SóProvas


ID
1208317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considerando o disposto na ITIL (Information Technology Infrastructure Library), versão 3, julgue os seguintes itens, referentes ao gerenciamento de serviços de TI.

O número de série do servidor de email é exemplo de item de configuração, elemento do gerenciamento da configuração de um serviço.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Amigos vou responder conforme o ITIL 2011, visto que é o que tenho aqui. =]

    -número de série do servidor de email = ATRIBUTO

    -servidor de email = ITEM DE CONFIGURAÇÃO

    Segundo o ITIL 2011,p.93,"Um item de configuraçao(IC) é qualquer componente ou outro serviço que é (ou será) gerenciado a fim de oferecer um serviço de TI. Um atributo é um fragmento de informação sobre um IC. Por exemplo, o número da versão,o nome do local, etc."

    ---------------//----------

    Amigos tive dúvida se também está errado o trecho "[...]elemento do gerenciamento da configuração de um serviço.".

    Porque ainda conforme o livro que tenho há esses dois trechos abaixo.

    Segundo o ITIL 2011,p.93,"O gerenciamento de configuração e de ativo de serviço administra os ativos de serviço e os itens de configuração(ICs) [...]."

    Em outro trecho diz, "Os itens de configuração estão sob o controle do gerenciamento de mudança."

    E agora de qual dos dois processos realmente a questão do cespe queria se referir? Lembrando que mesmo assim aquestão está errada por causa da primeira parte da questão.

    Bibliografia:

    LIVRO GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011-JAN VAN BON



  • Fonte: www.meubizu.com.br

    Configuration item (CI) / Item de configuração (IC) é  qualquer componente ou outro ativo de serviço que precise ser gerenciado de forma a entregar um serviço de TI. As informações sobre cada item de configuração são registradas em um registro de configuração no sistema de gerenciamento de configuração e é mantido por todo o seu ciclo de vida pelo gerenciamento de configuração e ativo de serviço.

    Os itens de configuração estão sob o controle do gerenciamento de mudança. Eles incluem tipicamente hardware, software, prédios, pessoas e documentos formais tais como documentação de processos e acordos de nível de serviço.

    O número de série é apenas um atributo. Um atributo é uma informação sobre um item de configuração. Por exemplo, nome, localização, número de versão e custo. Os atributos de ICs são registrados em um banco de dados de gerenciamento de configuração (BDGC) e mantidos como parte do sistema de gerenciamento de configuração (SGC)

    Portanto, o correto seria dizer que:  "O número de série do servidor de email é um atributo, elemento do gerenciamento de configuração"

  • Óbvio que o Serial Number é um atributo. Entretanto, posso decidir tratá-lo como item! Vamos supor que eu trabalhe em uma empresa que certifica e controla os números de série de vários fabricantes, de forma tal que eu queira montar uma tabela no banco só com os números de séries dos dispositivos, a fim de ter maior visibilidade de tais números. Sendo assim, no meu CMS o número de série será tratado como um item, e não apenas como atributo. Questão pífia, de gente que nunca trabalhou...

  • Senhores o Cespe sempre "pregando" peças em todos nós: 

    "O número de série do servidor de email é exemplo de item de configuração, elemento do gerenciamento da configuração de um serviço". 

    No fim da questão ele simplesmente alterou o nome do processo: onde lê-se Gerenciamento da Configuração de um Serviço. Pode lê-se como Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço.

  • Errado. O número de série de um ativo (servidor de e-mial) NÃO é um Item de Configuração (IC), é apenas um atributo desse IC.

    Já o Servidor de e-mail é um IC!


    Bons estudos!

  • Não confundir Item de Configuração com Atributo de Configuração e Relacionamentos

  • Item de Configuração é um ativo, componente ou serviço administrado pelo Gerenciamento de Configuração. O servidor de email é um Item de Configuração importante, e seu número de série certamente será armazenado dentre as informações relevantes. Mas considerar o próprio número de série como um Item de Configuração é um equívoco. Não é possível gerenciar um número de série, e nem faz sentido gerenciá-lo. Já com o servidor de email cabe o gerenciamento. Saber se está ativo, funcionando corretamente, qual sua capacidade, qual seu número de série, dentre outros... Resposta: errada.

  • Segundo[1] "é importante destacar que a definicao dos atributos de um IC deve ser feita considerando-se as necessidades específicas da área de TI e da organização onde ela está inserida. Um atributo que não pode faltar é o código de identificação do IC, que permite a identificação univoca de cada IC cadastrado no BDGC".

    Alías, isso permite, inclusive, que tal código sirva como chave primária para manter relacionamentos com outras tabelas do BDGC.

    Portanto, ao contrário da Milene e do Mário, o erro da questão está na afirmaçaõ de que o número de śerie é IC. Não é IC. É atributo. E ponto final!

    Pessoal, por favor, não adianta ficar postando achismos aqui. Há pessoas que veem aqui discordar da banca porque "na empresa que eu trabalho é assim, é assado...". Vc pode ter um milhão de certificação, cursos, várias faculdades etc...mas o que vale é sempre, sempre o que vai estar na literatura e em autores consagrados e, em alguns casos, na mentalidade da propria banca(o que não é o caso desta questão).

    Então, bora estudar!

    Fonte:

    [1] Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL, Ivan Luizio Magalhães, Walfrido Brito Pinheiro