SóProvas


ID
1211344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

        Um grupo de 15 turistas que planeja passear pelo rio São Francisco, no Canyon do Xingó, em Sergipe, utilizará, para o passeio, três barcos: um amarelo, um vermelho e um azul. Cada barco tem capacidade máxima para 8 ocupantes e nenhum deles deixará o porto com menos de 3 ocupantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A quantidade de maneiras distintas de escolher 8 turistas para ocupar o barco azul e 7 para ocupar o barco amarelo é inferior a 82 × 72 .

Alternativas
Comentários
  • danilo so errou em uma coisa... sao 15 turistas vamos ter que tirar 8 pra C15,8 vai sobrar 7 sendo assim para o barco amarelo fica C7,7

    logo

    C15,8 * C7,7

  • N= 15 TURISTAS

    P1= 8 TURISTAS NO AZUL

    P2= 7 TURISTAS NO AMARELO

    C15,8=15!/8!(15-8)! => 14.13.12.11.10.9.8!/8! 7! => 2.13.12.11.10.9 => 308.880

    C7,7=7!/7!(7-7)! => 1

  • Senhores,

    O João Batista é o único que desenvolveu de forma correta, porém não concluiu o resultado.

    Vejamos:

    N= 15 TURISTAS

    P1= 8 TURISTAS NO AZUL

    Logo,

    C15,8

    P2= 7 TURISTAS NO AMARELO

    Sobraram apenas 7 Turistas

    Logo,

    C7,7 (É combinação, pois a ordem não importa)

    Então ficaria,

    C15,8 E (Vezes) C7,7 (vale 1, pois seria 7!/7!)

    Então basta desenvolver apenas o C15,8 que obteremos o resultado

    Seria 15X14X13X12X11X10X9X8/(dividido)8X7X6X5X4X3X2X1 = 5995

    A questão fala que a resposta seria inferior a 8² X 7² = 3136

    Porém o total ficou em 5995 maneiras distintas!

    Lembre-se, quando o resultado for muito distante algo está

    Errado, pois o CESPE sempre dá um valor bem próximo.

    "Se queres algo, faça acontecer"! Hurra!

  • Resultado de Fabrício está com um erro na combinação de C15,8 não é 5995, resultado correto é 6435, superior ao valor dado na questão.

  • Gente não estou entendendo, ele pede para responder com base na situação, e na situação não é possível um barco com menos que 3, estão não existe possibilidade (0%) de se escolher 8 em 1 barco e 7 no outro, pois ai o terceiro não poderia sair.

  • ERRADO


    Pessoal não precisa fazer o cálculo das combinações não. Basta abrir as combinações e comparar os valores com o proposto nas questões:

    C 15,8 * 7! = 15!/8!7!*7! = 15!/8! = 15*14*13*12*11*10*9*8!/8! = 15*14*13*12*12*11*10*9 > 8*8*7*7

  • Samuel, realmente, mas no momento em que o examinador diz 8 turistas em um barco e 7 em outro, devemos ignorar o resto. Esta foi a palavra final dele. Então, simplesmente analise.

    Eu faço sem fórmula:

    Maneiras distintas para escolher 8 turistas para um barco:

    15  x  14  x  13  x  12  x  11  x  10  x  9  x  8     =    6.435

    8         7         6      5        4        3      2     1          

    Maneiras distintas para escolher 7 turistas no outro barco:

    7  x  6  x   x   x  3  x  2  x  1     =    0

    7     6      5     4      3     2     1  

    Eu dividi por 8! e 7!, respectivamente, pois a ordem não importa. Isto é, João e Maria ou Maria e João no mesmo barco trata-se da mesma situação.

    Para concluir:

    (6.435 + 0) < (82 × 72

    6.435 < 3.136. ERRADO!


  • O enunciado diz que nenhum barco vai sair com menos de três pessoas logo a questão esta errada o Samuel esta certo!! Raciocínio lógico.

  • Analisando semanticamente a questão, os colegas teriam razão. Porém creio que a questão não deve se atentar a detalhes de interpretação de texto somente, portanto, quando se diz que "utilizará ... três barcos", o avaliador quis dizer que se atender a condição de ter pelo menos 3 ocupantes, os 3 barcos serão utilizados no passeio, caso contrário, somente os barcos que atenderem essa condição serão utilizados.


    Compreendi bem a indagação e concordo que está semanticamente errado o enunciado, passível de anulação, porém analise a questão lógica para resolverem esse tipo de questão =D

  • concordo com os últimos comentários a questão é sim passível de anulação, ele pede que os barcos saiam com no minimo 3 ocupantes... e não se referem se eles sairão ou não ao mesmo tempo... ou seja, deixou a interpretação ambígua.  

  • Questão certa. A quantidade de maneiras distintas de escolher é 0  e zero é inferior 8² x 7² uma vez que a questão diz que o grupo utilizará três barcos com no mínimo 3 turistas em cada. Não existe no caso maneiras válidas" Com base nessa situação hipotética " como pede a questão. Nesse caso pra entender o que esse cara quer tem que chamar um pai de santo.

  • Eu fiz assim:

    C 15.8 = 6435

    C 7.7= 0

    Logo, 6435 é superior a 3136

  • C,S N,K=   N !  / K! x (N-K)!

    N= 15 Turistas

    K1 = 8 ocupantes barco azul  e  k2= 7 ocupantes barco amarelo

    K1 = 8  (turistas ocupando o barco azul )

    C,S 15,8=   15!  / 8! x (15-8)!

    C,S 15,8=   15!  / 8! x (7)!

    C,S 15,8=   15x14x13x12x11x10x9x8x7x6x5x4x3x2x1  / 8! x (7)!

