-
Segundo Aragon(2012,p.287),"Assim como todos os modelos de melhores práticas, a ITIL também pode precisar de adaptações em função das características da cada organização de TI, dos tipos de serviços previstos em seu catálogo e dos níveis de serviço exigidos. Da mesma forma,uma organização deve sempre considerar os desafios, os fatores críticos de sucesso e os riscos internos à sua estrutura,assim como aqueles inerentes à adoção de um modelo de qualidade."
Bibliografia:
IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-3 EDIÇÃO 2012-ARAGON
-
Fonte: www.meubizu.com.br
O ITIL é não prescritivo (nonprescriptive). Ele recomenda "adotar e adaptar". Ele não diz exatamente o que fazer e como fazer. Na verdade, ele traz as melhores práticas do gerenciamento de serviços de TI, as quais deve ser adequadas a realidade da organização. Portanto, item correto.
-
eu fiquei na dúvida quando é dito " defendam suas próprias melhores práticas". Traz uma ideia que são práticas próprias, que não estão inter-relacionadas com o ITIL.
-
O Itil não dita regras, portanto, ele não diz para as empresas defenderem suas próprias melhores práticas...esse defendam dá um tom muito impositivo, no sentido de afirmar que as empresas devem antes adotar seus próprios métodos, e só depois procurar utilizar a Itil. Reparem que este defendam não está subordinado ao verbo Recomenda-se, uma vez que prescinde da partícula que. Já que a Itil é nonprescriptive, como disseram os colegas, acho difícil ela usar esse tom imperativo de defendam. Acho que está mais para um: A Itil recomenda que as empresas adotem seus próprios critérios...
-
Praticamente todos os frameworks e bibliotecas de governança trabalham nesse estilo: dizem o que fazer, não como fazer. Na ITIL, lembre-se dessa máxima: TUDO PODE, NADA DEVE. Até porque seria impossível criar um modelo prescritivo que se adaptasse a inúmeras realidades distintas, desde de organizações com 200 funcionários até multinacionais.
-
Estranho seria se a ITIL pedisse pra todas as organizações que a adotassem “goela abaixo”, sem adaptação.
Correta.