-
a) monitoramento da temperatura de mancais de deslizamento, desde que não seja feita com fitas indicadoras de temperatura devido à precisão insuficiente e à baixa resistência ao óleo lubrificante.
b) medição de espessura da parede, análise de vibrações e pintura externa em caldeiras.
c) ensaio destrutível com líquidos penetrantes em juntas soldadas. (Líquido penetrante é um tipo de ensaio não destrutível. A análise superficial se enquadra em uma técnica de manutenção preditiva)
d) substituição de rolamentos e retentores de redutores de velocidade, com base no tempo de vida útil destes componentes. (A substituição com base no tempo de vida útil se trata de uma manutenção preventiva)
e) análise espectográfica do óleo de bombas centrífugas e rotativas (CORRETO)
-
Manutenção Preventiva : Atuação realizada com base em modificações de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece uma sistemática. Fazer monitorameto regular das condições mecânicas, eletroeletrônicas, pneumáticas, espectográficas e etc.: E ainda, monitorar o rebdimento operacional de equipamentos e instalações quanto aos seus processos.
Este tipo de manutenção, consiste em programar a parada no momento necessário, tanto para a máquina quanto para o o processo produtivo. Isto é possível através do acompanhamento das condições da máquina/equipamento.
(Programa de Pós Graduação - UCAM)
-
A): errada. As fitas podem sim ser resistentes ao óleo e são sécnicas preditivas;
B): errada. Pintura não é manutenção preditivas;
C): errada. Líquido penetrante é um ensaio não destrutivo
D): errada. Substituição com base no tempo é manutenção preventiva.
E): correto.