SóProvas


ID
1212292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação ao governo da Venezuela, julgue o item a seguir.

Em 2013, o presidente Nicolás Maduro decretou a antecipação da comemoração do Natal para o mês de novembro.

Alternativas
Comentários
  • CARACAS - Ainda é novembro, mas para Nicolás Maduro já é Natal. Isso porque o presidente venezuelano decretou no dia 1º um ato antecipando a comemoração, no qual afirma que a medida visa à “felicidade para todo o povo” e, assim, derrotar a amargura.

    - Hoje, sexta-feira, 1º de novembro, quisemos decretar a chegada do Natal, porque queremos a felicidade para todo o povo, a paz - afirmou Maduro, depois de visitar a Feira Natalina Socialista 2013, organizada pelo governo em uma área central de Caracas.

    (...)

    - O Natal antecipado é a melhor vacina para os que querem inventar tumulto e violência. Natal adiantado. Aqueles que andam amargurados por aí terão uma canção natalina do (compositor venezuelano Francisco) Pacheco, ou uma seresta para alegrar a alma - acrescentou Maduro.

    Foi desta forma que o presidente fez referência ao recém-criado Vice-Ministério para a Suprema Felicidade Social do Povo, órgão que tem sido alvo de zombaria e críticas.

    - Ninguém poderá com a gente, ninguém poderá com a felicidade e o direito à paz, ninguém poderá com o nosso direito de viver e de ter um bom Ano Novo. Novembro e dezembro têm que ser um bom fim de 2013, para que seja premonitório do que será um tremendo 2014 para a economia e a sociedade - explicou ele.

    Nesse sentido, Maduro se referiu às críticas que recebeu pelo vice-ministério, que vai reagrupar as chamadas missões, que desenvolvem programas sociais.

    Durante vários anos na Venezuela se organizaram feiras de Natal nas semanas que antecedem a data. Nesses eventos, vende-se desde alimentos para preparar os pratos tradicionais da festa até brinquedos, artesanato e roupas para se presentear com preços acessíveis, em um país atualmente golpeado por uma grave crise econômica, na qual a inflação atingiu os 50% ao ano.

    Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/maduro-decreta-natal-antecipado-na-venezuela-10678222#ixzz37HoU3zYm


  • Em novembro de 2013, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de fato antecipou o natal no país. A justificativa do líder político foi genérica e se relacionava com a felicidade do povo e a diminuição da amargura. Dessa forma, a questão está certa. 
  • Fiquei na dúvida. Marquei certa pq achei a situação absurda demais pra ter saido da cabeça do examinador do cespe.

  • Em novembro de 2013, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de fato antecipou o natal no país. A justificativa do líder político foi genérica e se relacionava com a felicidade do povo e a diminuição da amargura. Dessa forma, a questão está certa. 

     

    Autor: Melina Campos prof. do QC