-
Letra "C"
Ao se produzir documentos no decorrer de suas atividades, podemos destacar que os documentos de arquivo possuem uma característica chamada Organicidade, que significa que o mesmo foi criado em função de uma atividade realizada pela instituição, de forma que o mesmo servirá de prova das transações realizadas pela organização.
-
descomplicando esse princípio da Organicidade: analisando os documentos criados e recebidos da empresa, instituição, etc., pode-se descobrir no que ela trabalha, ou qual é a sua função principal.
-
Como o arquivo (no caso da questão) provém de uma instituição, é certo que durante o período de atividade dessa entidade os vários documentos que forem adentrando ao arquivo paulatinamente vão desenhar um esboço de sua estrutura, funções e atividades, ou seja, suas características orgânicas, intrínsecas.
Isso é a organicidade.
-
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente ao seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Olá gente!!
A resposta é a letra "C" de casa...
Podemos dizer que o princípio da organicidade é um desdobramento do princípio da ordem original. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas...
Abraço, pessoal!!
-
Deixe-me fazer uma pergunta bem simples?
Pra que serve um arquivo? Para guardar coisas!
Então se eu tenho uma mesa cheia de livros, apostilas, papéis e etc, eu tenho um arquivo? Não!
Porque? Porque esta tudo DESORGANIZADO!
Arquivo é o local onde eu Guardo Informações de forma ORGANIZADA!
Mas Integridade não se encaixa num arquivo?
Não, pois eu posso ter um Arquivo com um documento com anexos faltando, ou seja, ele não está integral!
Mas representatividade não se encaixa num arquivo?
Não, pois uma Banca de Revista e um Livrária possuem diversos documentos mas isso não representa um arquivo. Pois eles não foram produzidas por elas e nem ficarão guardadas nela mediante uma tabela de temporalidade. Fica lá até que se venda ou alguem taque fogo. KKKK
Mas transparência não se encaixa num arquivo?
Não pois temos a possibilidade dos arquivos SIGILOSOS, ULTRA SECRETOS que contém a quantidade de papéis higiênicos gastos pelos parlamentares!
Mas proveniência não se encaixa num arquivo?
Não pois os arquivos SIGILOSO são providos apenas para pessoas autorizadas.
ARQUIVO É O LUGAR QUE USO PARA GUARDAR ALGO DE FORMA ORGANIZADA, FACILITANDO A CONSULTA NO FUTURO! POR ISSO GUARDE UM CLIQUE NA ESTRELA AO LADO MARCANDO-A PARA MIM!
-
Com todo o respeito, muito cuidado com o comentário do colega Israel Ferreira.
Consigo ver, pelo menos, 4 erros.
1. Arquivo e documento são conceitos diferentes.
2. Um arquivo, no sentido estrutural, não necessariamente precisa estar organizado para ser um arquivo. O que caracteriza a estrututra de um arquivo é a organicidade dos documentos que o compõem e não sua organização ou falta de organização.
3. Transparência é um dos pilares das infomações arquivísticas porque o acesso é a regra e o sigilo, exceção.
4. A provêniência, ou melhor, o príncípio da proveniência, é um dos (se não o principal) princípio da arquivologia. É ele que diz que os documentos produzidos pela instituição tal não deve ser misturado aos de outras instituições. Por isso é uma tremenda besteira renegar esse princípio.
Eu poderia continuar mas acho que já deu pra perceber. Acho excelente dissecar as questões de forma a procurar entender os conceitos mas isso tem que ser feito com muito cuidado. Espero ter ajudado e estou à disposição para quaisquer questionamentos.
-
Letra (c)
Documento -> é toda informação (conteúdo) registrada em um suporte (meio físico) material suscetível de ser utilizada para consulta
Documento de arquivo -> todo documento produzido e/ou recebido por pessoa física ou jurídica no decorrer de suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade, ou seja, relação natural entre o documento e a atividade originária