SóProvas


ID
1215058
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a definição e as teorias que definem a motivação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, a Teoria das Expectativas de Vroom é uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas. Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. De uma forma sintética, Vroom defende que a força da motivação (M) de determinada pessoa corresponde ao produto do valor previsto por si atribuído a um objetivo (V=Valência) pela probabilidade de alcançar esse mesmo objetivo (E=Expectativa): M = V . E.

    Assim definido, a motivação é nula quer no caso em é indiferente atingir ou não determinado objetivo, quer no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.

    (Fonte: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/teoriaexpectativasvroom.htm)

  • Gab. C
    Alguns críticos sugerem que essa teoria tem uma aplicação limitada. Se as organizações recompensassem as pessoas por seu desempenho, em vez de usar critérios como tempo de casa, nível de dificuldade da tarefa, a validade da teoria da expectativa seria consideravelmente maior. Contudo, essas críticas servem para sustentar a teoria da expectativa em vez de invalidá-la, já que ela explica por que um segmento significativo da força de trabalho despende tão pouco esforço na realização de suas tarefas.

    Segundo Vroom, a motivação do indivíduo para escolher uma das alternativas de comportamento depende de três fatores:

     

    Expectativa - os indivíduos esperam certas consequências ou resultados de seus comportamentos, afetando decisões sobre como se
    comportam.

     

    Instrumentalidade - a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação. Fazendo uma escolha, os
    indivíduos tendem a escolher o nível de desempenho que pareça ter a máxima probabilidade de obter resultado satisfatório.

     

    Valência - o valor que cada indivíduo atribui ao resultado advindo de cada alternativa, o que se refere ao poder de motivar e varia de
    individuo para individuo. Ex.: para um indivíduo que valoriza o dinheiro e a realização, a transferência para um cargo com salário mais alto e em outra cidade pode ter uma valência alta, enquanto que para um indivíduo que prioriza seu círculo de relacionamento na cidade atual, esse benefício terá sua valência reduzida.

     

    Fonte: Ponto dos Concursos, Lilian Quintão.

  • Teorias de Processo

     

    => Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom. -  A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.

    Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.


    O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:

    ▪ Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;

    ▪ Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;

    ▪ Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;

    ▪ Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.


    No modelo multiplicativo de Victor Vroom são consideradas três variáveis determinantes da motivação do indivíduo – valência, instrumentalidade e expectância – e a capacidade individual de distinção entre eles (característica do cognitivismo).


    Assim, de acordo com a teoria da expectativa, para que uma pessoa esteja motivada a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:

    a) atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa;

    b) acredite que fazendo essa coisa receberá a compensação esperada; e

    c) acredite que tem condições de fazer essa coisa.

  • VEI- Valência, expectância, instrumentalidade

    Valência valor para o individuo

    Expectativa esforço levará a um resultado

    Instrumentalidade resultado levará a uma recompensa

  • Teoria da expectativa/expectância de Victor Vroom:

    Motivação = expectativa das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados x o valor que elas dão às recompensas.

    1) indivíduo analisa se a meta estipulada pode ser atingida com seus próprios esforços

    2) indivíduo analisa se a recompensa é desejável

    Três fatores determinantes: expectativas, recompensas, expectativas x recompensas.

  • c) A validade da teoria da expectativa seria consideravelmente maior se as organizações recompensassem as pessoas, não por seu desempenho, mas por critérios como tempo de casa, esforço, nível de capacidade ou de dificuldade na realização de uma tarefa. Na verdade, a teoria da expectativa está intimamente ligada ao atingimento das metas, aos resultados alcançados - o desempenho é muito importante, e é o elemento motivador do funcionário.