SóProvas


ID
1215034
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que organizar é um processo que consiste em arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente seus objetivos, analise as seguintes afirmativas sobre organização e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O processo de organização consiste em listar o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos da organização.

( ) O agrupamento de empregados e tarefas é geralmente chamado de organograma.

( ) O processo de divisão do trabalho consiste em repartir a carga total de trabalho em tarefas que possam ser confortavelmente realizadas por indivíduos ou grupos.

( ) A divisão do trabalho não contribui para o aumento da produtividade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é questionável. Há uma subjetividade nas assertivas I e II. A II está incompleta e foi considerada errada e a I está incompleta, contudo foi considerada correta. 

    Deixando os conceitos: 

    I - Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.   O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar junta. Rennó define: A distribuição dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estratégicos.  

    II -  A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:

      Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.  

      Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.

      Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.

      Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.

      Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados


    Fonte: Rodrigo Rennó.

  • O agrupamento de empregados e tarefas é geralmente chamado de organograma.  
    ERRADO: É chamado de Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado ( TAREFAS), o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

    FONTE: WIKIPÉDIA
  • favor pedir comentários do professor.

  • fundep horrível! o primeiro item é planejamento esse povo tá louco!

  • (V) O processo de organização consiste em listar o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos da organização. Verdade. O processo de dividir o trabalho entre as pessoas, para realizar os objetivos, chama-se processo de organização. Fonte: nurap.org.br/blog/wp-content/uploads/2013/10/organiza%25C3%25A7%25C3%25A3o_FQ.docx+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


    (F) O agrupamento de empregados e tarefas é geralmente chamado de organograma. Negativo. Combinar as tarefas de modo prático e eficiente, fazendo um agrupamento de empregados e tarefas é geralmente chamado de departamentalização. Fonte: https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/teoria-estruturalista-3/



    (V) O processo de divisão do trabalho consiste em repartir a carga total de trabalho em tarefas que possam ser confortavelmente realizadas por indivíduos ou grupos. Verdade. A característica de organização do trabalho é repartir tarefas; é a questão da divisão do trabalho definindo quem faz o quê, como e em que tempo; levando em consideração as normas de trabalho, o modo operatório, o ritmo do trabalho. ​Fonte: http://televisionado.blogspot.com.br/2013/02/ergonomia.html


    (F) A divisão do trabalho não contribui para o aumento da produtividade. Negativo. A divisão do trabalho aumenta a produção por meio dos seguintes efeitos: o aumento de destreza dos trabalhadores pelo treino e especialização; poupança de tempo, correspondente à passagem de uma tarefa a outra e ao período de descanso normalmente associado; invenção e utilização de máquinas que facilitam e reduzem o trabalho, a concentração num objetivo muito simples estimula a invenção de máquinas que substituam ou apoiem o operário na realização de determinada tarefa. Fonte: http://debatefucape.blogspot.com.br/2010/05/adam-smith-divisao-do-trabalho-e-teoria.html

  • (V) O processo de organização consiste em listar o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos da organização. Correto.

    (F) O agrupamento de empregados e tarefas é geralmente chamado de organograma. Incorreto - até agrupamento de empregados, temos a descrição de um organograma. Já em agrupamento de tarefas, estamos falando de fluxograma.

    (V) O processo de divisão do trabalho consiste em repartir a carga total de trabalho em tarefas que possam ser confortavelmente realizadas por indivíduos ou grupos. Correto.

    (F) A divisão do trabalho não contribui para o aumento da produtividade. Obviamente incorreto. Como a Administração já demonstrou desde suas primeiras abordagens, a divisão do trabalho é fundamental para o aumento da produtividade.