Nível de RAID 0 - Striping
Em um sistema RAID 0 os dados são divididos em blocos que são escritos em todas as unidades da matriz. Usando vários discos (pelo menos 2) ao mesmo tempo, isso oferece desempenho superior de I / O. Este desempenho pode ser melhorado ainda mais usando vários controladores, idealmente um controlador por disco.
Vantagens
O RAID 0 oferece ótimo desempenho, tanto em operações de leitura quanto de gravação.
Não há sobrecarga causada por controles de paridade.
Toda a capacidade de armazenamento é usada, não há sobrecarga.
A tecnologia é fácil de implementar.
Desvantagens
O RAID 0 não é tolerante a falhas. Se uma unidade falhar, todos os dados na matriz RAID 0 serão perdidos. Não deve ser usado para sistemas de missão crítica.
Uso ideal
O RAID 0 é ideal para armazenamento não crítico de dados que precisam ser lidos / gravados em alta velocidade, como em uma estação de retoque de imagens ou edição de vídeo.
Se você quiser usar RAID 0 puramente para combinar a capacidade de armazenamento de unidades twee em um único volume, considere montar uma unidade no caminho da pasta da outra unidade. Isso é suportado no Linux, no OS X e no Windows e tem a vantagem de que uma única falha de unidade não tem impacto nos dados do segundo disco ou unidade SSD.
Nível RAID 1 - Espelhamento
Os dados são armazenados duas vezes, gravando-os tanto na unidade de dados (ou no conjunto de unidades de dados) quanto na unidade espelhada (ou conjunto de unidades). Se uma unidade falhar, o controlador usa a unidade de dados ou a unidade espelhada para recuperação de dados e continua a operação. Você precisa de pelo menos 2 unidades para uma matriz RAID 1.
Vantagens
O RAID 1 oferece uma excelente velocidade de leitura e uma velocidade de gravação que é comparável à de uma única unidade.
No caso de uma unidade falhar, os dados não precisam ser reconstruídos, eles só precisam ser copiados para a unidade de substituição.
RAID 1 é uma tecnologia muito simples.
Desvantagens
A principal desvantagem é que a capacidade de armazenamento eficaz é apenas metade da capacidade total da unidade porque todos os dados são escritos duas vezes.
Soluções RAID 1 de software nem sempre permitem a troca a quente de uma unidade com falha. Isso significa que a unidade com falha só pode ser substituída após desligar o computador ao qual ele está conectado. Para servidores que são usados simultaneamente por muitas pessoas, isso pode não ser aceitável. Esses sistemas normalmente usam controladores de hardware que suportam hot swapping.
Uso ideal
O RAID-1 é ideal para armazenamento de missão crítica, por exemplo para sistemas de contabilidade.
Também é adequado para pequenos servidores em que apenas serão usados dois drives de dados.