SóProvas


ID
1209385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação aos fundamentos macroeconômicos.

A adoção, pelo governo, de orçamento equilibrado em determinado ano constitui impedimento à ocorrência de déficit orçamentário ao fim do mesmo ano, em razão de o déficit ser uma variável de estoque.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E 

    Um orçamento equilibrado simplesmente se refere a um orçamento em que as despesas não ultrapassem as receitas.

    Um orçamento equilibrado com sucesso demonstra uma medida da saúde fiscal, mostrando um nível de gastos que permanece em sintonia com os custos.

    A vantagem principal de desenvolvimento de um orçamento equilibrado é que se trata de um método para manter os gastos de produção, para além dos meios de uma entidade. Isso ajuda a evitar déficits, que ocorrem quando as despesas excedam as receitas. No caso de um orçamento equilibrado para formalizar um órgão do governo, que restringe os gastos que os legisladores podem autorizar. Isto pode ser um desenvolvimento positivo ou negativo, dependendo das circunstâncias. Por um lado, ele pode reduzir gastos desnecessários. Por outro lado, isso pode evitar gastos útil de ser feito. Ou, para permitir aumento da despesa, uma exigência orçamento equilibrado pode levar a aumentos de impostos para aumentar a receita para combinar com as despesas.

  • ERRADO!


    Deficit é variável de fluxo, depende do tempo.


    Enquanto dívida que é variável de estoque, pois não depende do tempo.

  • Errado

    O déficit público corresponde ao resultado negativo do Governo, apurado durante certo período de tempo; em outras palavras, trata-se do excesso dos gastos governamentais (gastos correntes e gastos de capital) sobre as receitas. O déficit público é considerado uma variável econômica do tipo “fluxo”, pois é mensurado ao longo de certo período de tempo, normalmente durante um ano.


  • E

    Déficit é variável fluxo.

    Dívida é variável estoque (acúmulo de déficits ao longo do tempo)

    #missãoAPF

  • DÉFICIT = um período = Variável Fluxo. Ex: resultado negativo do confronto das receitas arrecadas e despesas pagas no ano de 2014, ou seja, de 01/01/2014 a 31/12/2014. 

    DÍVIDA = um momento = Variável Estoque. Ex: endividamento público em 31/12/2014, ou seja, quanto que devemos este dia juntando todos os déficits já tidos. 

  • A adoção, pelo governo, de orçamento equilibrado em determinado ano constitui impedimento à ocorrência de déficit orçamentário ao fim do mesmo ano (NÃO - não há impedimento de se adotar um orçamento equilibrado e haver déficit no final do ano financeiro, o equilíbrio diz respeito a previsão de receita e a fixação de despesa e não a eventuais déficits financeiros, que podem acontecer por motivos diversos e acontecendo o governo pode utilizar de várias ferramentas: ARO, empréstimos, limitação de empenho, etc), em razão de o déficit ser uma variável de estoque.(NÃO - o deficit é variável fluxo)

  • Olá Pessoal

    Gabarito Errado.

    Para contribuição, deixo registro:

    Primeiro há de se anotar que a Teoria do Orçamento Equilibrado é fruto do Keynesianismo, que em uma de suas teses propõe: DÉFICITS OU SUPERÁVITS PODEM SER USADOS PARA MINIMIZAR A DISTORÇÃO DE INCENTIVOS CAUSADOS PELOS SISTEMA DE IMPOSTOS, nessa linha anota-se:

    "Os economistas keynesianos discordam de quaisquer regras de política fiscal que incluam o orçamento equilibrado, pois eles acreditam que essas regras dificultam o importante papel estabilizador da política fiscal, um papel que às vezes requer déficits orçamentários.*"

    *Sustentação retirada do livro de Macroeconomia (GOES & GADELHA, 2019)

    Bons Estudos.

  • Tudo errado!

    Primeiro porque orçar é diferente de executar. O orçamento é apenas uma previsão do que será gasto.

    Pode-se elaborar um orçamento equilibrado (com receitas iguais às despesas), mas ter uma execução que faça com que as despesas sejam maiores que as receitas.

    Um outro erro da questão é que a dívida é que é uma variável estoque. O déficit é uma variável fluxo.

    De qualquer forma, o fato de o déficit ser uma variável de fluxo é sua natureza e isso, por si só, não determina se haverá déficit ou superávit orçamentário, já que orçamento é só uma previsão.

     

    Resposta: E