Modelos mentais: Os modelos mentais são diferentes para cada indivíduo e dizem respeito à forma como as ideias e aprendizados se apresentam e influenciam nossas atitudes ao lidar com as situações do cotidiano.
Os modelos que são ativos influenciam como vemos determinadas situações. É comum que a nossa observação seja seletiva e nos leve a tirar conclusões de acordo com o que somos. Ao melhorar os modelos mentais, é possível criar padrões de comportamentos eficientes. Por isso, essa busca deve ser constante.
Objetivo comum ou visão compartilhada: Tanto a organização como o líder do grupo devem esclarecer quais são os objetivos, valores e missão da empresa, pois dessa forma fica mais fácil desenvolver competências, motivar e incentivar todos a demonstrarem empenho em suas metas e objetivos.
Domínio Pessoal: O profissional que consegue ter domínio pessoal aumenta as chances de alcançar os resultados planejados, mantendo suas energias concentradas nos objetivos. Essa competência é essencial para desenvolver paciência, buscar novos conhecimentos e utilizar a criatividade em novos trabalhos.
Para desenvolver o domínio pessoal é necessário fazer com que essa disciplina seja incorporada em nossas atitudes diárias, através do reforço constante dos nossos objetivos, lembrando o que é realmente importante para nós, além de visualizar com nitidez todas as etapas e onde estamos localizados dentro dos objetivos que traçamos.
Aprendizado em grupo: alinhamento entre os indivíduos de um grupo é necessário para alcançar o sucesso. Esse tipo de aprendizado é baseado em três dimensões, incluindo a necessidade de discernir questões complexas, motivar o desenvolvimento de ações inovadoras e coordenadas e influenciar membros de um grupo, sempre focando na coletividade.
Raciocínio sistêmico – a quinta disciplina: Consiste em conseguir visualizar quais modificações precisam ser realizadas para a melhoria do resultado final. Senge explica que a realidade é feita de círculos de causa e efeito, mas temos dificuldade para vê-los, pois tendemos a ver somente linhas retas. Essa disciplina é a responsável por integrar as demais em um único sentido, tornando as mudanças na organização possíveis, sempre reforçando a ideia de que o resultado final é o foco principal.