SóProvas


ID
1212304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito dos conflitos vividos pelos indígenas no Brasil, especialmente no que se refere à ocupação de suas terras, julgue o seguinte item.

O processo de regularização das terras indígenas diminuiu devido à resistência dos produtores rurais à demarcação das terras indígenas.

Alternativas
Comentários
  • Na última semana, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), entidade que congrega politicamente os índios do país, convocou todas as etnias para uma mobilização nacional em defesa da Constituição. Parte do texto, que completa 25 anos amanhã (5), está sendo vítima de um bombardeio orquestrado pelo agronegócio através de seus articuladores na Câmara, no Senado e no governo. E a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 é o maior símbolo dessa ofensiva: o projeto pretende transferir ao Congresso a palavra final sobre demarcações de terras indígenas, atualmente uma atribuição exclusiva do Executivo.

    http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/10/visoes-de-mundo-irreconciliaveis-lancam-ruralistas-e-indigenas-em-conflito-pela-terra-9560.html

  • Certo

    ...Um dos mais explícitos indícios da omissão governamental foi a total paralisação das demarcações de terras indígenas no ano passado, que teve um reflexo direto no acirramento dos conflitos nas aldeias em todo o país...

    http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=7627
  • Entenda demarcacoes de terras indigenas e conflito com proprietarios rurais

    A crescente resistência dos proprietários rurais à demarcação das áreas indígenas é uma das razões da diminuição do ritmo de regularização dessas terras –determinada pela Constituição de 1988.

    No governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) foram homologadas 145 áreas (41 milhões de hectares); no governo Lula (2003-2010), o total de áreas cai para 84 (18 milhões de hectares); por fim, na gestão Dilma Rousseff, foram homologadas apenas dez áreas (966 mil hectares).

    Mais informações em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1295478-entenda-demarcacoes-de-terras-indigenas-e-conflito-com-proprietarios-rurais.shtml


  • O número de terras indígenas demarcadas vem caindo com o passar dos anos e uma razão que explica esse fato é a resistência de produtores rurais, que ocupam muitas das terras que tem potencial para serem demarcadas. Em quadro comparativo entre os governos, houve a homologação de 145 áreas durante o governo Fernando Henrique; 87 áreas durante o governo Lula; e 11 durante o governo Dilma até junho de 2014. A questão está certa. 

    RESPOSTA: Certa


  • Tudo no Brasil é POLÍTICA.

    Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em agosto, os presidenciáveis receberam uma carta da entidade com cobranças por mais incentivos e financiamentos para agricultores, mais investimentos em infraestrutura e uma solução para problemas ligados à demarcação de terras indígenas.

    CNA, o último ponto – presente em capítulo que defende a “segurança jurídica” no campo - é o mais importante da lista. O órgão quer que o próximo presidente mantenha a decisão tomada no governo Dilma de suspenser a demarcação e a ampliação de terras indígenas; passe a comprar áreas para atender as demandas dessas comunidades; e retire da Funai (Fundação Nacional do Índio) a atribuição de identificar e demarcar esses territórios. 

    Grupo JBS, maior processador de carne do mundo.Na eleição de 2010, a empresa repassou R$ 35 milhões a comitês e diretórios partidários e integrou o segundo escalão entre as maiores doadoras. Neste pleito, a empresa já doou R$ 71,9 milhões e disputa a liderança da lista.

    A bancada ruralista é considerada pelo Diap(Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como a mais forte da Casa. Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária, nome oficial da bancada, 23% dos deputados e 16% dos senadores integram o grupo.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140910_eleicoes2014_agronegocio_salasocial_jf

  • Comentário prof. do QC:

     

    O número de terras indígenas demarcadas vem caindo com o passar dos anos e uma razão que explica esse fato é a resistência de produtores rurais, que ocupam muitas das terras que tem potencial para serem demarcadas. Em quadro comparativo entre os governos, houve a homologação de 145 áreas durante o governo Fernando Henrique; 87 áreas durante o governo Lula; e 11 durante o governo Dilma até junho de 2014. A questão está certa.