SóProvas


ID
1209832
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No contexto da realização de uma análise SWOT para uma organização do setor hospitalar, o aumento das taxas de importação de materiais cirúrgicos e a compra de uma máquina de ressonância magnética única na região são, respectivamente um (a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A questão exige conhecimentos de análise SWOT - forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Forças e fraquezas são aspectos internos e controláveis. Já oportunidades e ameças são aspectos externos não controláveis.

    Aumento das taxas de importação é um aspecto externo negativo (ameaça).

    Compra de uma máquina de ressonância magnética única na região é um diferencial, um aspecto interno positivo (força/ponto forte).

  • Acho que seria uma questão passível de recurso, uma vez que ponto forte ou força, tem a ver com aspectos internos da organização como por exemplo, uma equipe bem treinada, capacitada, etc. Já as oportunidades, tem a ver com as variáveis externas da organização e ao meu entendimento, a compra de uma maquina unica de ressonância como diz o enunciado da questão tem a ver com as variáveis externas, ou seja, seria uma oportunidade. Segundo Martinho Almeida (2009) " A analise do ambiente externo é a etapa mais importante do planejamento estratégico, pois é quando as entidades são levadas a alcançar a eficácia pela descoberta de OPORTUNIDADES e ameaças". Ou seja, a compra de uma maquina de ressonância unica na região não seria uma estrategia para maximizar os lucros por exemplo? 

  • Questão lixo, muito vaga. Não tem como uma compra ser ponto forte, a compra veio do ambiente externo. 

  • André, se tratando de SUS, a maquina de ressonância não tem intenção de gerar lucro e sim, atender aquela região. Nesse caso é um aspecto positivo interno como o Ricardo explicou. 

  • Entendi que a compra foi realizada então deixou de ser uma oportunidade e tornou-se um fato, uma propriedade do hospital, portanto um ponto forte (interno)

    1.

    qualidade, caráter do que é oportuno.

    2.

    ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo

  • Fabrício, a questão não diz se é setor público ou privado, então não tem como dizer que é o SUS que está adquirindo, a questão dá margem à dubialidade.

  • Letra B.

     

    Comentário:

     

    No contexto mencionado pelo comando da questão o aumento de taxas de importação é uma dificuldade a mais imposta

    no ambiente externo da organização, uma ameaça, portanto.

     

    Já a compra de uma máquina nova, única na região, mostra um elemento (agora) interno à organização, que favorece o

    seu sucesso. Trata-se de uma força.

     

     

     

    GABARITO: B.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Poderia ser a letra D. 

    Já que a compra do equip. é uma oportunidade externa.

  • Para o aumento da taxa de importação de materiais cirurgicos e a compra de uma maquina de ressonancia magnetica unica na região. AME UM PF--AMEaça e UM Ponto Forte=

  • Por que é um ponto forte e não uma oportunidade?

  • Essa é uma daquelas questões para testar sua sorte no dia da prova... Para mim tanto a letra B quanto a D estão corretas...

  • Limite temporal mal definido. A oportunidade de comprar uma máquina única caracteriza como tal. Adquiriu a maquina? Torna-se um ponto fortíssimo na organização.
  • QUASE ME PEGA

  • Não concordo se é comprar é algo externo, não comprou ainda para ser ponto forte, pois ele pode perder a oportunidade.

  • A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa.

    É possível realizar, por meio da Análise SWOT ou FOFA, o diagnóstico interno e externo da empresa considerando as seguintes variáveis:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação.

    A questão quer saber o que representa para um empresa os seguintes pontos:

    1. o aumento das taxas de importação de materiais cirúrgicos e
    2. a compra de uma máquina de ressonância magnética única na região.

    1- Sobre o aumento das taxas: é algo que prejudica a empresa e que é externa a ela (não controlável), portanto é uma ameaça (externa e negativa). Veja que se fosse uma redução de taxa, teríamos uma oportunidade.

    2- Sobre a compra do equipamento "exclusivo" na região: é um ponto forte. A empresa tem o controle do bem e esse é um ativo que atrairá um maior público devido a ser a única na região. É um ponto forte da empresa (interno e positivo)

    GABARITO: LETRA B

  • "A compra de uma máquina de ressonância magnética única na região". A minha opinião é: se a compra já foi efetivada, uma força, se for uma compra futura a ser feita, uma oprtunidade. A questão deixa em aberto... Tanto a B quanto a D podem ser consideradas certas a depender do que o examinador estava pensando.

  • A máquina estava barata?