-
Letra (c). Dá para acertar pelo português...
-
Tenho um pouco de dificuldade de diferenciar a Liderança Situacional. Pois a liderança Situacional pode ser uma das Teorias de Liderança (Teorias de Traços de Personalidade, Teorias Comportamentais ou Teorias das Contingências ou Situacional) ou uma subdivisão da Teoria Situacional que e a Teoria Situacional ou Contingencial de Hersey e Blanchard.
Help!!
-
Também tenho essa dúvida ACEITO,2015!!!
Mas nessa fiquei com dúvida entre transformacional ou carisma, que para Maximiniano são sinônimas...
-
Liderança
transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca. É a
liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este
tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a
base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles. Precisa existir
em todos os estágios do ciclo de vida das organizações.
Liderança
transformacional: é capaz de mudar o comportamento de um funcionário a
partir de uma visão do líder, da inspiração de ideais, do estímulo
intelectual e da consideração individualizada (cada pessoa possui
necessidades individuais exclusivas). Este líder motiva as pessoas,
impelindo-as a agirem além de suas capacidades, transformando-as e
alcançando os resultados organizacionais.
-
Liderança carismática- lider formula visão idealizada, mas avalia realisticamente limitações ambientais e recursos necessários para atingi-lá
Liderança transacional- lider conduz seus liderados na direção das metas estabelecidas por meio de esclarecimento dos pápeis e das exigências das tarefas e recompensa liderados pelo bom desempenho.
-
Para Chiavenato (2006, p.18-19): "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar".
Segundo Chiavenato, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo de comportamento para liderar. Ele descreve três estilos:
• Liderança autocrática: o líder impõe suas idéias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.
• Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.
• Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.
Liderança transformacional
Este conceito de liderança define o comportamento do líder ideal: um gestor que estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento.
O líder transformacional conhece as motivações individuais de seus liderados, compreendendo o perfil de cada um e desenvolvendo suas estratégias de acordo com isso. Ele sabe desfrutar o potencial de sua equipe de maneira plena e manter a sincronia de contratante e contratados, garantindo o alcance de resultados satisfatórios para todos.