-
b) exíguo, granjearc) descansard) presunçãoe) ojeriza, feri-lo
-
GABARITO: A
Atente para as seguintes palavras da letra A (decore-as): reminiscências, esdrúxulas, exorbitava. Sobre iguaizinhas, talvez você tenha ficado em dúvida. Estou errado? Bem, a palavra está correta mesmo, porque o plural diminutivo de uma palavra é feito assim: igual > iguais > iguai + (z)inhas > iguaizinhas. Voilà!
Na letra B, “O espaço era exíguo (escreve-se exíguo por se tratar de uma paroxítona terminada em ditongo crescente), à exceção da cozinha, mas nada impedia que os vizinhos tentassem grangear (granjear, pois vem de granja) a simpatia do padre inflingindo-lhe (infligindo, pois vem de infligir) pratos que excitavam sua gula.”.
Na letra C, o certo é descansar, de descanso.
Na letra D, atenção para a palavra presunção (e não presunsão) e lisonjeiro mesmo (e não lisongeiro como alguns, infelizmente, escrevem).
Na letra E, ogeriza se escreve ojeriza. Cuidado com ela! Em ferí-lo há um erro de acentuação, pois somente as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em (e seus plurais) recebem acento; por isso, deveria ser tão somente feri-lo.
-
REMINISCÊNCIAS = Recordação, memória, lembrança
-
a) Muitas eram as reminiscências, algumas esdrúxulas, outras comuns, repetindo-se iguaizinhas de tempo em tempo, em circuito que não exorbitava os limites da fazenda. CORRETA
b) O espaço era exíguo, à exceção da cozinha, mas nada impedia que os vizinhos tentassem granjear a simpatia do padre infligindo-lhe pratos que excitavam sua gula.
c) Sabiam que pouco tempo teriam para descansar, mas ninguém quis alterar o trajeto, minuciosamente pensado e repensado durante meses.
d) Era tão grande a sua presunção, que entendia como ato lisonjeiro até um breve aceno do mais distraído dos transeuntes de seu vilarejo.
e) Tal era sua ojeriza pela política que se excedia em palavras e tons assim que algum desavisado puxava o assunto tabu, sem intenção alguma de ferí-lo.
BONS ESTUDOS!
-
a) Muitas eram as reminiscências, algumas esdrúxulas, outras comuns, repetindo-se iguaizinhas de tempo em tempo, em circuito que não exorbitava os limites da fazenda.
b) O espaço era "exiguo" (exíguo), à exceção da cozinha, mas nada impedia que os vizinhos tentassem "grangear" (granjear) a simpatia do padre "inflingindo-lhe" (infligindo-lhe) pratos que excitavam sua gula.
c) Sabiam que pouco tempo teriam para "descançar" (descansar), mas ninguém quis alterar o trajeto, minuciosamente pensado e repensado durante meses.
d) Era tão grande a sua presunsão (presunção), que entendia como ato lisonjeiro até um breve aceno do mais distraído dos transeuntes de seu vilarejo.
e) Tal era sua "ogeriza" (ojeriza) pela política que se excedia em palavras e tons assim que algum desavisado puxava o assunto tabu, sem intenção alguma de "ferí-lo" (feri-lo).
GABARITO: LETRA A
-
a)Muitas eram as reminiscências, algumas esdrúxulas, outras comuns, repetindo-se iguaizinhas de tempo em tempo, em circuito que não exorbitava os limites da fazenda. Correta
b)O espaço era exiguo, à exceção da cozinha, mas nada impedia que os vizinhos tentassem grangear a simpatia do padre inflingindo-lhe pratos que excitavam sua gula. Errado, exÍguo; granJear; inFLIGINDO
c)Sabiam que pouco tempo teriam para descançar, mas ninguém quis alterar o trajeto, minuciosamente pensado e repensado durante meses. Errado, descanSar.
d)Era tão grande a sua presunsão, que entendia como ato lisonjeiro até um breve aceno do mais distraído dos transeuntes de seu vilarejo.Errado, presunÇÃO.
e)Tal era sua ogeriza pela política que se excedia em palavras e tons assim que algum desavisado puxava o assunto tabu, sem intenção alguma de ferí-lo. Errado, oJeriza e FERI-LO.
-
Granjear = Cultivar
Infligir = Cominar, aplicar pena
Ojeriza = Má vontade, aversão, antipatia
Reminiscência = Recordação, memória, lembrança vaga