-
Alternativa D
Sempre que se falar em gestão estratégica da qualidade o foco será o cliente.
-
Apesar de todas essas mudanças, o principal objetivo da área de qualidade permanecia sendo a prevenção de defeitos, o que contribuía para que a qualidade fosse vista de forma negativa – poderia arruinar a empresa, se deixada de lado – e não como uma potencial base de concorrência. A mudança desta visão teve início nas décadas de 70 e 80 com o reconhecimento e incorporação de aspectos estratégicos da qualidade. Correspondendo à quarta etapa da evolução da qualidade, a Era da Gestão Estratégica caracterizou-se pelo grande interesse de presidentes e diretores executivos das empresas em associar a qualidade à lucratividade do negócio, definindo-a conforme o ponto de vista do cliente, incluindo-a no processo de planejamento estratégico e considerando-a uma arma agressiva de concorrência.
-
É o conjunto de caracterisitcas dos produtos e serviços que atendem as necessidades dos clientes.
-
Gabarito: D
o povo escreve um texto + não coloca o gabarito nem c/ rezaaa..aaaaaaaaafff
-
A questão cobra de modo discreto as eras da qualidade, em que:
a) na garantia da uniformidade do produto, por meio da utilização de adequados instrumentos de medição. Tal afirmativa remete mais a primeira fase, denominada inspeção em massa, que se tratava de um controle realizado ao final e que acarretava desperdícios enormes, por não ser um controle preventivo.
b) no intenso controle do processo produtivo, a partir da utilização de técnicas estatísticas. Tal afirmativa remete à fase denominada controle estatístico, que era preventivo e por amostragem e utilizava dados estatísticos.
c) em toda a cadeia de produção, desde o projeto à oferta final do produto ou serviço ao mercado, utilizando para isso, ferramentas sistêmicas de gestão. Esta ao meu ver está correta, mas ficou incompleta em comparacão à "D", é o que chamamos de qualidade de ponta a ponta(desde a escolha do fornecedor até os clientes).
d) no atendimento das necessidades do cliente, a partir do planejamento estratégico, do estabelecimento de objetivos e do envolvimento de toda a organização. Esta, como podemos ver, envolve o conceito do item supracitado, também cita outros princípios e faz referência ao principal princípio da gestão da qualidade, a satisfacão do cliente. Faz também referência à ultima fase da gestão da qualidade (defendida por um autor), a gestão estratégica da qualidade.
e) nos elementos humanos que garantirão a qualidade dos produtos e serviços. Não é só um fator que garantirá a qualidade. Correta letra D
-
Letra D.
O produto pode ser de alta tecnologia, alta qualidade se não satisfazer
a necessidade do cliente esse produto não vale pra nada.
-
É tipo um playstation 4 pra mim. Eu não vou usar, não me interessa então não tem valor nenhum pra mim! Não deve ser o caso pra alguns homens aqui!
Gab:D
-
Gabarito: D
no atendimento das necessidades do cliente, a partir do planejamento estratégico, do estabelecimento de objetivos e do envolvimento de toda a organização
-
Letra D.
Comentário:
Questão bastante interpretativa sobre gerenciamento da qualidade.
Vejamos cada alternativa:
A) Errada. A uniformidade do produto é uma visão antiga sobre qualidade. Hoje em dia o foco está no atendimento das
necessidades do cliente.
B) Errada. O controle estatístico também já foi o foco, mas não é mais.
C) Errada. Alternativa bem redigida, trazendo algo que deve ser considerado para o sucesso das organizações: o
gerenciamento da cadeia de suprimentos. Apesar disso, o foco da qualidade hoje em dia é o valor agregado
para o cliente, e não o próprio produto e processo.
D) Certa. O atendimento das necessidades do cliente, buscando o sucesso da organização é o foco! É isso mesmo.
E) Errada. O foco da qualidade não deve estar sobre as pessoas da organização (apesar de elas serem muito importantes
para a qualidade – como instrumentos para a construção da qualidade!).
GABARITO: D.
Prof. Carlos Xavier
-
GAB: D
Segundo Paladini (2009) a gestão estratégica da qualidade requer que os objetivos e metas sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio. Requer também uma abordagem sistêmica, com valores e princípios, liderança inovadora, satisfação dos clientes e desenvolvimento organizacional, além da melhoria contínua de seus processos, produtos, serviços e relacionamentos.
-
pensou em qualidade = pensou em cliente