SóProvas


ID
1215439
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Christophe Dejours (1994), em termos econômicos, o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica que a tarefa autoriza, o que corresponde a uma

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Em outras palavras, quando uma atividade profissional permite a diminuição da energia psíquica, ele se torna saudável e equilibrante, ao passo que se tal atividade não contribui para essa diminuição, ela promove a fadiga psíquica e física.

    Fonte: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CDUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.litteraemrevista.org%2Fojs%2Findex.php%2FLittera%2Farticle%2Fdownload%2F15%2F16&ei=_NfaU979FunLsQSvgIL4DQ&usg=AFQjCNE-DgQjh-GKosSSdN2bxL3S6KqBVQ&sig2=sEkkxyBf45x67z32yez2wA&bvm=bv.72185853,d.cWc&cad=rja

  • Letra C
    O trabalho se torna ameaçador para o aparelho psíquico, na medida em que se opõe à sua livre atividade. “/.../ em termos econômicos, o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica que a tarefa autoriza, o que corresponde a diminuição da carga psíquica do trabalho” (DEJOURS, ABDOUCHELI & JAYET, 1994).

  • O prazer está relacionado à satisfação de necessidades representadas em alto grau pelo sujeito, tornando-se desta forma, uma manifestação episódica, tendo em vista as contrariedades impostas pela civilização. A esse conceito, acrescenta-se a afirmação de Dejours in Betiol (1994), de que o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica que a tarefa autoriza.

    Por outro lado o sofrimento é caracterizado por sensações desagradáveis provenientes da não satisfação de necessidades. Estas são de origem inconsciente e estão relacionadas aos desejos mais profundos dos sujeitos, revelados muitas vezes ao consciente em forma de projetos e expectativas de vida.

  • GABARITO C

    Carga psíquica situa-se entre o trabalho desejado, o trabalho real e o trabalho prescrito.

    Voltado para a análise qualitativa das vivências.

    História psíquica do trabalhador.

    O prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica oriunda do trabalho satisfatório. Isso corresponde a uma diminuição da carga psíquica do trabalho.

    Fonte: Alysson Barros