SóProvas


ID
1214635
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Análise SWOT significa os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades que afetam a organização, de modo que esta possa potencializar suas forças, eliminar as fraquezas, reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Um Administrador, na elaboração do Planejamento Estratégico, realizou a análise SWOT e cometeu um erro quando considerou

Alternativas
Comentários
  • b ) a falta de qualificação de seus funcionários como ameaça ( FREQUEZA ) e a inexistência de concorrentes como uma fortaleza.

  • S (forças) e W (fraquezas): indicadores INTERNOS

    O (oportunidades) e T (ameaças): indicadores EXTERNOS
    A falta de qualificação dos funcionários, por ser algo interno à organização, é uma fraqueza e não uma ameaça.
  • Gabarito: letra B

    A falta de qualificação de seus funcionários, representa um FATOR INTERNO da organização, entretanto é uma FRAQUEZA Institucional.

  • letra B

    A falta de qualificação de seus funcionários, representa um FATOR INTERNO (CONTROLÁVEL) da organização, não podendo ser uma AMEAÇA (INCONTROLÀVEL).

  • fortaleza foi muito bom

  • A questão versou sobre a análise organizacional interna e externa e solicitou a alternativa incorreta.

    É possível realizar por meio da Análise SWOT ou FOFA, o diagnóstico interno e externo da empresa considerando as seguintes variáveis:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar. Exemplo: infraestrutura precária.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais. Exemplo: funcionários dedicados.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle. Porém, ao ter conhecimento de que tal ameaça existe, é possível planejar as melhores formas de se enfrentá-la. Exemplos: alta na alíquota dos impostos de importação. Pandemia.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva. A organização deve ter conhecimento da existência dela, mais uma vez, para bolar estratégias de como aproveitar melhor a situação. Exemplo: costureiras deixam a produção normal de roupas (em baixa) por causa da pandemia e passam a confeccionar máscara, item de alta procura naquele momento.

    Analisando as alternativas:

    A- CORRETA. o crescimento da renda populacional= oportunidade (positivo e externo) e o custo baixo = uma força da organização (positivo e externo)

    B- INCORRETA. a falta de qualificação de seus funcionários como ameaça é uma visão errada! É um ponto fraco (negativo, porém interno à organização) e a inexistência de concorrentes é uma oportunidade (e não uma força) pois também é uma variável externa.

    C- CORRETA. a tecnologia obsoleta empregada na produção, de fato, é uma fraqueza (negativa, mas controlável por ser interna).

    D- CORRETA. a imagem positiva da marca institucional como um ponto forte (algo controlável pela organização e positivo) e a falta de integração dos departamentos, uma fraqueza (interno e negativo).

    GABARITO: LETRA B