SóProvas


ID
121399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética acerca de comportamento e atitudes de profissionais do serviço público, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra DDe acordo com a LC 122/94 -RN - Regime Jurídico Único dos servidores do estado do Rio Grande do Norte:"Art. 129 São deveres do servidor:(...)IV- cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;(...)
  • Por aqui também se acha a resposta da questão:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público (Lei 1.171):

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes,interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidasem decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário aointeresse público, exigindo as providências cabíveis;

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade comfinalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais enão cometendo qualquer violação expressa à lei;


  • a) ERRADO m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;b)ERRADO e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;c) ERRADO m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;d) CORRETO i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;e) ERRADO i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;CF88/ art 5 - XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;
  • Alínea M
    COmpletando a questão. Mariana ainda teria que comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.

  • PELA SUA OUSADIA, O CHEFE DA MARIANA ÍRÁ MANDÁ-LA PARA PATAGONIA, ONDE HÁ INÚMEROS PEDIDOS DE PERMUTA DOS 02 AGENTES QUE LÁ TRABALHAM..
  • Vejamos cada alternativa e o item do Decreto 1171/94 que fundamenta a resposta:
    Alternativa A: errada, pois pelo inciso XV, “m”, “fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros”.
    Alternativa B: errada, pois pelo inciso XIV, “g”, é dever do servidor “ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral”.
    Alternativa C: errada, pois pelo inciso XV, “g”, é vedado ao servidor "pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim".
    Alternativa D: enfim, uma servidora de conduta ética! É claro que Marina tinha que se recusar a receber a quantia, mesmo por ordem do seu chefe – ordem manifestamente ilegal, inclusive – com base no mesmo dispositivo citado acima. Resposta certa!
                Alternativa E: errada, pois nos termos da Lei 8.112/90, ao servidor é proibido “VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político”.
  • é ISSO AÍ, MARIANA!!!!

  • Gab D

    Ordem manifestamente ilegal.