SóProvas


ID
1214314
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Noções de Gestão Pública

Ao elaborar seus processos de planejamento, as organizações definem objetivos e deliberam estratégias com a finalidade de alcançá-los. Sobre as estratégias organizacionais é correto afirmar que há

Alternativas
Comentários
  • A) PROSPECTORA 

    B) ANALÍTICA

    C) REATIVA

    D) DEFENSIVA

  • Miles e Snow propõem a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa:

    TIPOLOGIA ESTRATÉGICA

    CARACTERIZAÇÃO

    Estratégia Defensiva

    Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.

    Estratégia Prospectora

    Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.

    Estratégia Analítica

    Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Pode ser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.

    Estratégia Reativa

    Utilizada pelas organizações em que os administradores freqüentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura.

    http://estrategiaemorganizacoes.blogspot.com.br/2012/09/estrategia-sob-perspectiva-de-miles-e.html


  • O texto faz referencia para:

     a)Prospectora/ofensiva

     

    Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que se encontram constantemente buscando oportunidades de mercado e regularmente estão experimentando responder tendências.

     b)Analitica

     

    Estratégia Reativa, utilizada por organizações que operam em dois tipos de domínio de produto/mercado: um relacionamento estável e outro instável.

     c)Reativa

     

    Estratégia Analítica, são aquelas cujos administradores percebem a ocorrência de mudanças e incertezas no ambiente, mas não possuem a habilidade necessária para responder eficazmente, carecendo de uma consistente relação estrutura- estratégia.

     d)DEFENSIVA

     

    Estratégia Exploradora, utilizada por organizações que possuem um estreito domínio de produto/mercado, não se preocupando com a busca de oportunidades fora do seu domínio atual.

     e)CORRETA

     

    Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que raramente necessitam fazer grandes ajustes em sua tecnologia, em sua estrutura ou nos seus métodos de operação. Elas dedicam a sua maior atenção na constante melhora da eficiência das operações existentes.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    A  banca  está  se  referindo  aos  tipos  de  estratégia  de  Miles  e  Snow.  Vejamos  cada  uma  das assertivas: 

    Letra A: errada. A assertiva trouxe características da estratégia exploradora (ofensiva). 

    Letra  B:  errada.  Nada  disso.  A  assertiva  misturou  diversos  conceitos.  Na  estratégia  reativa  a organização reage intempestivamente (extemporaneamente) ao ambiente. É um comportamento inconsistente e instável, residual, que surge quando uma das outras três estratégias é seguida de maneira inadequada.  

    Letra C: errada. Nada disso. A estratégia analítica é uma estratégia dual e híbrida, que fica entre a defensiva e a exploradora. A empresa busca minimizar o risco e, ao mesmo tempo, maximizar a oportunidade de lucro, de maneira equilibrada.  

    Letra  D:  errada.  Pelo  contrário!  A  estratégia  exploradora  busca  ativamente  novas  e  inovadoras oportunidades de produtos e mercados. 

    Letra E: correta. Isso mesmo! A estratégia defensiva preocupa-se com a estabilidade, portanto, não necessitam fazer grandes mudanças em suas tecnologias.  A eficiência tecnológica é importante, assim como o rigoroso controle da organização.

  • Estratégia defensiva , só melhorando o que tem .