-
pelo texto eu acho que a frase: "processo que visa aperfeiçoar a capacidade da infraestrutura de TI"
Tinha mais a ver com gerenciamento de capacidade e não de disponibilidade
-
3.3.2.1.2 Os Processos de Serviços de Entrega
Gerenciamento de Disponibilidade:
É o processo que visa otimizar a capacidade da infraestrutura de TI, serviços e suporte para prover, a custo efetivo, um nível de disponibilidade que permita ao negócio atender seus objetivos. Isto é obtido através da determinação dos requerimentos de disponibilidade do negócio e análise da capacidade da infraestrutura de TI para atender a estes requerimentos. As lacunas entre requerimento e capacidade são preenchidas através das alternativas disponíveis e opções de custos associados.
Fonte:
Monografia UFPE - 2008
MODELO DE GOVERNANÇA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO ESCOPO DA GOVERNANÇA COMPUTACIONAL
https://goo.gl/eQdAJo
-
Esse conceito está mais para Gerenciamento de Capacidade do que Disponibilidade, enfim...
Segundo Aragon:
Gerenciamento de Capacidade: "Assegura que a capacidade da infraestrutura de TI absorva as demandas evolutivas do negócio de forma eficaz e dentro do custo previsto, balanceando a oferta de serviços em relação à demanda e otimizando a infraestrutura necessária à prestação dos serviços de TI."
Gerenciamento de Disponibilidade: "Visa assegurar que os serviços de TI sejam projetados para atender e preservar os níveis de disponibilidade e confiabilidade requeridos pelo negócio, minimizando os riscos de interrupção através de atividades de monitoramento físico."
-
Pra mim essa questão está errada. Segundo o conceito de [1], Gerenciamento de Disponibilidade é o processo responsável por garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras de disponibilidade do negócio de uma maneira mais efetiva em custo e mais oportuna.
[2] afirma que o processo GD assegura que os sistemas, redes, aplicações, estações de trabalho, e os serviços estejam disponíveis ao usuario/cliente quando necessitados. E que ele deve buscar constantemente a otimização da disponibilidada da infra de TI, a fim de proporcionar melhorias de disponibilidade de custo efetivo que possam entregar beneficios evidenciados ao negócio e aos usuários.
Fontes:
[1] Glossario ITIL
[2] Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL, Ivan Luizio Magalhães, Walfrido Brito Pinheiro
-
A questão misturou gerenciamento de capacidade com gerenciamento de disponibilidade :(
-
Visa assegurar que os serviços de TI possuam nível de disponibilidade compatível com os níveis acordados, a um custo justificável.
Correta.