compete ao conselho: CONTROLE DE ATUAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DO PODER JUDICIÁRIO.

  • O Conselho Nacional de Justiça, embora seja órgão do Poder Judiciário, não possui competência jurisdicional, cabendo-lhe a supervisão administrativa e financeira daquele poder.

     

    CORRETO

  • PEGADINHA CESPE- O  CNMP NAO FAZ PARTE DO PODER JUDICIARIO,MAS O CNJ FAZ SIM!

  • Correta a afirmativa de que o Conselho Nacional de Justiça, embora seja órgão do Poder Judiciário, não possui competência jurisdicional, cabendo-lhe a supervisão administrativa e financeira daquele poder.

  • Autor: Priscila Pivatto , Pesquisadora - Projeto História do Parlamento Inglês, Mestra em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Doutora em Direito Constitucional (USP/Universidade de Florença)

     

    O CNJ não exerce função jurisdicional. “Por estarem as atribuições do CNJ restritas ao controle da atuação administrativa, financeira e disciplinar dos órgãos do Poder Judiciário a ele sujeitos, pode-se afirmar ser o CNJ um órgão meramente administrativo (do Judiciário).” (LENZA, 2013, p.859). Correta a afirmativa de que o Conselho Nacional de Justiça, embora seja órgão do Poder Judiciário, não possui competência jurisdicional, cabendo-lhe a supervisão administrativa e financeira daquele poder.

     

    RESPOSTA: Certo

     

    CREIA EM DEUS, CONFIE E LUTE!

  • Corretissima! Cnj n tem poder jurisdicional, mas administrativa e financeira.

  • CORRETO.

    embora seja um prgão do poder judiciário, o CNJ não tem competência judiciária.

    a sua natureza é meramente administrativa, apesa de, o controle e a supervisão exercida por tal, seja, administrativa e financeira

  • Com o perdão do macete.... CNJ - Corno Nunca Julga, portanto, atua somente no controle financeiro e administrativo do Poder Judiciário.

    Além disso, somando as letras de Corno Nunca Julga = 15.... São 15 os membros do CNJ.

    Espero haver ajudado!

  • O Conselho Nacional de Justiça 

     ====>>>órgão do Poder Judiciário,

    ====>>>>não possui competência jurisdicional

    ====>>>>Supervisão administrativa e financeira do Poder Judiciário

     

  • Questão conceito. Se possível, anote.

  • Inclusive em relação ao STF?

  • Bom lembrarmos que é o Conselho de Justiça Federal que possui a competência de supervisão administrativa e financeira da JUSTIÇA FEDERAL. O CNJ possui a mesma competência, mas a supervisão é do PODER JUDICIÁRIO.

    NÃO CONFUNDAM!

  • CNJ não possui competência jurisdicional

    CNJ não possui competência jurisdicional

    CNJ não possui competência jurisdicional

    CNJ não possui competência jurisdicional

    CNJ não possui competência jurisdicional

  • GABARITO: CERTO

    Art. 103-B. § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura.

  • Com relação à organização dos Poderes Legislativo e Judiciário e ao Conselho Nacional de Justiça, é correto afirmar que:  O Conselho Nacional de Justiça, embora seja órgão do Poder Judiciário, não possui competência jurisdicional, cabendo-lhe a supervisão administrativa e financeira daquele poder.

  • Gabarito CERTO

    O Conselho Nacional de Justiça não exerce função jurisdicional.

    "Por estarem as atribuições do CNJ restritas ao controle da atuação administrativa, financeira e disciplinar dos órgãos do Poder Judiciário a ele sujeitos, pode-se afirmar ser o CNJ um órgão meramente administrativo (do Judiciário)." Lenza, 2013, p.859

    Art. 103-B. § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura.

  • "Só existe Estado democrático de direito se, ao mudarem os agentes políticos de um Estado, os seus agentes administrativos efetivos possuam garantias para exercerem com imparcialidade a sua função Pública. Se assim não for, tais agentes não estão sujeitos à vontade da lei e, sim, à vontade e caprichos de cada agente Político que assume ao poder."
    (Carlos Nelson Coutinho)
    #NÃOoacorrupção
    #NÃOapec32/2020
    #NÃOaoapadrinhamento
    #estabilidadeSIM
    COBRE DOS SEUS DEPUTADOS E SENADORES NAS REDES SOCIAIS !

    VOTE DISCORDO TOTALMENTE NO SITE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS! SEGUE O LINK:  
    https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768