SóProvas


ID
1210822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Dando início ao planejamento de compras da Universidade de Brasília no exercício de 2014, o Decanato de Administração desenvolverá a atualização da cartilha de compras e realizará evento de capacitação dos agentes indicados de cada centro de custo da Universidade de Brasília.

Nesse sentido, solicitamos a esse Centro de Custo que indique um agente administrativo para participar do evento.

Certos de podermos contar com a sua colaboração, ficamos no aguardo da indicação, visto que essa ação é estratégica para o bom andamento das atividades de compra da Universidade.

Atenciosamente,

José da Silva
Decano de Administração


Com base no trecho de documento acima, adaptado da página eletrônica www.unb.br, e nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens subsequentes.

Sem prejuízo às ideias originais do texto e às Normas para Padronização de Documentos da UnB, a sentença “Certos de podermos contar com a sua colaboração” poderia ser reescrita desta forma: Certos de podermos contar com a colaboração de Vossa Excelência.

Alternativas
Comentários
  • Errado: Como se trata de um agente administrativo, o correto seria o pronome de tratamento "Vossa senhoria".

  • Onde que está a autoridade?
    Se trata de Vossa Senhoria.
    ERRADO

  • Além disso, a expressão "Certos de podermos contar com a sua colaboração" é prolixa, desnecessária.

  • Olá gente;

    Vejam isto: Nesse sentido, solicitamos a esse Centro de Custo que indique um agente administrativo para participar do evento.

    A solicitação foi feita ao centro , como está claro no enunciado, e aí eu pergunto , por acaso seria correto eu tratar "o centro" de vossa excelência? Claro que não! 

    Errada. Obrigada.

  • O enunciado informa que "sem prejuízo às ideias originais do texto e às Normas para Padronização de Documentos da UnB, a sentença “Certos de podermos contar com a sua colaboração" poderia ser reescrita desta forma: Certos de podermos contar com a colaboração de Vossa Excelência".

    Na verdade, ao lermos o texto, verificamos que ele é dirigido ao "Centro de Custo", ou seja, a uma unidade administrativa. Neste caso, não há lógica em usar "Vossa Excelência" para uma unidade administrativa.


    A resposta é incorreta. 







  • Questão errada!

    Outras, ajudam a fixa o conceito:

    05 – Q585230 - Ano: 2015 – Banca: Cespe – Orgão: TCE-RN– Prova: Conhecimentos Básicos

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item.
    Em Senhor Juiz, está claro que Vossa Excelência corrobora a decisão tomada por seus pares, o vocativo e o pronome de tratamento estão empregados de acordo com as normas das comunicações oficiais.

    Resposta: Certo

    Comentário: Em comunicação dirigida a um juiz, deve ser empregado o vocativo “Senhor Juiz,”.

    GABARITO: CERTA.

    O vocativo Senhor deve ser usado nas comunicações oficiais dirigidas aos cargos de senador, juiz, ministro e governador, da seguinte forma: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador. 

    GABARITO: CERTA.

     

    13 – Q559194 - Ano: 2015 – Banca: Cespe – Orgão: STJ– Prova: Conhecimentos Básicos

    O pronome de tratamento adequado para se dirigir a desembargadores e a auditores da justiça militar é “Vossa Excelência”.

    Resposta: Certo

    Comentário: Embaixadores, secretários de estado dos governos estaduais e auditores da justiça militar estão entre as autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelência.

    GABARITO: CERTA.

     

    43 – Q460147 - Ano: 2014 – Banca: Cespe – Orgão: Polícia Federal – Prova: Conhecimentos Básicos

    A forma de tratamento “Vossa Excelência” é adequada para se dirigir a um secretário de segurança pública estadual.

    Resposta: Certo

    Comentário: Embaixadores, secretários de estado dos governos estaduais e auditores da justiça militar estão entre as autoridades que devem ser tratadas por Vossa Excelência.

    GABARITO: CERTA.

     

    61 – Q401947 - Ano: 2014 – Banca: Cespe – Orgão: TJ-SE – Prova: Conhecimentos Básicos

    Nas comunicações oficiais dirigidas a ministros de tribunais superiores, deve-se empregar a forma de tratamento Vossa Excelência. Caso possua o título de doutor, o ministro destinatário pode, ainda, ser designado como doutor.

    Resposta: Certo

    Comentário: Em comunicações oficiais dirigidas a ministros de tribunais superiores, deve-se empregar o pronome de tratamento Vossa Excelência.

    GABARITO: CERTA.

     

    143 – Q585834 - Ano: 2015 – Banca: Cespe – Orgão: TCE-RN – Prova: Conhecimentos Básicos

    Em Senhor Juiz, está claro que Vossa Excelência corrobora a decisão tomada por seus pares, o vocativo e o pronome de tratamento estão empregados de acordo com as normas das comunicações oficiais.

    Resposta: Certo

    Comentário: Em comunicação dirigida a um juiz, deve ser empregado o vocativo “Senhor Juiz,”.

    GABARITO: CERTA.

    O vocativo Senhor deve ser usado nas comunicações oficiais dirigidas aos cargos de senador, juiz, ministro e governador, da seguinte forma: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador.

    GABARITO: CERTA.

  • Bom, a questão não mostra a que autoridade está sendo destinada a correspondência. Porém, se fosse para a autoridade máxima da universidade, o reitor, o pronome de tratamento seria Vossa Magnificência;  sendo para qualquer outra autoridade, como é o caso, o pronome é Vossa Senhoria. Portanto, não há como utilizar Vossa Excelência.

    Gabarito ERRADO.