SóProvas


ID
1211245
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A tecnologia RAID divide ou duplica a tarefa de um disco rígido por mais discos, de forma a melhorar o desempenho ou a criar redundância de dados, em caso de uma avaria na unidade. A seguir estão descritos dois níveis de RAID:

I. É uma boa opção se a segurança for mais importante do que a velocidade. Os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco dividido por 2.
II. É ideal para os usuários que necessitam o máximo de velocidade e capacidade. Todos os discos devem ter a mesma capacidade. A capacidade de armazenamento é calculada através da multiplicação do número de unidades pela capacidade do disco. Se um disco físico no conjunto falhar, os dados de todos os discos tornam-se inacessíveis.

Os níveis de RAID descritos em I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A segunda opção só pode ser RAID 0, pois é o unico que não permite falhas, e a primeira opção é RAID 1 por usar 50% da capacidade dos discos

  • fui na D, é a que fazia mais sentido pra mim

  • Definição de RAID 1 e RAID 0 escrita de uma forma menos didática.

  • Essa didática de "Multiplica por 2 depois divide por 2" do Raid1 me lembrou daqueles show de mágica que fazíamos na infância para ludibriar primos mais novos, e dizer que adivinhou o número que ele estava pensando....hahahahahahaha

  • Acho impressionante como as pessoas não conseguem compreender a real utilidade dos comentários e os polui com frases e debates que, na maioria das vezes nada acrescentam ao concurseiro que objetiva obter alguma esclarecimento acerca da questão.Raid 0
    A implementação do RAID 0, não vai satisfazer o quesito de redundância. Esse modo está em criar discos virtuais, para distribuir os dados entre todos os discos e com isso você vai ganha um considerável ganho de desempenho. Então se você tiver 2 discos de 80GB, você vai ter uma área útil de 160GB.

    Ex. 4 Hds de 80GB = 1 de 320GB de área útil.

    Este tipo de implementação vai utilizar o máximo disponível de discos no sistema, mas não vai ter garantir redundância e de fato vai aumentar as chances do disco virtual falhar!

    Ex. Se você tiver 4 Discos em RAID 0, Você terá quatro vezes mais chances de falhar do que um único disco.

    Muitas pessoas acham que não tem problema em usar RAID 0, pois não tem arquivos importante e tem sempre o backup. Devemos lembrar que não só os arquivos que serão protegidos e sim todo o sistema e levando em conta a dor de cabeça de um dos discos falhar. Tudo bem que você pode está apenas com um disco e se ele falhar vai dar no mesmo se estiver em RAID 0, mas lembre-se que em RAID 0 são duas vezes maiores as chance de falha!


    Resumo RAID 0

    Vantagens: Aumento considerável de desempenho.
    Desvantagens: Se um dos discos falhar o sistema para.


    RAID 1

    RAID 1 é conhecido como espelhamento, pois a idéia é espelhar as informações em um segundo disco. O sistema vai gravar os dados ao mesmo tempo nos dois discos.
    Implementar RAID 1 protege os dados, pois caso um dos discos falhe, o sistema continua funcionando normalmente.

    O uso do RAID um necessita de dois discos, pois como já foi dito acima um para o sistema normal e outro para espelhar o primeiro. Vamos dizer um HD clone.

    A desvantagem do RAID 1 é o custo, pois você vai ter dois Discos e a área útil de apenas 1.

    Ex. Dois Hds de 80GB em RAID 1 = 80GB de área útil.

    Resumo RAID 1

    Vantagens: Redundância, se um dos discos falharem o sistema continua funcionando.
    Desvantagens:
    Você vai precisar de 2 Hds, mas só vai usar a área útil de um.Reduz um pouco o desempenho da escrita, pois o mesmo dado é gravado nos discos que estiverem em RAID 1.Fonte: http://www.hardware.com.br/comunidade/raid-tutorial/665151/

  • Nível de RAID 0 - Striping

    Em um sistema RAID 0 os dados são divididos em blocos que são escritos em todas as unidades da matriz. Usando vários discos (pelo menos 2) ao mesmo tempo, isso oferece desempenho superior de I / O. Este desempenho pode ser melhorado ainda mais usando vários controladores, idealmente um controlador por disco.

    Vantagens

    O RAID 0 oferece ótimo desempenho, tanto em operações de leitura quanto de gravação.

    Não há sobrecarga causada por controles de paridade.

    Toda a capacidade de armazenamento é usada, não há sobrecarga.

    A tecnologia é fácil de implementar.

    Desvantagens

    O RAID 0 não é tolerante a falhas. Se uma unidade falhar, todos os dados na matriz RAID 0 serão perdidos. Não deve ser usado para sistemas de missão crítica.

    Uso ideal

    O RAID 0 é ideal para armazenamento não crítico de dados que precisam ser lidos / gravados em alta velocidade, como em uma estação de retoque de imagens ou edição de vídeo.

    Se você quiser usar RAID 0 puramente para combinar a capacidade de armazenamento de unidades twee em um único volume, considere montar uma unidade no caminho da pasta da outra unidade. Isso é suportado no Linux, no OS X e no Windows e tem a vantagem de que uma única falha de unidade não tem impacto nos dados do segundo disco ou unidade SSD.

    Nível RAID 1 - Espelhamento

    Os dados são armazenados duas vezes, gravando-os tanto na unidade de dados (ou no conjunto de unidades de dados) quanto na unidade espelhada (ou conjunto de unidades). Se uma unidade falhar, o controlador usa a unidade de dados ou a unidade espelhada para recuperação de dados e continua a operação. Você precisa de pelo menos 2 unidades para uma matriz RAID 1.

    Vantagens

    O RAID 1 oferece uma excelente velocidade de leitura e uma velocidade de gravação que é comparável à de uma única unidade.

    No caso de uma unidade falhar, os dados não precisam ser reconstruídos, eles só precisam ser copiados para a unidade de substituição.

    RAID 1 é uma tecnologia muito simples.

    Desvantagens

    A principal desvantagem é que a capacidade de armazenamento eficaz é apenas metade da capacidade total da unidade porque todos os dados são escritos duas vezes.

    Soluções RAID 1 de software nem sempre permitem a troca a quente de uma unidade com falha. Isso significa que a unidade com falha só pode ser substituída após desligar o computador ao qual ele está conectado. Para servidores que são usados simultaneamente por muitas pessoas, isso pode não ser aceitável. Esses sistemas normalmente usam controladores de hardware que suportam hot swapping.

    Uso ideal

    O RAID-1 é ideal para armazenamento de missão crítica, por exemplo para sistemas de contabilidade.

    Também é adequado para pequenos servidores em que apenas serão usados dois drives de dados.

  • e-

    RAID 0 - Usa somente striping.

    RAID 1 - Usa somente espelhamento.

    RAID 5 - Usa só um disco de paridade, striping e espelhamento.

    RAID 6 - Usa dois discos de paridade, striping e espelhamento.

    RAID 10 - Usa só striping e espelhamento.