SóProvas


ID
1215424
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A explicação para a ocorrência do estado de estresse é biológica e diz respeito à necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente às pressões do meio com as quais este se depara. Essa síndrome de adaptação manifesta-se em três fases: na

Alternativas
Comentários
  • HANS SELYE (1956,1976), definiu estresse como uma resposta inespecífica do corpo a qualquer demanda, independentemente de sua natureza. Esta resposta incluía uma série de reações fisiológicas que ele determinou de Síndrome de Adaptação Geral (SAG).  Neste contexto, o estresse é visto como externo ao indivíduo. O modelo psicossocial, os eventos da vida são medidos como possíveis causadores de doença. O estresse é considerado  um fator predisponente ou precipitante que aumenta a vulnerabilidade do indivíduo às doenças (RAHE, 1975).

    Selye percebia que havia algo em comum entre os seres humanos doentes, independentes da patologia existente, denominando esse conjunto de sintomas como Síndrome de Adaptação Geral (SAG). Ainda observou alterações nas glândulas supra-renais (dilatação do córtex), no timo (involução), baço, estômago (úlcera) e muitas outras estruturas linfáticas do corpo. Identificou algo como uma única reação não específica do corpo a qualquer tipo de lesão infligida. Verificou, após um tempo, que a SAG, evoluia de acordo com três fases, que seriam a reação de Alarme (RA), a fase de Resistência (FR), e a fase de Exaustão (FE). A partir deste momento, estabeleceram-se condições para a realização de uma análise científica sobre o stress. 


    FONTE: http://www.fef.unicamp.br/fef/qvaf/grupos/a4/a44/a44b.html

  • GABARITO A