SóProvas


ID
1212307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito dos conflitos vividos pelos indígenas no Brasil, especialmente no que se refere à ocupação de suas terras, julgue o seguinte item.

Muitos agricultores que invadem terras indígenas detêm escritura de terra fornecida por governos estaduais, o que dificulta a resolução de conflitos que envolvam a posse dessas terras.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO


    Em relatório publicado em agosto de 1999 pelo próprio Dnocs, o órgão reconhece a situação de pobreza a que estão submetidos os
    moradores e que também não realizou o pagamento às famílias que não tinham títulos de posse das terras. Mas, de acordo com
    Carmo Joaquim, na verdade muitos possuíam as escrituras, documentos que o Dnocs teria recolhido com a promessa de melhorar a comunidade, construir uma agrovila, escolas públicas e trazer médicos. "Isso foi na década de 70 e, como não havia ninguém que nos abrisse a cabeça, entregamos o que eles pediram."

  • Muitas das terras em disputa entre agricultores e indígenas contam com escritura. Pela Constituição Federal de 1988, terras indígenas não são suscetíveis de terem registro público. Entretanto, a posse de escrituras acaba tornando a questão mais complexa, que frequentemente vai parar na justiça e pode envolver órgãos federais diversos, como FUNAI, INCRA, EMBRAPA, dentre outros.


    A questão está certa.



  • A expressão "que invadem terras" faz imaginar erro na acertiva. 

    Ora, se possuem escrituras legais, logo, são possuidores. A questão poderia ter sido menos obscura!

  • Cometário prof. do QC: 

     

    Muitas das terras em disputa entre agricultores e indígenas contam com escritura. Pela Constituição Federal de 1988, terras indígenas não são suscetíveis de terem registro público. Entretanto, a posse de escrituras acaba tornando a questão mais complexa, que frequentemente vai parar na justiça e pode envolver órgãos federais diversos, como FUNAI, INCRA, EMBRAPA, dentre outros.