-
CERTO.
As falhas de mercado estão intrinsecamente ligadas à função Alocativa. Elas acontecem quando o mercado, por alguma razão não é capaz de funcionar adequadamente. Essas falhas impedem que ocorra o ótimo de pareto, quer dizer, afastam os mercados da eficiência econômica.
Um exemplo disso é quando alguma empresa produz um determinado bem emitindo poluição no meio ambiente. Nesse caso, cabe ao governo atuar no sentido de regular o mercado para que a empresa geradora de tal falha seja responsabilizada, como aumentando os impostos, aplicando multas, etc.
Bons estudos.
-
Bela afirmação!
É isto mesmo: as falhas de mercado impedem que o mercado consiga atingir um equilíbrio eficiente.
Isso justifica a intervenção estatal. E quando o Estado atua neste sentido, está agindo por meio de sua função alocativa.
Resposta: C
-
Certo
Falhas de Mercado são a causa de ineficiência dos mercados. Em outras palavras: na presença de falhas, o mercado não consegue, sem ajuda, atingir uma situação ótima, na qual a sociedade obtém o maior nível de bem-estar possível.
As falhas podem assumir diversos tipos, dos quais são destaques nas provas: bens públicos, externalidades (positivas e negativas) e informações assimétricas (com destaque para o risco moral e a seleção adversa).
Fonte: Celso Natale (Estratégia Concursos)