    C,S 15,8=   15x14x13x12x11x10x9 / 7x6x5x4x3x2x1

    C,S 15,8=   6435

    K2  (N=7 → Eram 15 turistas que ocuparam 8 lugares no barco k1 , sobraram 7 turistas para  ocuparem o barco k2)

    Obs: Fatorial de zero =1

    C,S 7,7=   7!  / 7! x (7-7)!

    C,S 7,7=   7!  / 7! X 0!

    C,S 7,7=   7!  / 7! X 1  →7/7 =1

    C,S 7,7   =1

    Multiplicando as combinações:

    C,S 15 ,8 x C,S 7,7   = 6435 x 1

    C,S 15 ,8 x C,S 7,7   = 6435

    E o enunciado afirma que as combinações são inferiores a 82 x 72:

    82 x 72 = 64 x 49 = 3136

    C,S 15 ,8 x C,S 7,7   = 6435 

    Conclusão:  Errada

    A quantidade de maneiras distintas é superior a 82 x 72, portanto a questão está errada!


  • só queria dizer que escolher 7 entre 7 pra colocar no 2º barco só tem 1 jeito, e não 0, como vi nos comentários... cuidado pois uma bobagem dessa pode ser o caos, cansei de errar bobagem...


  • Aqui o problema pede apenas que utilizemos dois barcos e não os três, o terceiro ficará no porto, logo com base nesse detalhe, vamos dar prosseguimento na resolução da questão.

    Como a ordem dos turistas nos barcos não é importante e cada turista pode apenas ser escolhido apenas uma vez, usaremos Combinação Simples:


               


    Obs.: No primeiro barco entraram 8 de 15 turistas, logo para entrar no segundo, restaram 7 turistas.


    RESPOSTA: ERRADO

  • se tem que restar três no terceiro barco, dispensa-se qualquer tipo de cálculo além de 8+7=15. 

  • Que isso gente.........quanta conta!!!!

    No próprio enunciado diz q nenhum barco parte vazio!!!

    Portanto se no azul tem 8 e no amarelo tem 7 é claro a quantidade de maneira NUNCA poderá ser esta!!!

    Afinal a matéria é RACIOCÍNIO LOGICO 

  • só uma observação, nandamslima (fernanda), neste caso, é obrigatório o uso dos parêntesis no denominador de 15! / 8! * 7!. Ou seja, o certo seria 15! / (8! * 7!). mas você fez as contas colocando o 7! no denominador, que é o certo. é só que alguém pode confundir e achar que o 7! está no numerador

  • que cacete, esse povo faz uma salada danada, amigos esqueçam o texto associado, vcs tem que saber interpretar, em nenhum momento a questao fez referencia, logo

    escolher 8 turistas para ocupar o barco azul e 7 para ocupar o barco amarelo=

    C 15, 8 

    C 7, 7 

  • só esclarecendo para quem está reclamando de os barcos não saírem vazios.....

    Em nenhum momento a questão diz que TODOS DEVEM SAIR.... ou seja... quem estiver com menos de 3 simplesmente não sai... PONTO... fim de papo... 

     

     

     Abraço...

  • ERRADO

  • Galera, pensei assim:

    Total de pessoas =15

    Quantidade de pessoas que quero colocar no barco = 8 no azul e 7 no amarelo

    Se o meu total é diferente do que eu quero, ou é ARRANJO ou COMBINAÇÂO

    Se eu colocar Pedro, João e Caio, é a mesma coisa de colocar Caio, Pedro e João, então a ordem não faz diferença = COMBINAÇÂO

    C8,15 (barco azul) x C7x7 (barco amarelo)

    FOCO, FORÇA e FÉ!

  • ERRADO

    a primeira combinação já ultrapassa o valor da questão

    C15,8 = 6.435

  • Um grupo de 15 turistas que planeja passear pelo rio São Francisco, no Canyon do Xingó, em Sergipe, utilizará, para o passeio, três barcos: um amarelo, um vermelho e um azul. Cada barco tem capacidade máxima para 8 ocupantes e nenhum deles deixará o porto com menos de 3 ocupantes.

    ué, mas não tem que ter no mínimo 3 em cada barco?

  • A questão não fala sobre a possibilidade de um barco ficar no porto se tiver menos de 3 pessoas, mas fala que utilizará 3 barcos. Era um grupo fechado de 15 pessoas. Se iriam utilizar somente 2 barcos porque levaram 3 então?

    Pra mim deveria ser anulada sem dúvida nenhuma.

    Aí a pessoa não passa por uma questão na prova e a questão é essa. É pra ficar maluco.

  • Para o barco azul temos a C15,8 = 6435;

    Para o barco amarelo temos a C7,7=1;

    6435x1=6435

    A questão trouxe 7² x 8² = 3136;

    6435 > 3136

    Questão errada.

  • Ao fazer a combinação de C15,8 e C7,7, Teremos o seguinte resultado:

    15.14.13.12.11.10.09.08

    _________________________= 13.11.5.9 (Simplificando)

    08.07.06.05.04.03.02.01

    07.06.05.04.03.02.01

    ______________________= 01

    07.06.05.04.03.02.01

    13x11x5x9 (>) 8x8x7x7

    Combinação de C(n,0)=1

    Combinação de C(n,1)=n

    Combinação de C(n,n)=1

  • G-E

    Não é necessário realizar cálculos complexos.

    Primeiro barco ~> C15,8 = 15x14x13x12x11x10x9x8 / 8x7x6x5x4x3x2x1 = 13x11x5x9 (após simplificar)

    Segundo barco ~> C7,7 = 1

    Logo, 13x11x5x9 > 8x8x7x7

    Obs: Na maioria das vezes, o CESPE escolhe uma assertiva que afirme um valor próximo do resultado. Porém, não será assim 100% das vezes.