Representação Contínua Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por: Níveis de Capacidade (Capability Levels):
Nível 0: Incompleto (Ad-hoc) Nível 1: Executado Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Gerenciado quantitativamente --- REMOVIDO DA v.1.3 Nível 5: Em otimização --- REMOVIDO DA v.1.3 Nesta representação a capacidade é medida por processos separadamente, onde é possível ter um processo com nível um e outro processo com nível cinco, variando de acordo com os interesses da empresa.
No nível 1(um) o processo é executado de modo a completar o trabalho necessário para a execução de um processo. No nível 2(dois) é sobre planejar a execução e confrontar o executado contra o que foi planejado. No nível 3(três) o processo é construído sobre as diretrizes do processo existente, e é mantido uma descrição do processo. No nível 4(quatro) é quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas. No nível 5(cinco) o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa. A representação contínua é indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando já utiliza algum modelo de maturidade contínua ou quando não pretende usar a maturidade alcançada como modelo de comparação com outras empresas.
Representação Por Estágios Disponibiliza uma seqüência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo. É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels):
Nível 1: Inicial (Ad-hoc) Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente Nível 5: Em otimização