SóProvas


ID
1215376
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria de motivação da equidade propõe que as pessoas são motivadas a buscar equidade

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Equidade baseia-se no fenômeno da comparação social no trabalho, focando a percepção pessoal de cada um sobre a razoabilidade ou justiça referente a um contexto laboral, comparando o seu desempenho e os respectivos benefícios com o desempenho e benefício dos outros em situações idênticas.

  • Na teoria da equidade, a motivação, o desempenho e a satisfação de um funcionário depende da avaliação subjetiva que ele faz das relações entre sua própria razão de esforço – recompensa e a razão de esforço – recompensa dos outros em situações parecidas.

  • Na Teoria da Equidade (Adams) para haver percepção de justiça por um funcionário é preciso que este faça uma comparação acerca dele com outro funcionário da organização, desse modo para que haja motivação uma condição de igualdade ou justiça no ambiente de trabalho, nas relações com pessoas e com a organização deve ser percebida pelo trabalhador. Enquanto que na Teoria da Justiça as pessoas valorizam a percepção de justiça no ambiente de trabalho e assim são motivadas, elas não precisam fazer essa comparação entre pares para sentirem-se motivadas, assim como não precisam para sentirem-se injustiçadas.

    Na teoria da equidade, a motivação para mudança surge a partir da iniquidade, ou seja, uma situação negativa de tensão é a propulsão para que se busque a sua correção.

    De acordo com Robbins (2010) diante de uma percepção de injustiça ou desigualdade os funcionários deverão fazer uma das seis escolhas seguintes:

    1 - Alterar sua contribuição (menos esforço);

    2 - Alterar seus resultados (reduzir a qualidade do trabalho);

    3 - Distorcer as percepções de si (Achar que trabalha mais que os demais colegas ou mais que o necessário);

    4 - Distorcer a percepção sobre os outros ( Quanto a importância do cargo de outras pessoas);

    5 - Escolher um referencial diferente ( ex. não ganhar mais que o vizinho, mas é mais do que o pai ganhava quando tinha a idade dele);

    6 - Abandonar a área (sair do emprego).

     

  • => Equidade Social nas recompensas que esperam pelo desempenho.

      A Teoria da Equidade parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece à organização através do sistema produtivo (o seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema retributivo (a sua compensação). (Em http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/teoriadaequidade.htm)

  • a) ERRADO. Não envolve o cumprimento de necessidades primárias.

    b) ERRADO. Não envolve transações emocionais.
    c) ERRADO. Não envolve somente o aspecto funcional do indivíduo, já que envolve a comparação com outros funcionários da empresa.
    d) CORRETO.
    e) ERRADO. Não envolve o cumprimento das necessidades básicas.
  • O sujeito está sempre comparando seu esforços, tarefas e ecompensas com as de outros, analisando se há equidade entre as partes. Criada por Adams. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_equidade

  • Teoria da Equidade - Stacy Adams => De acordo com a Teoria da Equidade, cada pessoa tenderia a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ele. Nesta comparação, está implícita a busca de um tratamento justo, ou, como colocam os teóricos, a busca da equidade (BERGAMINI, 1997). Na interpretação de Robbins (2002), os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho - as entradas (esforço, experiência, educação, competência) e os resultados obtidos (remuneração, aumentos, reconhecimento) - e as entradas e resultados dos outros. Quando eles percebem que as relações são desiguais, eles experimentam uma tensão de inequidade. Esse estado de tensão negativa oferece motivação para uma ação corretora (ADAMS apud ROBBINS, 2002).

    Para Stacy Adams, todos fazem uma comparação entre o que “entrega” e o que “recebe” em troca (pela empresa e colegas). Assim, a noção de que a relação é justa teria um impacto significativo na motivação. Equidade, neste caso, é a relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho e as recompensas que recebe, comparada com as recompensas que os outros recebem em troca dos esforços empregados. É uma relação de comparação social.

    A Teoria da Equidade focaliza a relação dos resultados para os esforços empreendidos em relação à razão percebida pelos demais, existindo assim a EQUIDADE. Porém quando essa relação resulta em um sentimento de desigualdade, ocorre a INEQUI-DADE, podendo esta ser negativa, quando o trabalhador recebe menos que os outros e positiva, quando o trabalhador recebe mais que os outros.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes