seja manutenção preventiva, manutenção preditiva, manutenção autônoma, plano de inspeção e lubrificação. Depois de definido uma ou mais estratégias de manutenção, temos que monitorar a eficácia dos planos aplicados para que possamos adotar uma melhoria contínua em nossos trabalhos, eis então a importância dos indicadores de performance na manutenção, como indicadores de disponibilidade ou indisponibilidade, MTTR e MTBF.
1 – MTBF – Mean Time Between Failures ou Tempo Médio Entre falhas
MTBF = tempo total do bom funcionamento em um período / número de falhas
Exemplo: uma máquina de produzir placas de madeira opera somente um turno diário totalizando 8 horas. Neste período, a máquina apresenta 4 falhas. Ao medir o tempo de parada, verificamos que a primeira parada teve duração de 20 minutos, a segunda e a terceira de 15 minutos e a quarta de 30 minutos totalizando 80 minutos. Vamos calcular o MTBF para este caso:
MTBF = (8*60 – 80) /4 = 100 minutos.
Este valor (100 minutos) nos diz que a programação da produção deve levar em conta que a cada 100 minutos haverá uma falha do equipamento deixando ele indisponível para a produção e isto irá se repetir durante todo o período do turno. Para ser mais exato, irá se repetir por 4 vezes no turno.
2 – MTTR – Mean Time Between Repair ou Tempo Médio Entre Reparos
MTTR = total de horas de parada causadas por falhas / número de falhas
Exemplo: No nosso exemplo, onde o turno diário totaliza 8 horas, vimos que a máquina de produzir placas de madeira teve 4 paradas no turno. Ao medir o tempo de parada, verificamos que a primeira parada teve duração de 20 minutos, a segunda e a terceira de 15 minutos e a quarta de 30 minutos. Vamos calcular o MTTR para este caso:
MTTR = (30 + 15 + 15 + 20) / 4 = 20 minutos.
Este valor (20 minutos) nos diz que o tempo médio de cada parada do equipamento vai ser em torno de 20 minutos. Portanto, a programação da produção saberá que a cada parada, a máquina ficará sem produzir placas de madeira em média por durante 20 minutos.